Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
A partir do momento em que um fármaco é administrado ao paciente, uma série de fenômenos ocorre até que essa substância química exerça seus efeitos terapêuticos e seja, posteriormente, excretada. Uma parte desses fenômenos são estudados pela farmacocinética.
A respeito da farmacocinética, analise as sentenças a seguir: I- A farmacocinética estuda também a forma que o corpo e seus compartimentos interagem com os fármacos em função do tempo. II- A farmacocinética pode ser didaticamente dividida através do acrônimo ADME - Absorção, Distribuição, Mecanismo de ação e Excreção. III- A absorção, fenômeno que compõe a farmacocinética, se refere à passagem das moléculas do fármaco através de diversas membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para a circulação sanguínea. IV- O metabolismo, ou biotransformação, tem a função de tornar as moléculas do fármaco passíveis de excreção, alterando suas estruturas químicas através de processos enzimáticos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A farmacocinética estuda também a forma que o corpo e seus compartimentos interagem com os fármacos em função do tempo.
II- A farmacocinética pode ser didaticamente dividida através do acrônimo ADME - Absorção, Distribuição, Mecanismo de ação e Excreção.
III- A absorção, fenômeno que compõe a farmacocinética, se refere à passagem das moléculas do fármaco através de diversas membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para a circulação sanguínea.
IV- O metabolismo, ou biotransformação, tem a função de tornar as moléculas do fármaco passíveis de excreção, alterando suas estruturas químicas através de processos enzimáticos.
A. ( ) I, II e III, apenas.
B. ( ) I, III e IV, apenas.
C. ( ) II e III, apenas.
D. ( ) I e IV, apenas.
E. ( ) III e IV, apenas.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A farmacocinética estuda também a forma que o corpo e seus compartimentos interagem com os fármacos em função do tempo. Verdadeiro, a farmacocinética realmente estuda como o corpo interage com os fármacos ao longo do tempo. II- A farmacocinética pode ser didaticamente dividida através do acrônimo ADME - Absorção, Distribuição, Mecanismo de ação e Excreção. Falso, o acrônimo ADME refere-se a Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção. O "Mecanismo de ação" não faz parte desse acrônimo. III- A absorção, fenômeno que compõe a farmacocinética, se refere à passagem das moléculas do fármaco através de diversas membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para a circulação sanguínea. Verdadeiro, essa definição está correta. IV- O metabolismo, ou biotransformação, tem a função de tornar as moléculas do fármaco passíveis de excreção, alterando suas estruturas químicas através de processos enzimáticos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as sentenças verdadeiras: - A. I, II e III, apenas. (Falsa, pois II é falsa) - B. I, III e IV, apenas. (Verdadeira, pois I, III e IV são verdadeiras) - C. II e III, apenas. (Falsa, pois II é falsa) - D. I e IV, apenas. (Falsa, pois III também é verdadeira) - E. III e IV, apenas. (Falsa, pois I também é verdadeira) Portanto, a alternativa correta que contém todas as sentenças verdadeiras é: B. ( I, III e IV, apenas).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema enzimático citocromo P450 é de grande importância para o metabolismo tanto de moléculas endógenas como exógenas no organismo. Encontra-se majoritariamente no fígado, mas pode estar em outros tecidos também, participando ativamente dos processos de biotransformação.
A respeito da biotransformação e do citocromo P450, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Além de transformar os agentes tóxicos em estruturas moleculares mais facilmente elimináveis, a biotransformação também inativa todas as moléculas que funcionaliza. PORQUE II- O sistema enzimático citocromo P450 possui a função de inativar agentes tóxicos, além é claro de suas funções de aumentar a polaridade das moléculas que metaboliza. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Além de transformar os agentes tóxicos em estruturas moleculares mais facilmente elimináveis, a biotransformação também inativa todas as moléculas que funcionaliza.
II- O sistema enzimático citocromo P450 possui a função de inativar agentes tóxicos, além é claro de suas funções de aumentar a polaridade das moléculas que metaboliza.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são falsas.

