Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Não é direito básico do consumidor:
a) A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
b) O acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados.
c) A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências.
d) A adequada e eficaz prestação dos serviços em geral, desde que prestados por particulares.
e) A garantia de prática de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Para identificar qual das opções não é um direito básico do consumidor, vamos analisar cada uma delas: a) A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. - Este é um direito básico do consumidor, pois garante a proteção contra danos. b) O acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados. - Também é um direito básico, pois garante acesso à justiça. c) A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. - Este é um direito básico do consumidor, que visa proteger aqueles que estão em desvantagem. d) A adequada e eficaz prestação dos serviços em geral, desde que prestados por particulares. - Este é um direito básico do consumidor, pois garante que os serviços sejam prestados de forma adequada. e) A garantia de prática de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas. - Embora importante, essa opção não é considerada um direito básico do consumidor de forma geral, mas sim uma diretriz ou recomendação. Portanto, a alternativa que não é um direito básico do consumidor é: e) A garantia de prática de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento, preservado o mínimo existencial, nos termos da regulamentação, por meio da revisão e da repactuação da dívida, entre outras medidas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa incorreta:
a. A vulnerabilidade do consumidor é incindível no contexto das relações de consumo e independentemente do seu grau de cultura ou econômico, admitindo prova ao contrário, por se tratar de mera presunção legal.
b. É direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
c. A corrente maximalista entende que as disposições do CDC são meramente objetivas, não importando a destinação econômica da aquisição, o que levaria à aplicação daquela legislação a todos os atos que importassem em retirar um produto de circulação pela aquisição.
d. A corrente finalista atenuada enquadra a pessoa jurídica como consumidora desde que comprovada a sua vulnerabilidade.
e. Bens “materiais” são os corpóreos, e os “imateriais” são aqueles que existem, mas não são palpáveis.

Assinale a alternativa incorreta:
a. Nos direitos difusos, a relação entre seus titulares é oriunda de uma situação de fato, ou seja, não há relação jurídica que os una. O objeto da relação será sempre indivisível, igual para todos.
b. Os titulares dos interesses coletivos são determináveis ou determinados. Normalmente formam grupos, classes ou categorias de pessoa.
c. Nos direitos individuais homogêneos, os interesses que têm a mesma origem e causa decorrem da mesma situação, ainda que sejam individuais.
d. Os direitos individuais homogêneos têm como características terem origem comum e objeto divisível.
e. Os interesses difusos têm como características terem objeto da relação indivisível e os titulares estarem unidos por uma relação jurídica.

Sobre “Fornecedor”, em relação ao Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta:
a. É somente a pessoa jurídica, haja vista que o negócio feito com pessoa física não é regulado pelo Código de Defesa do Consumidor.
b. Não abrange o termo “Comerciante”, pois este não pode ser responsabilizado por vícios do produto que não fabricou.
c. Não abrange os entes despersonalizados pelo fato destes não possuírem personalidade jurídica.
d. Pode ser pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira.
e. Não abrange os prestadores de serviços públicos na medida em que esta relação não está inclusa no Código de Defesa do Consumidor.

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
a. Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
b. Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
c. Sete dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
d. Quinze dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
e. Sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.

Mais conteúdos dessa disciplina