Logo Passei Direto
Buscar
Em relação à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, é correto afirmar que:
A)
a suspensão do empregado por mais de trinta dias consecutivos importa em rescisão do contrato de trabalho por justa causa.
o empregado que for aposentado por invalidez terá interrompido seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis previdenciárias para a efetivação do benefício.
ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
o afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar não constituirá motivo para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, podendo este, porém, sofrer alterações caso o afastamento perdure por mais de seis meses.
N.D.A
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): A) "A suspensão do empregado por mais de trinta dias consecutivos importa em rescisão do contrato de trabalho por justa causa." - Esta afirmação não é correta. A suspensão do contrato de trabalho não resulta automaticamente em rescisão por justa causa. B) "O empregado que for aposentado por invalidez terá interrompido seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis previdenciárias para a efetivação do benefício." - Esta afirmação é verdadeira, pois a aposentadoria por invalidez interrompe o contrato de trabalho. C) "Ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa." - Esta afirmação também é correta, pois o empregado tem direito a retornar com as mesmas condições que tinha antes do afastamento. D) "O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar não constituirá motivo para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, podendo este, porém, sofrer alterações caso o afastamento perdure por mais de seis meses." - Esta afirmação é verdadeira, pois o serviço militar é uma causa de interrupção do contrato de trabalho. E) N.D.A (Nenhuma das alternativas anteriores) - Como temos alternativas corretas, essa opção não se aplica. Diante da análise, as alternativas B, C e D estão corretas. No entanto, se a pergunta pede apenas uma afirmação correta, a mais direta e que se destaca é a alternativa C, que assegura os direitos do empregado ao retornar. Portanto, a resposta correta é: C) "Ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em cada uma das opções que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente à interrupção e suspensão do contrato de trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.
A)
Renata, empregada de uma empresa pública, teve seu contrato suspenso de 1°/3/2008 a 31/3/2010, período em que ficou afastada para concluir curso de mestrado no exterior. Em 1°/6/2009, foi implantado novo plano de cargos e salários na empresa, o que resultou em aumento de salários de todos os empregados. Nessa situação, como seu contrato estava suspenso na época da implantação do novo plano, Renata não tem direito ao enquadramento – mesmo que retorne às atividades regulares da empresa – nem à majoração salarial;
César teve de afasta-se do emprego no dia 1°/4/2010 para cumprir as exigências do serviço militar. O período de afastamento deve durar, no mínimo, nove meses. Nessa situação, o empregador de César poderá considerar rescindido o contrato de trabalho;
Rubens firmou acordo individual de trabalho que previa a suspensão do contrato, por quatro meses, para que pudesse participar de curso de qualificação profissional oferecido pelo empregador, cuja duração equivale à suspensão pactuada. Nessa situação, é válido o acordo firmado entre Rubens e seu empregador;
Miriam teve seu contrato suspenso de 5/1/2009 à 5/4/2009 para participar de curso de qualificação e aperfeiçoamento ofertado pelo empregador. Em 1°/3/2010, surgiu nova oportunidade para Miriam participar de outro curso de qualificação e aperfeiçoamento, também oferecido pelo empregador. Nessa situação, Miriam poderá ter seu contrato suspenso para participação no novo curso;
Um dos empregados de Elias terá seu contrato de trabalho suspenso para participar de curso de qualificação e aperfeiçoamento por ele ofertado. Nessa situação, Elias não estará obrigado a pagar salário mensal ao empregado durante todo o período de afastamento.

Mais conteúdos dessa disciplina