A busca por novas moléculas que irão tornar-se medicamentos, ou mesmo o limite de exposição para trabalhadores a diferentes potenciais agentes tóxicos é analisado ao menos em parte diante da perspectiva da toxicologia experimental. Neste ramo da toxicologia, diferentes ensaios são realizados com intuito de gerar conclusões que tornem mais seguro o manejo/contato com agentes tóxicos.
A respeito da toxicologia experimental, analise as afirmativas a seguir: I- Cada agente tóxico deve ser avaliado sobre diferentes paradigmas, como local de ação, via de administração, mecanismo de ação, metabolismo, efeitos adversos e maneira de exposição ao agente. II- Não existe necessariamente uma plena relação entre estudos de toxicologia humana e animal. III- Uma abordagem conjunta entre estudos em humanos e animais é fundamental para a toxicologia ocupacional, pois com base nestes estudos será possível a realização de iniciativas de prevenção, análise de riscos e vigilância. IV- A realização de testes toxicológicos costuma ser rápido, não durando mais de 2 meses, devido a sua grande urgência. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Cada agente tóxico deve ser avaliado sobre diferentes paradigmas, como local de ação, via de administração, mecanismo de ação, metabolismo, efeitos adversos e maneira de exposição ao agente.
II- Não existe necessariamente uma plena relação entre estudos de toxicologia humana e animal.
III- Uma abordagem conjunta entre estudos em humanos e animais é fundamental para a toxicologia ocupacional, pois com base nestes estudos será possível a realização de iniciativas de prevenção, análise de riscos e vigilância.
IV- A realização de testes toxicológicos costuma ser rápido, não durando mais de 2 meses, devido a sua grande urgência.
A. ( ) I, III e IV, apenas.
B. ( ) I, II e III, apenas.
C. ( ) I e IV, apenas.
D. ( ) III e IV, apenas.
E. ( ) II e III, apenas.

Uma questão interessante sobre farmacocinética está relacionada com o fenômeno conhecido como "meia-vida" de um medicamento. A meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática de um fármaco seja reduzida pela metade após sua administração e é uma medida importante na farmacocinética.
Acerca dos processos farmacocinéticos, analise as afirmativas a seguir: I- A ação do fármaco pode ser interrompida através do metabolismo, ou biotransformação, onde o fármaco é modificado em metabólitos que são eventualmente excretados do organismo, geralmente através da urina, bile ou fezes. II- A distribuição refere-se à passagem das moléculas do fármaco através de membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para entrar na circulação sanguínea, permitindo que o medicamento seja distribuído pelo corpo. III- A absorção é o processo pelo qual as moléculas do fármaco são transportadas pela circulação sistêmica para vários tecidos e órgãos do corpo, onde exercem seus efeitos terapêuticos. IV- Uma das principais vias de excreção de fármacos é a renal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A ação do fármaco pode ser interrompida através do metabolismo, ou biotransformação, onde o fármaco é modificado em metabólitos que são eventualmente excretados do organismo, geralmente através da urina, bile ou fezes.
II- A distribuição refere-se à passagem das moléculas do fármaco através de membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para entrar na circulação sanguínea, permitindo que o medicamento seja distribuído pelo corpo.
III- A absorção é o processo pelo qual as moléculas do fármaco são transportadas pela circulação sistêmica para vários tecidos e órgãos do corpo, onde exercem seus efeitos terapêuticos.
IV- Uma das principais vias de excreção de fármacos é a renal.
A I, II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C I e IV, apenas.
D I, III e IV, apenas.
E II e III, apenas.

Em um laboratório hipotético de toxicologia experimental, um agente tóxico chamado de "X" está sendo testado para elucidar suas propriedades toxicodinâmicas e toxicocinéticas. Após a administração e completa absorção e distribuição na cobaia empregada no experimento, o agente tóxico X alcançou um pico de concentração plasmática de 20 mcg/mL. Nas análises que foram realizadas na sequência, se constatou que após oito horas do pico de concentração plasmática, o agente tóxico X apresentou concentração plasmática de 10 mcg/mL.
Acerca dos dados descritos, analise as afirmativas a seguir: I- Por apresentar um tempo maior que 6 horas entre o pico de concentração plasmática e a diminuição pela metade desta concentração pode-se afirmar que não se trata de um agente com potencial tóxico. II- Pode-se afirmar pelos dados apresentados que o tempo de meia vida deste agente tóxico é de 8 horas. III- A concentração plasmática do agente tóxico X indica que, após 8 horas do pico de concentração, 50% da quantidade inicial presente no plasma foi eliminada. IV- O pico de concentração plasmática de 20 mcg/mL é determinante para que este agente tóxico não apresente nenhum potencial terapêutico. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Por apresentar um tempo maior que 6 horas entre o pico de concentração plasmática e a diminuição pela metade desta concentração pode-se afirmar que não se trata de um agente com potencial tóxico.
II- Pode-se afirmar pelos dados apresentados que o tempo de meia vida deste agente tóxico é de 8 horas.
III- A concentração plasmática do agente tóxico X indica que, após 8 horas do pico de concentração, 50% da quantidade inicial presente no plasma foi eliminada.
IV- O pico de concentração plasmática de 20 mcg/mL é determinante para que este agente tóxico não apresente nenhum potencial terapêutico.
A. ( ) I e IV, apenas.
B. ( ) II e III, apenas.
C. ( ) III e IV, apenas.
D. ( ) I, II e III, apenas.
E. ( ) I, III e IV, apenas.

A inflamação, embora seja um fenômeno protetivo para o organismo, quando ocorre de forma incessante e desarmoniosa, pode causar danos teciduais irreversíveis, levando à perda da função dele. Fármacos anti-inflamatórios agem justamente tentando atenuar esse processo.
A respeito dos fármacos anti-inflamatórios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais exercem seus efeitos principalmente pelo estímulo das enzimas COX-1 e 2. Embora sejam terapêuticos, seu uso prolongado causa efeitos indesejados. PORQUE II- O estímulo da COX-1 acaba comprometendo outras funções fisiológicas, o que acarreta problemas como gastrite, disfunção plaquetária e até comprometimento renal. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Fármacos anti-inflamatórios não esteroidais exercem seus efeitos principalmente pelo estímulo das enzimas COX-1 e 2. Embora sejam terapêuticos, seu uso prolongado causa efeitos indesejados.
II- O estímulo da COX-1 acaba comprometendo outras funções fisiológicas, o que acarreta problemas como gastrite, disfunção plaquetária e até comprometimento renal.
A. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B. ( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C. ( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D. ( ) As asserções I e II são falsas.
E. ( ) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As vias de exposição são determinantes para a magnitude do efeito que um agente tóxico pode causar. Geralmente, as vias pelas quais trabalhadores são expostos em seus ambientes profissionais dependem em grande parte da sua ocupação.
A respeito das vias de exposição de agentes tóxicos, analise as afirmativas a seguir: I- O risco de infecção ocupacional por agente biológico é restrito a profissionais que atuam em hospitais. II- As infecções ocupacionais por agentes biológicos normalmente se relacionam aos profissionais da construção civil. III- As vias de exposição para agentes biológicos em profissionais da área da saúde geralmente dão-se pela inalação ou ingestão de microrganismos, além de acidentes com perfurocortantes. IV- As principais vias de exposição dos agentes toxicantes de característica química, física ou biológica, envolvem a exposição por inalação, ingestão ou pela absorção dérmica. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O risco de infecção ocupacional por agente biológico é restrito a profissionais que atuam em hospitais.
II- As infecções ocupacionais por agentes biológicos normalmente se relacionam aos profissionais da construção civil.
III- As vias de exposição para agentes biológicos em profissionais da área da saúde geralmente dão-se pela inalação ou ingestão de microrganismos, além de acidentes com perfurocortantes.
IV- As principais vias de exposição dos agentes toxicantes de característica química, física ou biológica, envolvem a exposição por inalação, ingestão ou pela absorção dérmica.
A. ( ) III e IV, apenas.
B. ( ) I, III e IV, apenas.
C. ( ) I e IV, apenas.
D. ( ) I, II e III, apenas.
E. ( ) II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina