Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
Jovem de 18 anos apresenta febre alta, com início abrupto, pulso lento, calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômitos, durando cerca de três dias. Após esse período se observa remissão da febre e melhora dos sintomas por algumas horas, com posterior evolução para aumento da febre, diarreia e reaparecimento de vômitos com aspecto de borra de café e instalação de insuficiência hepática e renal. Surgem também: icterícia, manifestações hemorrágicas, oligúria, albuminúria e prostração intensa.
Os sinais e os sintomas descritos correspondem a um quadro típico de:
Febre amarela.
User badge image
Questões sobre Anatomorfofisiologia

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Os sinais e sintomas descritos no caso são característicos de febre amarela. A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, que pode causar febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, mialgias, náuseas e vômitos. A evolução para icterícia, manifestações hemorrágicas e insuficiência hepática e renal também é comum em casos mais graves da doença. É importante que o paciente receba atendimento médico imediato para manejo adequado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe o texto: “As infecções por dengue causam uma ampla gama de manifestações clínicas, desde quadros assintomáticos (particularmente em infecções primárias, em crianças) a doenças graves, geralmente associada a infecções secundárias com um sorotipo heterólogo da dengue. A maioria dos pacientes com dengue que manifestam febre alta de início súbito, apresentam também dor de cabeça, mialgia e dor retro-orbital, entre outros sintomas, com duração de 2 a 6 dias (conhecida como fase febril). Não está claro quais pacientes irão progredir às formas mais graves da doença. O quadro grave é caracterizado por tendências hemorrágicas, disfunção orgânica e aumento da permeabilidade vascular, levando a comprometimento circulatório e choque hipovolêmico.” (WHITEHORN, J.; FARRAR, J. 2014. Clinical Insights: Dengue: Transmission, Diagnosis & Surveillance.)
Avalie as proposições: I – O vírus da dengue causa uma doença potencialmente letal em 60% dos infectados. II – Em geral, as manifestações mais severas decorrem nas primeiras 24 horas do início da febre. III – As manifestações severas correspondem a menos de 5% dos casos hospitalizados. Assinale a alternativa correta:
I – O vírus da dengue causa uma doença potencialmente letal em 60% dos infectados.
II – Em geral, as manifestações mais severas decorrem nas primeiras 24 horas do início da febre.
III – As manifestações severas correspondem a menos de 5% dos casos hospitalizados.
Somente a proposição III está correta.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a recomendar que a vacina da dengue (Dengvaxia, laboratório Sanofi Pasteur) não seja tomada por quem nunca teve a doença. A partir de agora, a imunização é considerada segura apenas para aqueles que já foram infectados pelo vírus. Acerca desse ponto, avalie: I – A Dengvaxia é uma vacina tetravalente capaz de induzir imunização dos quatro sorotipos de DENV. II – O emprego dessa vacina é recomendado apenas àqueles que já foram expostos a um sorotipo de DENV alguma vez na vida, protegendo-os contra futuras infecções por sorotipos heterólogos do mesmo vírus, visto que o risco de febre dengue hemorrágica é maior na infecção secundária. III – A Dengvaxia é composta de uma estrutura derivada de DENV-2 e, portanto, não requer respostas de reatividade cruzada para induzir imunidade protetora aos quatro sorotipos de DENV.
Assinale a alternativa correta:
I – A Dengvaxia é uma vacina tetravalente capaz de induzir imunização dos quatro sorotipos de DENV.
II – O emprego dessa vacina é recomendado apenas àqueles que já foram expostos a um sorotipo de DENV alguma vez na vida, protegendo-os contra futuras infecções por sorotipos heterólogos do mesmo vírus, visto que o risco de febre dengue hemorrágica é maior na infecção secundária.
III – A Dengvaxia é composta de uma estrutura derivada de DENV-2 e, portanto, não requer respostas de reatividade cruzada para induzir imunidade protetora aos quatro sorotipos de DENV.
Somente as proposições I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina