Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Fiscal

Colégio Objetivo
A participação nos lucros é um atrativo para os empregados. Entretanto, é de interesse das empresas distribuir os resultados por questões tributárias. As participações dos empregados nos lucros das empresas são dedutíveis do IRPJ e da CSLL. A empresa poderá deduzir como despesa operacional as participações concedidas aos empregados no próprio exercício de sua constituição sem qualquer limitação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
( ) A distribuição dos lucros constitui salário dos empregados.
( ) Os pagamentos na forma de participação nos lucros não estão sujeitos ao INSS e ao FGTS.
( ) Para que a empresa usufrua a dedutibilidade das participações dos empregados nos lucros, deve-se cumprir o prazo mínimo de seis meses entre um pagamento e outro.
( ) Deve ser constituído um programa determinando a forma e as condições de pagamento sobre a participação dos empregados.
A V, F, V, F.
B V, V, F, F.
C V, V, V, F.
D F, V, V, V.
E F, V, F, V.
User badge image
Estudando com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a participação nos lucros: ( ) A distribuição dos lucros constitui salário dos empregados. É falsa (F). A participação nos lucros não é considerada salário, mas sim uma forma de remuneração variável que não integra a base de cálculo de encargos trabalhistas. ( ) Os pagamentos na forma de participação nos lucros não estão sujeitos ao INSS e ao FGTS. É verdadeira (V). Os valores pagos a título de participação nos lucros não são considerados para a incidência de INSS e FGTS. ( ) Para que a empresa usufrua a dedutibilidade das participações dos empregados nos lucros, deve-se cumprir o prazo mínimo de seis meses entre um pagamento e outro. É falsa (F). Não há exigência de um prazo mínimo de seis meses entre os pagamentos para que a dedutibilidade seja válida. ( ) Deve ser constituído um programa determinando a forma e as condições de pagamento sobre a participação dos empregados. É verdadeira (V). Para que a participação nos lucros seja considerada dedutível, deve haver um programa formal que estabeleça as condições de pagamento. Portanto, a sequência correta é: F, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a E) F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Simples Nacional foi instituído mediante a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte. A referida lei foi alterada pela Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016, determinando que, a partir de 1º de janeiro de 2018, as empresas podem optar por este regime de tributação desde que não ultrapassem, no ano-calendário, uma receita de R$ 4.800.000,00.
O Simples Nacional compreende o recolhimento mensal, por meio de documento único de arrecadação, dos seguintes tributos:
A IRPJ, IPI, CSLL, IPVA, IPTU, CPP, ICMS e ISS.
B IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e ISS.
C IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e IPTU.
D IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ITCMD e ISS.
E IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e INSS.

Ainda que o objetivo do governo seja arrecadar, são concedidos benefícios fiscais para estimular a economia. Alguns dos tributos que podem ser objeto de incentivo são: Imposto de Exportação (IE), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS).
Estes benefícios podem ser concedidos mediante:
A Redução das alíquotas, isenção ou compensação de tributos.
B Antecedência no recolhimento, renegociação das dívidas e isenção.
C Antecedência no recolhimento, eliminação da incidência tributária e compensação de tributos.
D Postergação do pagamento do tributo com incidência de juros, redução ou eliminação da incidência tributária.
E Compensação de tributos, postergação do pagamento do tributo com incidência de juros, renegociação das dívidas.

A fim de realizar o planejamento tributário faz-se necessário compreender a hierarquia das normas tributárias. A norma que organiza o sistema tributário nacional, define os tributos, as competências tributárias dos entes federativos e os limites ao poder de tributar é considerada a Lei Maior.
As normas devem seguir a Lei Maior que se refere a:
A Decretos.
B Resoluções.
C Leis Complementares.
D Emendas Constitucionais.
E Constituição Federal de 1988.

O planejamento tributário visa reduzir, retardar ou eliminar o pagamento de tributos. Nesse sentido, existem três tipos de planejamento tributário: preventivo, corretivo e especial.
Associe as assertivas a seguir utilizando (1) para Planejamento Preventivo; (2) para Planejamento Corretivo e (3) para Planejamento Especial.
( ) o planejamento é feito após detectar o erro fiscal.
( ) o planejamento acontece antes de atender as obrigações principais e acessórias.
( ) a análise acontece em razão de um fato que impacta diretamente na operação da empresa.
A 2, 1, 3.
B 1, 2, 3.
C 2, 3, 1.
D 1, 3, 2.
E 3, 1, 2.

