Alguém gostaria de discutir este caso Clinico ?

Caso Clinico Semiologia Mega Avançado Faculdade Celso Lisboa .

M.S., 70 anos de idade, é admitido no Serviço de Emergência com quadro de dispnéia, fadiga grave e astenia, distensão abdominal e edema dos tornozelos. De noite dorme com quatro almofadas e, por vezes, acorda com falta de ar. 

A sua história revela antecedentes de angina de peito e falta de ar com o esforço, de agravamento progressivo ao longo dos últimos anos. Ao exame objetivo, as principais alterações detectadas foram uma discreta cianose, distensão das veias do pescoço, frequência respiratória de 24 irpm, crepitações na ausculta das bases pulmonares, aumento do tamanho do coração, com frequência cardíaca de 110 bpm e B3 à ausculta cardíaca. 

Verificou-se ainda a presença de hepatomegalia, ascite e edema dos tornozelos. A pressão arterial era de 115/80 mmHg. A radiografia torácica mostrou um aumento da silhueta cardíaca e densidades difusas nas bases pulmonares (sugestivas da presença de fluido intersticial). O ECG revelou ritmo sinusal, ondas Q e desvio esquerdo do eixo. O tratamento incluiu descanso, administração de um diurético, um inotrópico e um vasodilatador.

Durante a implementação do processo de enfermagem, observou-se que o paciente apresentava uma lesão de pele importante no Membro Inferior Direito, maléolo, com presença de Pressão sistólica em artéria pediosa de 75 mmHg e pressão sistólica em artéria braquial de 115 mmHg.
De acordo com as informações supramencionadas, responda as seguintes questões:

1) Após a implementar o Método Clínico, qual a possível patologia o Enfermeiro irá identificar no paciente? Justifique sua resposta.

 

Disciplina:SEMIOTÉCNICA1.519 materiais