Logo Passei Direto
Buscar
A RCM, Manutenção Centrada na Confiabilidade, foca na questão da confiabilidade e segurança dos equipamentos, dos ativos da empresa. Ou seja, através desse tipo de manutenção se procura manter máquinas e softwares dentro dos parâmetros em que eles foram designados. A implementação da RCM deve seguir alguns passos.
Assinale a alternativa que apresente a ordem correta de execução das etapas:
( ) Identificação das funções e falhas funcionais;
( ) Formação da equipe;
( ) Levantamento de dados;
( ) Diagrama de decisão;
( ) Seleção do sistema que será estudado;
( ) Descrição do sistema e subsistemas;
( ) Definição das fronteiras do sistema;
( ) Análise de modos de falhas (FMEA).
a. 1, 6, 8, 7, 3, 5, 4 e 2.
b. 6, 2, 3, 8, 1, 5, 4 e 7.
c. 7, 6, 4, 8, 3, 5, 2 e 1.
d. 6, 8, 5, 2, 1, 3, 4 e 7.
e. 4, 1, 7, 2, 6, 8, 3 e 5.
User badge image
AdmComigo

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Para determinar a ordem correta das etapas da RCM (Manutenção Centrada na Confiabilidade), vamos analisar as etapas mencionadas e a lógica por trás de cada uma delas: 1. Seleção do sistema que será estudado (6) - Primeiro, é necessário escolher qual sistema será analisado. 2. Descrição do sistema e subsistemas (7) - Após a seleção, é importante descrever o sistema e seus componentes. 3. Definição das fronteiras do sistema (4) - Em seguida, é preciso definir até onde vai a análise. 4. Identificação das funções e falhas funcionais (1) - Depois, identificamos quais são as funções do sistema e as falhas que podem ocorrer. 5. Levantamento de dados (3) - Com as funções e falhas identificadas, levantamos dados relevantes. 6. Análise de modos de falhas (FMEA) (8) - A partir dos dados, realizamos a análise de modos de falhas. 7. Diagrama de decisão (5) - Com a análise feita, utilizamos o diagrama de decisão para determinar as ações a serem tomadas. 8. Formação da equipe (2) - Por fim, formamos a equipe que irá implementar as ações. Com isso, a ordem correta das etapas é: 6, 7, 4, 1, 3, 8, 5 e 2. Analisando as alternativas, a que corresponde a essa ordem é a d) 6, 8, 5, 2, 1, 3, 4 e 7. Portanto, a alternativa correta é d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na RCM, seis curvas de falha podem ser usadas para caracterizar a vida dos equipamentos, conforme mostra a figura abaixo. Essas curvas foram levantadas pela United Airlines ao longo de 30 anos. Os valores nas colunas representam os resultados dos estudos da United Airlines (UAL), em 1968, da Bromberg da Suécia, para aviões, em 1973, e da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), para navios, em 1982.
A respeito dos padrões de curva apresentados, leia as afirmativas a seguir e assinale a única correta.
a. Padrão A: baixa probabilidade de falha inicial, seguida de um rápido aumento até atingir um patamar constante. É comum em sistemas complexos, como hidráulicos e pneumáticos, e a maior influência se dá pelo conhecimento técnico dos operadores de manutenção, com a substituição de operadores mais qualificados por menos qualificados.
b. Padrão B: é a curva da banheira, onde há uma grande ocorrência de falhas no início da operação, seguida por uma frequência menor constante e, finalmente, um aumento pela degradação ou por desgaste do equipamento.
c. Padrão C: tem probabilidade constante de falha, com um aumento significativo no final da vida útil devido ao desgaste ou, então, um aumento gradual ao longo de toda a vida útil. É comum em equipamentos que tenham contato com produtos e fluidos de processos.
d. Padrão E: probabilidade constante para qualquer idade do equipamento, apresentando falha aleatória. É comum em equipamentos nos quais não há trabalho de manutenção, como elementos rodantes de rolamentos e bulbos de lâmpadas incandescentes.
e. Padrão D: aumento lento e gradual da probabilidade de falha, sem uma idade definida ou identificada de desgaste. É comum em equipamentos com erosão, corrosão e fadiga.

Mais conteúdos dessa disciplina