Buscar

Qual a diferença entre Direito Natural e Direitos Humanos?

O primeiro tem ligação direta com o segundo. Entretanto, existe diferenças entre esses dois?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafael Maroja Di Pace Aragão

O direito natural é a idéia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior – trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida social que se originam no Estado. O direito natural deriva da natureza de algo, de sua essência. Sua fonte pode ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos.

Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Seu conceito também está ligado com a ideia de liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei.

2
Dislike1
User badge image

Sarah Ferreira

Muito obrigada!

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O direito natural prega a existência de direitos que são inerentes ao ser humanos. Os Direito Humanos, por outro lado, entendem que os direitos são conquistados, ou seja, são fruto de um longo processo histórico de evolução social, o que permite, inclusive, que direitos até então consagrados sejam revogados em determinado período histórico e que outros sejam agregados com o tempo.

Parte da doutrina entende que o Direito Natural é um dos fundamentos dos Direitos Humanos, na medida em que o primeiro defende a existência de Direitos que são anteriores e superiores ao Direito Estatal posto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais