Ao crescer 1% em 2017, a economia brasileira decretou o fim da recessão e as projeções apontam para uma expansão mais forte a partir deste ano. Mas o estrago feito pelos dois anos seguidos de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro farão com que todo o crescimento, registrado até 2020, só sirva para recuperar as perdas desse período. Isso significa que o país só voltará a crescer efetivamente a partir de 2021, tendo perdido seis anos. — Só voltaremos ao nível de produção pré-crise, de 2014, no ano de 2020. [...] Na prática, o país levará mais três anos recuperando sua atividade
Referente ao trecho exposto, analise as afirmativas que apresentam as causas que influenciam a recuperação da atividade do país.
I – Aumento do consumo e dos investimentos, com uma melhora efetiva do bem- estar das famílias, e também do setor produtivo, com a expansão recorde da agropecuária e a supersafra de 2017.
II - Expansão da demanda interna, pagamento de dívidas e aquisição de poupança com a liberação do saque das contas inativas do FGTS.
III – Com menos desemprego, juros e inflação sensatos, aumento no consumo das famílias e consequentemente na indústria e construção civil.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmativas: I – Aumento do consumo e dos investimentos, com uma melhora efetiva do bem-estar das famílias, e também do setor produtivo, com a expansão recorde da agropecuária e a supersafra de 2017. Verdadeiro, essa afirmativa aponta fatores que realmente podem influenciar a recuperação da economia. II - Expansão da demanda interna, pagamento de dívidas e aquisição de poupança com a liberação do saque das contas inativas do FGTS. Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, pois a liberação do saque do FGTS pode aumentar a demanda interna e ajudar na recuperação econômica. III – Com menos desemprego, juros e inflação sensatos, aumento no consumo das famílias e consequentemente na indústria e construção civil. Verdadeiro, essa afirmativa é verdadeira, pois a redução do desemprego e a estabilidade de juros e inflação favorecem o consumo e, por consequência, a recuperação da indústria e da construção civil. Agora, considerando que todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: Alternativa 5: I, II, III.