Logo Passei Direto
Buscar
As receitas das entidades públicas em algumas situações possuem particularidades. Em relação às Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias, assinale a alternativa correta.
Em relação às Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias, assinale a alternativa correta.
A) São as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta
B) São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem.
C) São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias de livre alocação entre a origem e a aplicação de recursos, para atender a quaisquer finalidades.
D) São os recursos financeiros e o valor das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros, que serão demonstradas na linha Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados.
User badge image
Aprimorando com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação às Receitas e Despesas Orçamentárias Ordinárias: A) São as movimentações de recursos financeiros entre órgãos e entidades da administração direta e indireta. - Esta definição não se aplica especificamente às receitas e despesas orçamentárias ordinárias, pois trata mais de transferências e movimentações internas. B) São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem. - Esta alternativa está correta, pois define que as receitas orçamentárias são líquidas de deduções e que as despesas são aplicadas conforme a legislação. C) São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias de livre alocação entre a origem e a aplicação de recursos, para atender a quaisquer finalidades. - Esta alternativa é incorreta, pois as despesas orçamentárias não são de livre alocação, elas devem seguir as diretrizes legais. D) São os recursos financeiros e o valor das entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros, que serão demonstradas na linha Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados. - Esta definição não se refere diretamente às receitas e despesas orçamentárias ordinárias. Portanto, a alternativa correta é: B) São as receitas orçamentárias, líquidas das deduções, e despesas orçamentárias aquelas de aplicação dos recursos definidos por lei, de acordo com sua origem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assim como nas empresas, as entidades públicas também têm receitas e despesas. No entanto, em relação às receitas e despesas das entidades públicas podemos afirmar que são parte do exercício financeiro.
Assinale a alternativa correta:
A) As receitas iniciais e as despesas nele legalmente empenhadas.
B) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente liquidadas.
C) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele atualizada.
D) As receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.

O uso das informações contábeis é de amplo alcance e diversos usuários tem acesso a elas. Para tanto, sabe-se que dentre esses usuários temos os usuários investidores relacionados aos aspectos econômicos e financeiros do Estado.
Os usuários investidores podem ser: Assinale a alternativa correta:
A) Bancos em geral, agências de rating e cidadãos em geral.
B) Dirigentes da entidade de todos os níveis e representantes dos funcionários ou trabalhadores.
C) Bancos públicos, Bancos privados e entidades de crédito e financiamento em geral.
D) Contribuintes, empresários e trabalhadores.

Na contabilidade, normas, leis e decretos atuam como reguladores da profissão e atuação do profissional contábil. Na contabilidade pública essa prerrogativa não é diferente. Há uma série de leis que devem ser atendidas pelos contadores e demais agentes que atuam na contabilidade pública.
Diante das alternativas apresentadas, qual é a lei que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal? Assinale a alternativa correta:
A) Lei nº 3.420, de 17 de março de 1964.
B) Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.
C) Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000
D) Lei no 4.320, de 17 d Março de 1964.

O plano de contas aplicado ao setor público (PCASP) é essencial para a escrituração dos atos e fatos contábeis. Ele obedece a um padrão para que sejam escriturados de forma padronizada e sistemática pelo órgão público.
O PCASP tem como finalidade: Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Alinhar os interesses da população com os órgãos públicos.
II. Padronizar os registros contábeis das entidades do setor público.
III. Permitir a consolidação nacional das contas públicas.
IV. Distinguir os registros de natureza patrimonial, orçamentária e de controle.
A) Somente as sentenças I e IV estão corretas.
B) Todas as sentenças estão corretas.
C) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
D) Somente as sentenças I, II e III estão corretas.

Com relação aos usuários das informações contábeis públicas, aos membros do poder legislativo, na condição de usuário, cumprem avaliar a condição financeira global, inclusive a estrutura da dívida e os recursos disponíveis, calculando a dívida consolidada líquida.
Qual é o objetivo dos membros do poder legislativo em relação às informações contábeis? Assinale a alternativa correta:
A) É a avaliação das responsabilidades atuais e contingentes, bem como a posição da dívida consolidada do governo com o objetivo de identificar sua habilidade para continuar arrecadando e comprometendo recursos, principalmente em relação à continuidade de certos gastos de natureza fixa.
B) É refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.
C) É monitorar o resultado para assegurar o cumprimento das finanças públicas. Preocupam-se ainda com os níveis e as fontes de recursos e o nível e tipos de gastos, principalmente nas funções em que estabeleceram aplicação mínima, com educação e saúde.
D) É apenas monitorar o resultado das finanças públicas.

Dentre as leis aplicas ao setor público temos a Lei 4.320/1964 que atua sobre o controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal.
Dentre as afirmativas abaixo, pode-se afirmar que a Lei 4.320/1964. Assinale a alternativa correta:
A) Não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que a lei trata de do orçamento público e dos balanços, estes que não tem finalidade de demonstrar os gastos e contas públicas.
B) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio dos principais instrumentos, que são os balanços.
C) Embora atue sobre o Orçamento Público, sua vigência não tem impacto sobre as finanças públicas, uma vez que cabe à outra lei atuar sobre as finanças.
D) Proporcionou melhor controle das finanças públicas e ajudou na construção de uma administração financeira e contábil sólida por meio do principal instrumento, que é o Orçamento Público.

Evidência qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).
O conceito citado está referindo-se a qual demonstração contábil aplicada ao setor público? Assinale a alternativa correta:
A) Demonstração das Variações Patrimoniais
B) Balanço Patrimonial
C) Balanço Orçamentário
D) Demonstração dos Fluxos de Caixa

CFC decidiu dar um impulso no processo de normatização da contabilidade pública no Brasil. Por meio de parceria firmada com o Ministério da Fazenda e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, foi firmado o documento denominado “Orientações Estratégicas para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, contendo algumas diretrizes.
Quais são as diretrizes de orientação estratégica para a contabilidade aplicada ao setor público acima? Assinale a alternativa correta:
I. Controlar as ações dos gestores públicos.
II. Promover o desenvolvimento conceitual da Contabilidade aplicada ao setor público no Brasil.
III. Estimular a convergência aos padrões internacionais de Contabilidade aplicada ao setor público.
IV. Fortalecer institucionalmente a Contabilidade aplicada ao setor público no seu papel de fonte de informação da situação patrimonial das entidades governamentais e similares.
A) Somente as sentenças I e III estão corretas.
B) Todas as sentenças estão corretas.
C) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
D) Somente as sentenças I, II e IV estão corretas.

O superávit é o termo utilizado pelas entidades públicas quando em determinado período de tempo as receitas são maiores que as despesas.
Como é apurado o superávit?
A) Demonstra a diferença positiva entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
B) Demonstra a diferença negativa entre as receitas empenhadas e as despesas atualizadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
C) Demonstra a diferença negativa entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.
D) Pela diferença positiva entre as receitas realizadas e as despesas empenhadas, se for o caso. O déficit é apresentado junto às receitas a fim de demonstrar o equilíbrio do Balanço Orçamentário.

Mais conteúdos dessa disciplina