Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia.
Considerando o texto apresentado, podemos afirmar que o filósofo
I não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado.
II tal como os atletas, é movido pelo desejo de competir - faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”.
III é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber.
IV tem amizade pelo saber, deseja saber e para esse propósito faz uso da razão.
A) I e II.
B) IV.
C) II e III.
D) II.
E) I.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada afirmativa: I - Não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a filosofia busca o conhecimento pelo conhecimento, não como uma mercadoria. II - Tal como os atletas, é movido pelo desejo de competir - faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”. Falso, essa afirmativa não se aplica a Pitágoras, pois a filosofia não é uma competição, mas sim uma busca pelo saber. III - É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a essência da filosofia como uma busca pela compreensão e avaliação do mundo. IV - Tem amizade pelo saber, deseja saber e para esse propósito faz uso da razão. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a filosofia é, de fato, uma amizade pelo saber e utiliza a razão como ferramenta principal. Agora, vamos ver quais alternativas contêm itens verdadeiros: - A) I e II. (I é verdadeiro, II é falso) - B) IV. (IV é verdadeiro) - C) II e III. (II é falso, III é verdadeiro) - D) II. (II é falso) - E) I. (I é verdadeiro) A única alternativa que contém itens verdadeiros é a B) IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com essa autora, podemos dizer que os filósofos têm em comum com as crianças o fato de serem
A) "calados", capazes de aceitar explicações mesmo sem compreender os temas.
B) "enxeridos," tudo querem saber e exigem explicações prolongadas e minuciosas.
C) "teimosos," com ideias fixas. Quando defendem um ponto de vista não aceitam a existência de outras maneiras de pensar.
D) "inquisidores", pois não admitem respostas definitivas. Não querem apenas explicações, querem compreender.
E) "barulhentos" semelhantes a um bando de latas que rolam ladeira abaixo, num movimento aparentemente caótico.

Leia atentamente o texto a seguir: O filósofo, psicólogo e pedagogo José Mauricio de Carvalho considera que: “A Filosofia tem hoje, como teve na antiga Grécia, a _____________ de elaborar argumentos válidos, capazes de nos libertar do medo e da ignorância.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto acima:
A) necessidade
B) política
C) missão
D) intenção
E) opção

Considerando o texto de Carvalho “A missão da Filosofia” (CARVALHO, 2001), assinale a afirmativa correta:
A Filosofia
A) tem como missão o esclarecimento da situação existencial do homem, a reflexão sobre seu modo de ser, a fim de proporcionar novas bases para o seu viver.
B) tem como missão a abstração dos elementos da vida, não atendo-se ao objetivo de traduzir o modo de sentir, pensar e agir do homem.
C) tem como missão encontrar a verdade parcial, aceita pela maioria, e não se destina aos homens como um todo, mas apenas a uma elite fechada em si mesma.
D) tem como missão oferecer um conjunto de conhecimentos definitivos, um sistema acabado e fechado em si mesmo, voltado à orientação do homem.
E) vai sempre aquém daquilo que se é, visando a consideração do modo como as coisas poderiam ser.

Podemos considerar que: “A filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas”. (CHAUÍ, 2003).
Ficaram então, como legados da filosofia grega para o ocidente europeu,
A) a preocupação com a continuidade entre a vida e a morte, através da prática de embalsamamento e outros cuidados funerários.
B) a criação da dialética, fundamentada na luta de classes, como forma de explicação sociológica da realidade humana.
C) o nascimento das ciências naturais, implicando em conhecimentos autônomos e compartimentados.
D) a produção de uma concepção de história linear, que trata dos fins últimos do homem e da realização de um projeto divino.
E) a aspiração ao conhecimento verdadeiro, à busca por explicações racionais para o existente e o uso do pensamento crítico.

A Filosofia faz uso da reflexão. Nesse sentido, podemos entender a “reflexão” como o ato de
I repensar, pensar o já pensado, colocar em questão o que já se conhece.
II aceitar sem contestação as verdades transmitidas pela tradição.
III compreender as verdades fundamentais das revelações sobrenaturais.
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina