Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “[...] a política de defesa nacional deve-se mostrar-se incólume às disputas partidárias entre a situação e a oposição, de maneira que o permanente reexame dos seus conceitos esteja em sintonia com as injunções do contexto internacional”
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre as políticas de defesa nacional – poder civil x militares, analise as afirmativas a seguir:
I. A defesa da Amazônia como uma reserva naturais de biodiversidade pode ser considerada como uma política pública.
II. A inserção da África, de língua portuguesa, na estratégia de defesa é uma política de governo.
III. A presença do exército nas fronteiras do Brasil em defesa das guerrilhas das FARC é uma política de governo.
IV. As incursões diplomáticas aos países emergentes em vistas do Brasil conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU são uma política de Estado.
I, II e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A defesa da Amazônia como uma reserva natural de biodiversidade pode ser considerada como uma política pública. Verdadeiro, a proteção da Amazônia é uma questão de política pública, pois envolve ações governamentais para preservar o meio ambiente e a biodiversidade. II. A inserção da África, de língua portuguesa, na estratégia de defesa é uma política de governo. Verdadeiro, essa afirmativa pode ser considerada uma política de governo, pois envolve decisões e estratégias específicas adotadas por um governo em relação a um determinado contexto internacional. III. A presença do exército nas fronteiras do Brasil em defesa das guerrilhas das FARC é uma política de governo. Falso, a presença do exército nas fronteiras é uma questão de segurança nacional, mas não se pode afirmar que é uma política de governo voltada para "defesa das guerrilhas das FARC", pois isso não reflete a realidade da política de defesa do Brasil. IV. As incursões diplomáticas aos países emergentes em vistas do Brasil conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU são uma política de Estado. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois envolve uma estratégia de longo prazo que transcende governos e busca um objetivo nacional. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina