Logo Passei Direto
Buscar
A Lei no 6.841/1996, do Estado de Mato Grosso, de iniciativa parlamentar, aprovada pela maioria simples da Assembleia Legislativa daquele Estado e sancionada pelo Governador, apresenta o seguinte teor: “Art. 1o O servidor militar da ativa que vier a falecer em serviço ou que venha a sofrer incapacidade definitiva e for considerado inválido, impossibilitado total ou permanente para qualquer trabalho, em razão do serviço policial, fará jus a uma indenização mediante seguro de danos pessoais a ser contratado pelo Estado de Mato Grosso.
Referida lei é: incompatível com a Constituição Federal e a Constituição do Estado de Mato Grosso, por vício de iniciativa, ao versar sobre matéria inerente ao regime jurídico dos servidores públicos militares.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A Lei nº 6.841/1996, do Estado de Mato Grosso, pode ser considerada incompatível com a Constituição Federal e a Constituição do Estado de Mato Grosso por vício de iniciativa, pois trata de matéria que envolve o regime jurídico dos servidores públicos militares. De acordo com a Constituição, leis que versam sobre o regime jurídico dos servidores públicos devem ser de iniciativa do chefe do Poder Executivo, e não de iniciativa parlamentar. Portanto, a aprovação da lei pela Assembleia Legislativa, se não respeitar essa regra, pode ser questionada judicialmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina