Buscar

A decisão do STF para emitir a prisão preventiva sobre o réu em sentença ja no 2° grau de jurisdição, é realmente constitucional ?

💡 1 Resposta

User badge image

Eris Valdo

Não é Constitucional.

O STF está tentando tapar o ceu com a peneira. 

A Lei tem que ser mudada, mas enquanto isso não ocorre o STF tenta legislar com seus "entendimentos", seus conceitos doutrinários. 

Nossos códigos (Penal e P.Penal) precisam ser atualizados e modernizados e esse papel não cabe ao STF e sim ao legislativo.

É certo que a injustiça é grande, mas a culpa é da própria justiça que demora por demais em julgar um processo. Tenho uma causa civil, que vão fazer 2 anos e ainda não foi despachada, ou seja a parte ré ainda não recebeu intimação. Pode isso?! 

Há casos em processos criminais que o réu tem que ser solto por falta de julgamento. Então a questão não é totalmente a lei processual, mas, também, a demora da justiça, a morosidade.

Façam uma pesquisa e vejam quantas horas os juizes passam nas varas e quantas audiéncias executam, quantos despachos e quantos sentenças proferem. Na maioria das vezes o acessor é quem agiliza tudo e o Juiz só "passa" para assinar. 

Desta forma, alguma coisa tem que ser feita, pois um processo criminal não pode viver eternamente sobre recursos. O que o STF fez? mudou o entendimento.

Acho isso uma quebra na democracia e uma afronta a hierarquia dos poderes.

Mas, estamos no Brasil e aqui há "jeito" pra tudo, ou não!?

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais