A mineração fornece uma série de recursos naturais que são usados em grande escala na produção de materiais de construção e infraestrutura, como areia, brita e pedras (extraídos de minas de areia e pedreiras), além de granito, basalto, calcário e outras rochas para formação de brita e pedrisco (usados em concretos, asfalto e outros). As barragens de minério, também conhecidas como barragens de rejeitos, são estruturas criadas para armazenar os resíduos sólidos (rejeitos) resultantes do processo de mineração (De Souza Fogaça; Raeder; Da Costa Marques, 2023).
As barragens oferecem um risco ambiental, social e econômico muito grande, principalmente devido à natureza dos materiais armazenados, a segurança das estruturas e os potenciais impactos em caso de falha (De Souza Fogaça; Raeder; Da Costa Marques, 2023).
Além dos riscos diretos associados a desastres de barragens, os rejeitos podem afetar a saúde das pessoas em áreas próximas por meio da contaminação de água e solo. Isso pode causar doenças como envenenamento por metais pesados, doenças respiratórias e outras condições relacionadas à poluição (Neves-Silva; Heller, 2020).
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/11/01/mariana-recuperacao-ambiental-e-o-programa-que-mais-evoluiu-em-4-anos-mas-ainda-esta-atrasada.ghtml
Considerando as informações e a figura acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O desperdício de materiais extraídos por meio da mineração é uma prática insustentável na engenharia civil.
II. Uso de asfalto ao invés de cimento é uma boa alternativa para a engenharia se tornar sustentável.
III. Um bom gerenciamento dos materiais e o aproveitamento integral dos recursos são fundamentais para reduzir o impacto ambiental e tornar a construção civil mais sustentável.
É correto o que se afirma em:
Múltipla Escolha:
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!