Mocivuna, Thompson e Silva (2019) analisaram 60 Acórdãos do CARF, acerca dos critérios, válidos ou não, adotados para redução, postergação ou afastamento de tributos por meio de operações societárias de cisão, fusão e/ou incorporação, julgados nos anos de 2016 e de 2017. Foi constatado que 43% das empresas realizam incorporação no planejamento, seguida da cisão com 35% e a fusão com 22%.
Com relação a cisão, existem três modalidades, sendo elas:
A Pura, extinção e parcial.
B Segregação, extinção e total.
C Total, absorção e parcial.
D Total, pura e nula.
E Compensatória, total e nula.

A responsabilidade tributária tem como objetivo facilitar a fiscalização e tornar a tributação viável. Ao intitular um terceiro como responsável tributário, a lei pode afastar a responsabilidade tributária do contribuinte por meio da substituição tributária ou transferência.
Neste sentido, analise as afirmações a seguir sobre substituição tributária e assinale a alternativa correta.
I. A substituição tributária antecedente corresponde à substituição “para trás” ou “regressiva”.
II. A substituição tributária concomitante ocorre quando determinado contribuinte não realiza a operação, mas a lei transfere a responsabilidade para este sujeito.
III. A substituição tributária subsequente corresponde à substituição “para frente” ou “progressiva”.
IV. A substituição tributária preexistente ocorre após a concretização do fato gerador, a uma terceira pessoa sem relação pessoal e direta com o fato gerador, a obrigação do pagamento do tributo.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 150, os entes federados devem cumprir os limites estabelecidos ao poder de tributar. Os princípios têm por finalidade nortear as atividades do Estado mantendo a vida social em equilíbrio.
Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O princípio da Legalidade determina que é proibido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributos sem lei que o constitua.
II. O princípio da Isonomia determina o tratamento tributário igualitário entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
III. O princípio da Anterioridade garante que os tributos não serão cobrados em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
IV. O princípio da Irretroatividade estabelece que um tributo não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro em tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e deve cumprir o período nonagesimal.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E I, II, III e IV estão corretas.

A capacidade tributária passiva envolve o sujeito passivo que é aquele que realiza o fato gerador da obrigação tributária. Toda pessoa física ou jurídica possui capacidade tributária passiva (art. 126, CTN). O sujeito passivo da obrigação principal se refere ao contribuinte ou responsável pelo pagamento do tributo.
Neste sentido, analise as afirmacoes a seguir sobre contribuinte e responsável e assinale a alternativa correta.
I. O contribuinte caracteriza-se como sujeito passivo indireto.
II. O contribuinte corresponde a pessoa física ou jurídica que tem relação pessoal e direta com a situação que constitui o fato gerador e tem a obrigação legal de pagar o tributo.
III. O responsável trata-se da sujeição passiva direta.
IV. O responsável corresponde a pessoa obrigada por lei a pagar o tributo, não tem relação pessoal e direta com a situação que constitui o fato gerador.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.

O objetivo da responsabilidade tributária é facilitar a fiscalização e tornar a tributação viável. Ao designar um terceiro como responsável tributário, a lei pode afastar a responsabilidade tributária do contribuinte mediante a substituição tributária ou transferência.
Sendo assim, a sujeição passiva indireta por substituição tributária pode ser classificada como:
A Antecedente, concomitante e subsequente.
B Preexistente, imediata e simultânea.
C Originária, preexistente e simultânea.
D Imediata, concomitante e subsequente.
E Imediata, originária e subsequente.

A reorganização societária pode ocorrer por meio de transformação, cisão, incorporação e fusão. Mocivuna, Thompson e Silva (2019) constataram mediante análise de 60 Acórdãos do CARF julgados nos anos de 2016 e de 2017 que 43% das empresas realizam incorporação, seguida da cisão com 35% e a fusão com 22%.
Associe as figuras a seguir utilizando (1) para Incorporação; (2) para Fusão e (3) para Cisão.
A 1, 2, 3.
B 1, 3, 2.
C 2, 1, 3.
D 3, 1, 2.
E 3, 2, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina