Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
O que o sociólogo Robert Erza Park, o arquiteto Frank Lloyd Wright, o empreendedor e pré-urbanista Ebezener Howard e o historiador Lewis Munford partilham em comum?
A. Todos eles são pensadores racionalistas e fazem parte do período da vanguarda moderna.
B. Todos eles participam da Escola de Sociologia Urbana de Chicago e ajudam a formular o conceito de ecologia humana.
C. Todos estão presentes no primeiro Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, como convidados dos arquitetos europeus.
D. Todos eles eram mecenas da arquitetura racionalista moderna e investiram muito da sua fortuna pessoal para a realização de algumas obras.
E. Todos eles defendiam que as soluções para os problemas da metrópole recém-nascida era criar pequenos núcleos urbanos diretamente ligados ao campo. (correta)
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma: A. Todos eles são pensadores racionalistas e fazem parte do período da vanguarda moderna. - Embora alguns possam ser associados a essa vanguarda, não é uma característica comum a todos. B. Todos eles participam da Escola de Sociologia Urbana de Chicago e ajudam a formular o conceito de ecologia humana. - Robert Park é conhecido por sua associação com a Escola de Chicago, mas os outros não têm essa mesma ligação direta. C. Todos estão presentes no primeiro Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, como convidados dos arquitetos europeus. - Não há evidências de que todos tenham participado desse evento. D. Todos eles eram mecenas da arquitetura racionalista moderna e investiram muito da sua fortuna pessoal para a realização de algumas obras. - Isso não é verdade para todos eles. E. Todos eles defendiam que as soluções para os problemas da metrópole recém-nascida era criar pequenos núcleos urbanos diretamente ligados ao campo. - Esta afirmação é correta, pois tanto Howard quanto outros pensadores defendiam a ideia de cidades-jardins e núcleos urbanos que se conectassem ao campo. Portanto, a alternativa correta é: E. Todos eles defendiam que as soluções para os problemas da metrópole recém-nascida era criar pequenos núcleos urbanos diretamente ligados ao campo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Carta de Atenas é um documento síntese dos trabalhos dos arquitetos presentes no IV CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna), realizado em Atenas, no ano de 1933.
Assinale a alternativa que expressa melhor as propostas da Carta de Atenas:
A. A cidade tem valor material e simbólico. Todas as cidades têm uma história escrita nas suas ruas, praças e pontes. A função da arquitetura moderna é preservar toda a edificação e espaços abertos possíveis e zelar pela manutenção das suas formas originais. A cidade deveria se organizar ainda por zonas de uso bem definidas, adivindas da cultura local.
B. A rua apresenta diversas funções e significados. Tem substancial importância na vida urbana porque é lugar de encontro e de troca. A arquitetura moderna não pode considerar a rua apenas como espaço de circulação de automóveis, mas deve fortalecer as relações entre a moradia e a rua, a fim de que seja sempre povoada e segura. Na Carta de Atenas, a rua ganha novos significados, acrescentando à tradiconal ideia de rua como circulação, a função do encontro.
C. As cidades agrádaveis e saudáveis são aquelas em que as edificações não ultrapassam cinco andares. Os edifícios baixos propiciam uma relação dos moradores diretamente com a rua. Eles também não geram grandes áreas de sombra e propiciam a construção da cidade a partir de pequenos núcleos habitacionais. Esses núcleos devem ser implantados em meio a uma grande área verde, distantes das vias de circulação.
D. A Carta de Atenas conclui que o zoneamento das cidades vinha se revelando o culpado de diversos males urbanos: ele isola a vida urbana, que, por essência, é feita de diversidade. A Carta de Atenas recomenda que os espaços urbanos devem ser todos multifuncionais, exceto as zonas de preservação natural e as industriais, que devem ser isoladas, enquanto o restante da cidade deve ser zona mista.
E. A cidade deve funcioar como uma máquina. Cada parte da cidade deve ter uma função específica, as ruas devem ser qualificadas pelo fluxo de automóveis. Devem-se construir torres altas, de muitos apartamentos e de térreo livre para liberar mais espaço para as áreas verdes e de lazer. A Carta original tratava os problemas e soluções das cidades a partir de quatro pontos: habitação, lazer, trabalho e circulação. (correta)

As tranformações culturais, territoriais e técnicas durante os séculos XVIII e XIX provocaram o surgimento do movimento moderno de arquitetura no inicío do século XX.
Assinale a alternativa que descreve melhor as mudanças ocorridas:
A. Entre 1750 e 1939, ocorreram mudanças provocadas pela ascensão de grandes líderes ao poder, como Napoleão, por exemplo. Estes questionaram o rumo das pesquisas científicas, fecharam as Universidades, assim restituíram a moral ética cristã, fazendo com a sociedade europeia tivesse grande desenvolvimento tecnológico.
B. Até o final do século XIX, as cidades eram pequenas e pacatas, envoltas ainda nas muralhas medievais. As muralhas faziam com que o número de habitantes da cidades fosse controlado, então não havia problemas de habitação, circulação ou organização da cidade. Os arquitetos modernos do século XX gostariam de uma vida mais intensa e diversa e, por isso, criaram o conceito de metrópole.
C. Para os historiadores, a Idade Moderna da História corresponde ao período que vai do Renascimento aos dias atuais. Esse período histórico corresponde ao momento em que a humanidade apresenta um relevante aumento de domínio sobre o meio e uma mudança na consciência humana em relação à natureza e à sociedade, produzindo assim novas categorias de conhecimento, como, por exemplo, a Sociologia e a Biologia. (correta)
D. O desenvolvimento de novos campos da ciência e a evolução do campo tecnológico e produtivo fizeram com que os séculos XVIII e XIX ficassem conhecidos como os séculos do Iluminismo e da Revolução Industrial. Porém, o desenvolvimento da indústria e da ciência apenas gerou caos e problemas sociais, nenhum benefício ou melhoria podem ser apontados nesse período.
E. O século XIX foi um século de contradições. Apesar de apresentar mudanças culturais e tecnológicas significativas, também apresenta retrocessos por parte da classe trabalhadora. Devido à sua natureza indolente, os trabalhadores que migravam do campo para cidade não sabiam se comportar e, nesse ambiente, preferiam morar todos juntos em barracos insalubres, aumentando o número de doenças.

A corrente moderna racionalista apresentou não só novas e ousadas teorias para a construção das cidades, como pôde implantá-las por meio dos recursos tecnológicos disponíveis e das necessidades urgentes de habitação e equipamentos públicos ocasionadas pela destruição decorrente das duas guerras mundiais na Europa.
Assinale a alternativa que contém as inovações modernistas que ainda persistem na cidade contemporânea:
A. Algumas tipologias urbanas modernistas são parques públicos, ruas comerciais e mercado público. No que diz respeito às construções, pode-se apontar a alvenaria de blocos estruturais como uma inovação tecnológica.
B. Os modernistas se preocupavam em preservar a cidade histórica, construir casas com técnicas tradicionais e coibir o tráfego de automóveis. As técnicas construtivas utilizadas eram de acordo com o país ou região onde eles atuavam.
C. Algumas herenças racionalistas notáveis nas cidades contemporâneas são as ruas organizadas pela sua capacidade viária, zoneamento, desalinhamento da edificação com a rua. No aspecto da edificação, pode-se citar o sistema construtivo pilar-viga com concreto armado. (correta)
D. Certamente são os palácios e igrejas que mais se destacam no urbanismo racionalista. São essas edificações em particular que passam a organizar a cidade moderna por meio de seus edifícios mais representativos. No aspecto construtivo, podemos notar o uso extensivo do vidro.
E. O urbanismo corbusiano pode ser visto ainda nas cidades contemporâneas pelo conceito de habitação individual, em grandes condomínios separados por classes sociais. Uma das técnicas construtivas ainda utilizada é o concreto armado.

Mais conteúdos dessa disciplina