Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
Sobre produção e obtenção de mudas de bananeira, é correto afirmar:
a. Apesar de o fracionamento do rizoma apresentar uma eficiência menor do que o método convencional, é um método bastante efetivo quanto à sanidade e à uniformidade das mudas produzidas.
b. Na escolha do tipo de material de propagação da bananeira, as mudas do tipo “guarda-chuva” devem ser preferencialmente utilizadas, pois apresentam uma duração do ciclo vegetativo menor, cachos maiores e facilidade de estabelecimento no campo.
c. O fracionamento de rizoma é uma técnica que consiste em cortar e fracionar o rizoma, deixando pelo menos uma gema por fração. Por meio dessa técnica, um rizoma pode fornecer de 150 a 300 mudas.
d. As mudas mais adequadas para o plantio de bananeira são as dos tipos “chifrinho”, “chifre” e “chifrão”. As mudas do tipo “guarda-chuva” devem ser evitadas, pois aumentam a duração do ciclo vegetativo.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para determinar qual é a correta sobre a produção e obtenção de mudas de bananeira: a) Apesar de o fracionamento do rizoma apresentar uma eficiência menor do que o método convencional, é um método bastante efetivo quanto à sanidade e à uniformidade das mudas produzidas. - Essa afirmação é verdadeira, pois o fracionamento do rizoma pode ser menos eficiente em termos de quantidade, mas é benéfico para a sanidade das mudas. b) Na escolha do tipo de material de propagação da bananeira, as mudas do tipo “guarda-chuva” devem ser preferencialmente utilizadas, pois apresentam uma duração do ciclo vegetativo menor, cachos maiores e facilidade de estabelecimento no campo. - Essa afirmação não é correta, pois as mudas do tipo "guarda-chuva" não são as mais recomendadas. c) O fracionamento de rizoma é uma técnica que consiste em cortar e fracionar o rizoma, deixando pelo menos uma gema por fração. Por meio dessa técnica, um rizoma pode fornecer de 150 a 300 mudas. - Essa afirmação é verdadeira e descreve corretamente a técnica de fracionamento do rizoma. d) As mudas mais adequadas para o plantio de bananeira são as dos tipos “chifrinho”, “chifre” e “chifrão”. As mudas do tipo “guarda-chuva” devem ser evitadas, pois aumentam a duração do ciclo vegetativo. - Essa afirmação é verdadeira, pois as mudas do tipo "guarda-chuva" realmente não são as mais indicadas. Após analisar as alternativas, as opções a) e c) são verdadeiras, mas a c) fornece uma descrição mais técnica e específica sobre o fracionamento do rizoma. Portanto, a alternativa correta é: c) O fracionamento de rizoma é uma técnica que consiste em cortar e fracionar o rizoma, deixando pelo menos uma gema por fração. Por meio dessa técnica, um rizoma pode fornecer de 150 a 300 mudas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A escolha da cultivar é um importante passo no momento de planejamento de implantação de um bananal. São representantes de cultivares do subgrupo genômico ou tipo Cavendish, EXCETO:
A) Nanica.
B) Nanicão.
C) Pacovan.
D) Grande Naine.

Julgue os próximos itens, acerca do manejo integrado de doenças e pragas em fruteiras.
A quantidade de itens certos é igual a:
I - O objetivo do manejo integrado de pragas é o de reduzir a população de agentes de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre as pragas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas.
II - O manejo integrado da fusariose da bananeira deve ser realizado por meio do uso de variedades resistentes e de mudas sadias e selecionadas, bem como do tratamento dos frutos. Nesse caso, o uso de fungicidas sistêmicos por pulverização apresenta controle curativo satisfatório dessa doença.
III - No manejo integrado de pragas da citricultura, devem ser utilizadas armadilhas para a avaliação dos níveis de população de pragas, dando-se preferência aos métodos de controle biológicos, biotecnológicos, culturais, físicos e genéticos; caso haja necessidade, deve-se empregar métodos de controle químico.
IV - Constituem medidas recomendáveis para o controle integrado de pragas e doenças em plantas frutíferas: estabelecer as podas de limpeza durante o ciclo da cultura e após a colheita, eliminação do coração em cachos de bananeira; desinfestar as ferramentas usadas na poda; adubar e irrigar adequadamente todo o pomar; eliminar plantas mortas ou em estágio avançado da doença; pulverizar as plantas sadias com fungicidas sistêmicos.
a. 2
b. 1
c. 4
d. 3

Mais conteúdos dessa disciplina