Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Colégio Objetivo
Sobre a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS é incorreto afirmar que:
a) Os projetos de enfrentamento da pobreza compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e sua organização social.
b) Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.
c) Os programas de assistência social serão definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social, obedecidos os objetivos e princípios que regem a LOAS, com prioridade para a inserção profissional e social.
d) Os programas de assistência social voltados ao idoso e à integração da pessoa com deficiência serão devidamente articulados com o benefício de prestação continuada, estabelecido no Art. 20 da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.
e) Segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social – NOB/SUAS, aprovada pela Resolução nº 130, de 15 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, os Programas de Assistência Social (Art. 24 da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS) compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência, definidos para qualificar, incentivar, potencializar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais e podem ser considerados e/ou caracterizados como ações continuadas.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para identificar a afirmação incorreta sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), vamos analisar cada uma das alternativas: a) Esta afirmação fala sobre projetos de enfrentamento da pobreza e parece estar alinhada com os objetivos da LOAS, que busca melhorar as condições de vida e promover a organização social. b) A descrição dos programas de assistência social como ações integradas e complementares está correta e é uma parte fundamental da LOAS. c) A afirmação de que os programas de assistência social serão definidos pelos Conselhos de Assistência Social, respeitando os objetivos da LOAS, também está correta. d) A articulação dos programas voltados ao idoso e à integração da pessoa com deficiência com o benefício de prestação continuada é uma prática prevista na LOAS, portanto, está correta. e) Esta afirmação menciona a Norma Operacional Básica e descreve os Programas de Assistência Social de forma que parece correta, mas a parte que diz "podem ser considerados e/ou caracterizados como ações continuadas" pode ser interpretada de forma a não estar totalmente alinhada com a definição de programas que são, na verdade, ações específicas e não necessariamente continuadas. Após essa análise, a alternativa que parece ser a mais incorreta, por não estar totalmente alinhada com a definição clara dos programas de assistência social, é a e). Portanto, a resposta correta é: e)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A regulamentação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - fixa as bases da política de proteção social, definindo a Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado. Sobre a LOAS, é correto afirmar que:
a) A LOAS garante um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família. b) O texto da LOAS traduz uma política de assistência social dissociada das políticas setoriais. c) A assistência social não objetiva a promoção da integração ao mercado de trabalho. d) As entidades e organizações de assistência social definidas no Art. 3º da LOAS prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários e possuem fins lucrativos. e) A organização da assistência social tem como base a centralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

No que diz respeito à Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - assinale a única alternativa correta. As ações de assistência social, no âmbito das entidades e organizações de assistência social, observarão as normas expedidas por meio de resoluções do:
a) Ministério do Bem-estar Social. b) Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). c) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. d) Conselho Estadual de Assistência Social. e) Conselho Municipal de Assistência Social.

Assinale a única alternativa correta. O funcionamento das entidades e organizações de assistência social, prescrito no art. 9º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social, ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso. Sobre a fiscalização das entidades e organizações de assistência cabe(m) ao(s):
a) Conselho Nacional de Assistência Social e Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. b) Conselho Municipal de Assistência Social. c) Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. d) Conselho Estadual de Assistência Social e ao Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. e) Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho de Assistência Social do Distrito Federal.

O Art. 22, da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - no capítulo sobre benefícios, serviços, programas e projetos de Assistência Social, no que se refere aos benefícios eventuais indica que “entendem-se por benefícios eventuais aqueles que visam ao pagamento de auxílio por natalidade ou morte às famílias cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo”. Por esta designação marque a única alternativa incorreta.
a) A concessão e o valor dos benefícios são regulamentados pelos Conselhos de Assistência Social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante critérios e prazos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
b) Poderão ser estabelecidos outros benefícios eventuais para atender necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária, com prioridade para a criança, a família, o idoso, a pessoa com deficiência, a gestante, a nutriz e nos casos de calamidade pública.
c) O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), deve ouvir as representações de Estados e Municípios dele participantes e poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das três esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 75% (setenta e cinco por cento) do salário mínimo para cada criança de até 05 anos idade, nos termos da renda mensal familiar, estabelecida na Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS.
d) O benefício de prestação continuada deve ser revisto a cada 2 (dois) anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem.
e) Os benefícios cessam no momento em que forem superadas as condições referidas que lhes deram origem ou em caso de morte do beneficiário e, cancelado, quando se constatar irregularidade na sua concessão ou utilização.

Assinale a única alternativa incorreta. A Lei 8.662/93 prevê a(o) Assistente Social relações dos usuários em relação que permite:
a) Garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas. b) Respeito democrático às decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais inseridos nos princípios éticos do código de ética. c) Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários. d) Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses. e) Contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

Assinale a única alternativa incorreta. A Lei 8.622/93 que trata do Código de Ética do(a) Assistente Social prescreve o relacionamento deste com as instituições empregadoras. Faz parte do direito do assistente social:
a) Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais. b) Ter livre acesso à população usuária. c) Dispor de condições de trabalho condignas em entidade pública ou privada, de forma que garanta a qualidade do exercício profissional. d) Ter acesso às informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais. e) Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social.

Mais conteúdos dessa disciplina