Logo Passei Direto
Buscar

Toxicologia

Colégio Objetivo
A toxicologia não deve ser entendida como uma área única, sem nuances e subáreas. Podemos destacar três grandes áreas de estudo: toxicologia mecanicista, toxicologia descritiva e toxicologia regulatória. Sobre O assunto julgue os itens colocando V para verdadeiro e F para falso.
A sequência CORRETA é:
( ) A toxicologista mecanicista é aquela que procura entender e descrever os mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos de atuação de um tóxico.
( ) A toxicologia descritiva atua na testagem de toxicidade, fornecendo informações acerca da segurança do químico e do alimento.
( ) A toxicologia forense é um campo de atuação que visa a eliminar dados da ação biológica de substâncias tóxicas com dados médicos, para que possam ser desvendados casos policiais.
( ) A toxicologia clínica, por sua vez, visa a aplicações dos conceitos de química analítica para avaliar as ações de substâncias tóxicas em nosso organismo.
V, V, F, V
User badge image
Estudando com Questões

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as áreas da toxicologia: ( ) A toxicologista mecanicista é aquela que procura entender e descrever os mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos de atuação de um tóxico. É verdadeira (V). A toxicologia mecanicista realmente se concentra em entender como os tóxicos interagem em níveis celulares e moleculares. ( ) A toxicologia descritiva atua na testagem de toxicidade, fornecendo informações acerca da segurança do químico e do alimento. É verdadeira (V). A toxicologia descritiva é responsável por avaliar a toxicidade de substâncias e fornecer dados sobre sua segurança. ( ) A toxicologia forense é um campo de atuação que visa a eliminar dados da ação biológica de substâncias tóxicas com dados médicos, para que possam ser desvendados casos policiais. É falsa (F). A toxicologia forense não visa eliminar dados, mas sim integrar informações sobre a ação de substâncias tóxicas com dados médicos para ajudar na investigação de casos legais. ( ) A toxicologia clínica, por sua vez, visa a aplicações dos conceitos de química analítica para avaliar as ações de substâncias tóxicas em nosso organismo. É verdadeira (V). A toxicologia clínica realmente aplica conceitos de química analítica para entender como substâncias tóxicas afetam o corpo humano. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os pacientes que utilizam medicamentos antidepressivos devem ficar atentos aos sintomas de intoxicação. De maneira geral, esses sintomas são caracterizados por alucinações, confusão, diminuição do nível de consciência, náuseas, vômitos, febre, convulsões e taquicardia, que pode evoluir para bradicardia e assistolia, respiração curta ou difícil. Vejamos mais sobre alguns desses sintomas.
A sequência CORRETA é:
I – Hipertensão ortostática: caracterizada pela queda abrupta na pressão arterial, principalmente quando o indivíduo se põe rapidamente de pé ou está realizando alongamento. O alerta sobre possível hipotensão ortostática não se aplica a fluoxetina, fluvoxamina, maprotilina, mianserina, nortriptilina, paroxetina ou trazodona, embora sua ocorrência não possa ser excluída no uso desses medicamentos.
II – Cardiotoxicidade: uma diminuição na contratilidade miocárdica e/ou a condução do impulso pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca congestiva e o bloqueio atrioventricular (AV), especialmente em pacientes idosos, em pacientes com insuficiência cardíaca ou quando o tratamento requer uma dosagem mais alta do que o normal. Esse cuidado não se aplica a dothiepin (dosulepin), fluoxetina, fluvoxamina, mianserina, paroxetina ou trazodona.
III – Convulsões: a segurança de um paciente recebendo antidepressivos pode ser comprometida por convulsões. Convulsões podem ocorrer em qualquer paciente, mas pacientes epilépticos ou com histórico familiar de epilepsia estão em maior risco.
IV – Hipnossedação: aumenta a propensão a acidentes, por exemplo, ao prejudicar a capacidade de direção.
I, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina