Logo Passei Direto
Buscar
Infelizmente, algumas cenas ainda são comuns quando envolvem pessoas com e sem deficiência, principalmente com as não aptas e sensíveis, para lidar com as diferenças. Tais atitudes costumam ser impulsionadas pela falta de conhecimento sobre as deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, e, em boa parte, pelo preconceito trazido de casa. A exclusão é uma forma de bullying e deve ser combatida com o trabalho de toda a equipe.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA a respeito de como contribuir com a inclusão:
( ) O modelo social gerou uma série de políticas e projetos que tinham como principal objetivo melhorar a provisão de serviços públicos sociais. Assim, incluir requer mudanças nos setores.
( ) Tendo ouvido durante toda sua vida que são incapazes e um fardo aos familiares próximos, indivíduos com deficiência internalizam esse sentimento de inferioridade e, consequentemente, estão mais suscetíveis a problemas de baixa autoestima. Incluir esse público em programas sociais traria benefícios.
( ) Apesar de ter sido uma evolução, atualmente o modelo de inclusão é elogiado por focar exclusivamente na parte social, deixando de lado aspectos importantes como programas de prevenção e reabilitação dos sujeitos.
( X ) Definitivamente, contribuir com a inclusão passa pela informação. Primeiro, entender e conhecer cada particularidade, para depois adaptar-se à situação e propor alternativas que foquem na possibilidade dos alunos e não em suas dificuldades.
User badge image
DiversificandoEdu

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa correta é a última: (X) Definitivamente, contribuir com a inclusão passa pela informação. Primeiro, entender e conhecer cada particularidade, para depois adaptar-se à situação e propor alternativas que foquem na possibilidade dos alunos e não em suas dificuldades. Essa opção destaca a importância do conhecimento e da informação para promover a inclusão, abordando as particularidades de cada indivíduo e focando nas suas potencialidades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao conceituarmos diversidade cultural e a desigualdade social percebemos diferenças não só no significado da palavra, mas na constituição do próprio conceito. Diversidade possui significado diferente de desigualdade. No entanto, apesar da diferença, há uma relação entre elas, que se estabelecem a partir da forma em que se constituiu a diversidade num determinado país ou região.
Diante disso, como se constituiu a diversidade cultural no Brasil? Analise as sentenças a seguir:
I- Compôs-se a partir da miscigenação entre brancos, índios e negros, gerando preconceito e desigualdade social. CORRETA
II- Formou-se através de crenças, costumes e hábitos trazidos somente pelos africanos. ERRADA
III- Constituiu-se através dos costumes, crenças e tradições a partir da amolgação de brancos, índios e negros, pautados na igualdade social. CORRETA
IV- Formou-se a partir da influência cultural entre brancos, índios e negros, repercutindo em diferentes ideias e conceitos contraditórios. CORRETA

Paulo Freire, considerado um revolucionário da educação, mostra que “é impossível a neutralidade na educação” (FREIRE, 2006, p. 9). Diante disto, poder-se-ia apresentar as questões discriminatórias que se apresentam no seio da sociedade, a exemplo da exclusão social, da existência de escolas acessíveis a uma parcela da população mais abastada, enquanto às classes menos favorecidas destina-se unicamente a escola pública. Além disso, o individualismo é algo que, frequentemente, é reproduzido na e pela escola.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Quem ensina está, mesmo que sem perceber, influenciando o outro com sua forma de perceber o mundo.
( F ) Mesmo que o docente tenha sua opinião formada sobre política, religião e ideais de vida, dificilmente os alunos perceberão.
( V ) Um educador influencia muito mais pelo modo que age do que pelas palavras que transmite, pois as atitudes manifestam nosso jeito de ser, nossa cultura e ideias.

No que concerne à diversidade cultural e à desigualdade social, poder-se-ia dizer que estas mantêm entre si uma direta relação, na medida em que o aumento da diversidade cultural pode provocar uma maior desigualdade. Exemplo disso poderia ser o processo brasileiro de miscigenação, o que possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade.
Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural. CORRETA
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, faz-se mister uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade. CORRETA
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações. ERRADA
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional. CORRETA

Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes: Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas. Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas, Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás, Há estrelas que veem, que ouvem, Outras surdas e outras cegas. Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
( X ) Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
( ) As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
( ) Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.
( ) As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.

