Logo Passei Direto
Buscar
Com a aprovação da lei da Anistia em 1979 começa acontecer a tão esperada abertura política, chegando ao fim o período histórico denominado de Ditadura Militar de 1964 a 1985. O Estado Brasileiro ingressou em uma nova etapa democrática, determinando as bases para o início de uma concepção democrática, com a promulgação da Constituição de 1988. Nessa nova Carta Magna, os limites institucionais e as manifestações populares se faziam presentes naquele contexto transitório.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Nos anos 90, o Estado Brasileiro passou por uma provação muito grande, em que mexeu com toda a nação o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, um drama nacional.
II. Fernando Collor tinha sido o primeiro presidente eleito após a ditadura. Acusado de corrupção, Collor perdeu o apoio da maioria do Congresso e dos empresários.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das asserções: I. Nos anos 90, o Estado Brasileiro passou por uma provação muito grande, em que mexeu com toda a nação o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, um drama nacional. Verdadeiro, o impeachment de Fernando Collor em 1992 foi um evento significativo que mobilizou a sociedade e teve grande impacto político no Brasil. II. Fernando Collor tinha sido o primeiro presidente eleito após a ditadura. Acusado de corrupção, Collor perdeu o apoio da maioria do Congresso e dos empresários. Verdadeiro, Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito após o período da ditadura militar e enfrentou sérias acusações de corrupção, o que levou à sua perda de apoio e, consequentemente, ao impeachment. Ambas as asserções são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: ambas as asserções I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Falar em direitos é muito difícil. Pensando no Brasil a dificuldade fica muito mais ampla. Vejamos que esta reflexão tem duas frentes para pensarmos. De um lado uma sociedade que requer seus direitos e não exercitam seus deveres (não é uma maioria, mas essa parte populacional, proporciona ranços no progresso social, cultural e econômico).
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Se o poder emana do povo, sintetiza que a participação e a busca pelos direitos precisa partir dessa categoria, mas, incentivado pelos representantes.
( ) A complexidade referente à participação na sociedade, tem inúmeros, dissabores, mas a questão consiste em indivíduos com comportamentos e pensamentos diversos, que conduz a ideias diferentes e opiniões contrárias.
( ) A participação social, como a própria denominação conclui, remete à envolvimento, discussão, debates, e ao englobar o conceito social, configura o pensar coletivo, sempre voltado para o bem-estar e com olhar atento quanto ao presente e ao futuro de um povo, de uma nação.
( ) O trabalho governamental é para o povo, mas, infelizmente, para muitos cidadãos e políticos, tudo acontece ao inverso. Exigir seus direitos, praticar seus deveres é um ato de cidadania.
a. V, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.

Para que se possa entender a formação do Estado Brasileiro é importante fazer um resgate histórico sobre o contexto das grandes navegações e a formação das colônias ultramarinas europeias nas Américas também conhecida como novíssimo mundo. A formação do Estado do Brasil teve início com a exploração comercial do período Colonial, o Ciclo do pau-brasil (1500), o Ciclo da Cana de Açúcar (1532-1700) e o Ciclo do Ouro (1700-1803).
Deste modo, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Getúlio Vargas ( ) é o construtor do moderno Estado brasileiro. Foi o transformador de uma economia agrária exportadora (a monocultura cafeeira) voltada para fora em outra voltada para dentro. Criou instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
2. Luís Inácio Lula da Silva ( ) imediatamente acirrou os ânimos colocando ordem e conseguiu através do plano Real estabilizar a economia do Brasil. Seu Governo foi de pouca duração, visto que não pretendia a reeleição.
3. Itamar Franco ( ) criou programas sociais de redistribuição de renda como os programas “vale gás, Bolsa Alimentação e Bolsa família”. Deu ênfase ao mercado interno e consolidou os fundamentos macroeconômicos do Brasil. Com esses programas altruístas sua imagem no exterior ficou bem difundida.
4. Fernando Collor de Mello ( ) foi o primeiro presidente eleito após a ditadura. Porém, acusado de corrupção, Collor perdeu o apoio da maioria do Congresso e dos empresários.

Mais conteúdos dessa disciplina