Logo Passei Direto
Buscar
A movimentação dentária induzida por aparelhos ortodônticos constitui-se em um dos procedimentos terapêuticos mais aplicados na clínica odontológica. A procura da estética e da funcionalidade bucal e dentária requer o tratamento ortodôntico, o qual, muito frequentemente, está associado às reabsorções radiculares.
Com base no processo biológico apresentado no texto acima, durante o tratamento ortodôntico pode ocorrer perdas ósseas. Entretanto, existem células que possibilitam a síntese de nova matriz óssea, participando do remodelamento desse tecido, denominadas:
a. osteoclastos.
b. osteócitos.
c. osteoblastos.
d. condroblastos.
e. condrócitos.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o papel das células mencionadas no processo de remodelamento ósseo durante o tratamento ortodôntico. - Osteoclastos: são células responsáveis pela reabsorção do osso, ou seja, quebram a matriz óssea. - Osteócitos: são células ósseas maduras que mantêm o tecido ósseo, mas não são responsáveis pela síntese de nova matriz. - Osteoblastos: são as células que sintetizam nova matriz óssea e são fundamentais para a formação do osso. - Chondroblastos: são células que formam cartilagem, não osso. - Condrocitos: são células da cartilagem, também não estão envolvidas na formação do osso. Diante disso, a célula que possibilita a síntese de nova matriz óssea e participa do remodelamento do tecido ósseo durante o tratamento ortodôntico é a c) osteoblastos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Estima-se que mais de 75% das pessoas acima de 65 anos apresentem osteoartrose em uma ou mais articulações. Estudos americanos mostram que 12,1% dos indivíduos acima de 25 anos apresentam sinais e sintomas clínicos de osteoartrite e que 6% e 3% dos indivíduos acima dos 30 anos apresentam sintomatologia de osteoartrose nos joelhos e quadris, respectivamente.
A osteoartrite é uma doença causada por degeneração ou desgaste dos tecidos que formam as articulações. Inicialmente, esse desgaste alcança o tecido de revestimento das epífises dos ossos longos, formados principalmente por:
a. tecido ósseo esponjoso.
b. tecido conjuntivo propriamente dito.
c. tecido cartilaginoso fibroso.
d. tecido cartilaginoso elástico.
e. cartilagem hialina.

A cartilagem do disco epifisário, constituída por um disco cartilaginoso que não foi substituído pelo osso em expansão, será responsável pelo crescimento longitudinal do osso e desaparecerá com o tempo. Essa cartilagem fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.
O processo de formação óssea descrito no texto acima é chamado de:
a. tecido ósseo primário.
b. ossificação intramembranosa.
c. ossificação endocondral.
d. remodelação óssea.
e. tecido ósseo secundário.

Durante o processo de transmissão do som pela orelha externa e orelha média, uma série de fatores é responsável por modificações no padrão acústico, resultando em um estímulo diferente processado pelo sistema nervoso central em comparação com o estímulo presente no ambiente.
Um dos componentes da orelha externa é o pavilhão auricular que é responsável por captar e conduzir as ondas sonoras. De consistência flexível, o pavilhão auricular é constituído principalmente por:
a. cartilagem elástica.
b. cartilagem hialina.
c. cartilagem fibrosa.
d. tecido conjuntivo frouxo.
e. tecido conjuntivo denso.

Mais conteúdos dessa disciplina