Quanto aos problemas raciais, das diferenças da exclusão e da inclusão social, é preciso pensar em como estes poderiam ser sanados, ou ao menos amenizados, principalmente quando as ocorrências se dão no ambiente escolar. No que concerne à sua solução, poder-se-ia levantar uma hipótese sobre uma possível solução.
Dentre as alternativas apresentadas, há a(as) que poderia(am) constituir solução(ões). Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Na educação de base, ou seja, desde pequenos, aprender a conviver e a respeitar as diferenças.
( F ) Obrigar a comunidade ao respeito às diferentes etnias.
( F ) Aplicar castigos às crianças (na escola) que não cumprem as determinações legais.

Para o estabelecimento da desigualdade social e da diversidade cultural, concorrem tendências como a pobreza e as diferenças individuais (raça). A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, da escassez de recursos financeiros etc. Isso permite a degradação dos ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade.
Acerca dessa tendência provocadora da desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A pobreza mantém direta relação com o pouco acesso aos recursos monetários.
A pobreza diz respeito à exclusão por causa do não pertencimento à mesma etnia.
O aspecto moradia, a precariedade desta, diz respeito à tendência racial.
No que se refere à pobreza, esta se pauta nos aspectos religião, tonalidade da pele, orientação sexual.

Apesar de tanta discussão e conscientização por parte do governo, religião e entidades não governamentais, o preconceito ainda vem acontecendo em nossa sociedade. Sobre os tipos de preconceito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homofobia. II- Racial. III- Religioso. IV- Social.
( II ) O outro caso foi dentro de um ônibus. A cobradora conta que uma pane elétrica travou as portas. Uma passageira que queria sair começou a xingar Claudinéia Gomes. “Ela queria que eu desse o nome do motorista a ela e, como eu não dei, ela me chamou de negra ordinária, dizendo que eu estava acoitando o motorista”.
( I ) O estudante do primeiro ano, que não quis ser identificado, conta que conversava com amigos na rua quando um grupo de estudantes em uma caminhonete - veteranos na universidade - percebeu que ele era calouro e se aproximou. "Estávamos parados na esquina conversando quando eles apareceram de carro ofendendo e xingando. Nós estávamos em seis pessoas e eles entre cinco e sete pessoas. Tudo começou com um trote. Descobriram que eu era homossexual e começaram a me humilhar", afirma.
( III ) Um motorista de táxi que teria se recusado a levar no carro um casal que saía de um terreiro de candomblé. "Eu disse que estava na frente do terreiro e a atendente me respondeu que foi por isso que ele recusou a corrida", afirmou Alcântara. Em contato com a empresa, Ednaldo conseguiu os dados do motorista e prestou uma queixa. O caso está sendo investigado na 7ª Delegacia Territorial.
( IV ) “Se fossem jovens de classe média, não seria caso de policial”, diz antropólogo sobre rolezinho.

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” Apesar desta declaração, ainda percebemos que muitos direitos não são respeitados, havendo preconceito, discriminação quanto à raça, homossexualidade, nível social e à mulher.
Acerca de cada um dos grupos mencionados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Raça.
II- Mulher.
III- Pobreza.
IV- Homossexualidade.
( III ) Gerada pelo desequilíbrio econômico, caracterizando a desigualdade social.
( I ) O tom da pele gera ainda em alguns casos, comportamento de repudia e preconceito, chegando a destrato e agressão física.
( II ) Pesquisas comprovam que, apesar de haver leis, como, por exemplo, a Maria da Penha, a violência e o desrespeito ainda continuam.
( IV ) Para algumas pessoas, a atração sexual entre sujeitos do mesmo sexo é uma atitude imoral que deve ser combatida.

Na atualidade, é perceptível, disseminada pelo globo, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo). Isto provoca também a dificuldade no acesso à alimentação, saúde, moradia, educação de qualidade, segurança, habitação, emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência, à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas.
Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto “desigualdade”. CORRETA
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto “desigualdade”. CORRETA
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a “desigualdade”. CORRETA
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos. ERRADA

A diversidade cultural traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. No entanto, traz também a desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito.
Sobre este último, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
( V ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões pré-estabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
( V ) O preconceito é demonstrado muitas vezes pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
( F ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.

Mais conteúdos dessa disciplina