Logo Passei Direto
Buscar
Leia as seguintes assertivas sobre a obra de Santo Agostinho e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A obra agostiniana é marcada pela crença na capacidade humana de construir a justiça social. II. A cidade de Deus é a perfeição divina, que representa o bem, em oposição à vida terrena, que representa o mal. III. Santo Agostinho concebia três formas de lei. A mais importante delas era a lei humana, que dependia das relações sociais de poder.
A ) As assertivas II e III estão corretas.
B ) Apenas a assertiva III está correta.
C ) As assertivas I, II e III estão corretas.
D ) Apenas a assertiva I está correta.
E ) Apenas a assertiva II está correta.
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada assertiva sobre a obra de Santo Agostinho: I. A obra agostiniana é marcada pela crença na capacidade humana de construir a justiça social. Falso. Santo Agostinho enfatizava a limitação da capacidade humana e a necessidade da graça divina para a verdadeira justiça, não acreditando que a justiça social pudesse ser plenamente alcançada apenas por esforços humanos. II. A cidade de Deus é a perfeição divina, que representa o bem, em oposição à vida terrena, que representa o mal. Verdadeiro. A obra "A Cidade de Deus" de Agostinho contrasta a cidade celestial (o bem) com a cidade terrena (o mal), refletindo sua visão teológica. III. Santo Agostinho concebia três formas de lei. A mais importante delas era a lei humana, que dependia das relações sociais de poder. Falso. Embora Agostinho reconhecesse a existência de diferentes leis, ele considerava a lei divina como a mais importante, não a lei humana. Com base nessa análise, a única assertiva correta é a II. Portanto, a alternativa correta é: E) Apenas a assertiva II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A coexistência entre democracia e escravidão é inaceitável no mundo contemporâneo. No entanto, na democracia grega era uma ideia social e uma prática aceita, bem como em outras civilizações da Idade Antiga. Sobre a relação entre democracia e escravidão, assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa que corresponda à sequência correta.
( ) A escravidão era praticamente irrelevante na estrutura social e nas ideias políticas gregas. Ela existia, mas não interferia na vida pública.
( ) Os escravizados eram, em geral, prisioneiros de guerra e não havia relação entre a questão racial e a condição da escravidão.
( ) A escravidão estava associada à participação política dos cidadãos, afinal, os escravizados produziam os bens materiais, o que permitia tempo livre para a participação de seus donos nas assembleias.
A ) F - V - F
B ) V - F - F
C ) F - F - V
D ) V - F - V
E ) F - V - V

Na teoria econômica de Karl Marx, um conceito importante para compreender a crítica do socialismo científico ao modo de produção capitalista é a mais-valia.
Assinale a alternativa que melhor caracteriza esse conceito.
a ) É descrito no livro O Capital, o qual busca compreender como o acúmulo de riquezas da burguesia é proveniente da exploração do trabalho da classe operária.
b ) Explica o valor da ideologia burguesa na organização do mundo do trabalho, de forma a explicar o valor das artes e da produção intelectual.
c ) Aplica-se exclusivamente ao processo de acumulação primitiva do capital durante o mercantilismo. Para analisar o capitalismo industrial e a produção de riquezas, Marx não utilizava o conceito de mais-valia.
d ) Busca compreender a teoria do valor, permitindo a elaboração de contratos sociais entre burgueses e trabalhadores.
e ) É descrito no Manifesto Comunista, o qual busca explicar a dialética do seu pensamento.

Stalinismo é uma expressão que foi cunhada para representar o modelo de socialismo implantado por Josef Stálin na União Soviética, após a morte de Lênin. Sobre as mudanças representadas por Stalin na tradição socialista, as principais foram:
a ) a diminuição da atuação dos sovietes e conselhos operários, centralizando as decisões no Partido Comunista, bem como a nacionalização dos objetivos revolucionários que, até então, eram internacionalistas.
b ) a alteração na dinâmica do socialismo e a implantação de medidas cada vez mais próximas dos ideais de social-democracia que estavam ganhando força no mundo ocidental.
c ) a ampliação da participação política dos conselhos operários nas decisões da revolução, aproximação com os ideais anarquistas de autogestão das fábricas e internacionalismo.
d ) a promoção, por meio da coletivização das terras e da ampliação do poder dos sovietes, de uma aproximação entre diferentes linhas de pensamento da Revolução Russa: o leninismo e o trotskismo.
e ) a refundação dos paradigmas de socialismo associado às liberdades individuais, em detrimento do endurecimento dos regimes de caráter autoritário ao redor do mundo no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Mais conteúdos dessa disciplina