Logo Passei Direto
Buscar

Espanhol

Outros
Com base na atual jurisprudência do STF em matéria tributária, é correto afirmar que:
a) É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS ainda que oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.
b) A representação fiscal para fins penais relativa aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação de contribuição previdenciária será encaminhada ao ministério público paralelamente a apuração na esfera administrativa, sobre a exigência fiscal do crédito tributário correspondente.
c) Não viola o texto constitucional a previsão segundo a qual a autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária.
d) A sociedade de economia mista estadual ainda que prestadora exclusiva do serviço público de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos sanitários não faz jus à imunidade tributária recíproca sobre impostos federais incidentes sobre patrimônio, renda e serviços.
e) É constitucional norma que prevê a incidência do imposto de renda sobre valores percebidos pelo alimentado a título de alimentos ou pensão alimentícia.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas com base na jurisprudência do STF em matéria tributária: a) É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS ainda que oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais. - Esta afirmação é verdadeira, pois o STF já decidiu que a remissão de créditos de ICMS, em certas condições, pode ser considerada inconstitucional. b) A representação fiscal para fins penais relativa aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação de contribuição previdenciária será encaminhada ao ministério público paralelamente a apuração na esfera administrativa, sobre a exigência fiscal do crédito tributário correspondente. - Esta afirmação não é precisa, pois a representação fiscal deve ser feita após a apuração administrativa. c) Não viola o texto constitucional a previsão segundo a qual a autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. - Esta afirmação é correta, pois o STF já se manifestou sobre a possibilidade de desconsideração de atos que visem a elisão fiscal. d) A sociedade de economia mista estadual ainda que prestadora exclusiva do serviço público de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos sanitários não faz jus à imunidade tributária recíproca sobre impostos federais incidentes sobre patrimônio, renda e serviços. - Esta afirmação é verdadeira, pois sociedades de economia mista não gozam da imunidade tributária recíproca. e) É constitucional norma que prevê a incidência do imposto de renda sobre valores percebidos pelo alimentado a título de alimentos ou pensão alimentícia. - Esta afirmação é incorreta, pois o STF já decidiu que a pensão alimentícia não deve ser tributada. Após essa análise, a alternativa correta é a) É inconstitucional a lei estadual ou distrital que, com amparo em convênio do CONFAZ, conceda remissão de créditos de ICMS ainda que oriundos de benefícios fiscais anteriormente julgados inconstitucionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina