Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a Lei nº 8.212/91, artigo 12, os contribuintes individuais são segurados obrigatórios da Previdência Social. Estes representam os empresários, trabalhadores autônomos e equiparado a trabalhador autônomo.
Com base no texto, analise as asserções a seguir sobre os contribuintes individuais e marque V para verdadeira e F para falsa:
( ) As empresas contratantes utilizarão a alíquota de 20% para efetuar o desconto da contribuição previdenciária dos contribuintes individuais.
( ) O contribuinte que prestar serviço a uma ou mais empresas poderá descontar da sua contribuição mensal 45% da contribuição patronal da contratante, que foi realmente recolhida ou declarada, limitada a 9% sobre o salário de contribuição.
( ) O valor da contribuição dos contribuintes individuais não deve ultrapassar o percentual 11% sobre o serviço prestado.
( ) Os profissionais autônomos devem atentar-se a contribuição previdenciária para não sofrer retenção indevida.
A V, F, V, F.
B F, V, F, V.
C F, F, V, V.
D V, V, F, F.
E V, V, V, V.
User badge image
Ensinando Através de Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os contribuintes individuais de acordo com a Lei nº 8.212/91: ( ) As empresas contratantes utilizarão a alíquota de 20% para efetuar o desconto da contribuição previdenciária dos contribuintes individuais. É falsa (F). A alíquota de 20% se refere à contribuição patronal, e não ao desconto da contribuição dos contribuintes individuais. ( ) O contribuinte que prestar serviço a uma ou mais empresas poderá descontar da sua contribuição mensal 45% da contribuição patronal da contratante, que foi realmente recolhida ou declarada, limitada a 9% sobre o salário de contribuição. É verdadeira (V). O contribuinte individual pode sim descontar parte da contribuição patronal, conforme descrito. ( ) O valor da contribuição dos contribuintes individuais não deve ultrapassar o percentual de 11% sobre o serviço prestado. É verdadeira (V). A contribuição dos contribuintes individuais é, de fato, limitada a 11% sobre o valor do serviço prestado. ( ) Os profissionais autônomos devem atentar-se à contribuição previdenciária para não sofrer retenção indevida. É verdadeira (V). É importante que os profissionais autônomos estejam atentos às suas contribuições para evitar retenções indevidas. Portanto, a sequência correta é: F, V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) F, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Simples Nacional foi instituído mediante a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte. A referida lei foi alterada pela Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016, determinando que, a partir de 1º de janeiro de 2018, as empresas podem optar por este regime de tributação desde que não ultrapassem, no ano-calendário, uma receita de R$ 4.800.000,00.
O Simples Nacional compreende o recolhimento mensal, por meio de documento único de arrecadação, dos seguintes tributos:
A IRPJ, IPI, CSLL, IPVA, IPTU, CPP, ICMS e ISS.
B IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e ISS.
C IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e IPTU.
D IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ITCMD e ISS.
E IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e INSS.

Ainda que o objetivo do governo seja arrecadar, são concedidos benefícios fiscais para estimular a economia. Alguns dos tributos que podem ser objeto de incentivo são: Imposto de Exportação (IE), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS).
Estes benefícios podem ser concedidos mediante:
A Redução das alíquotas, isenção ou compensação de tributos.
B Antecedência no recolhimento, renegociação das dívidas e isenção.
C Antecedência no recolhimento, eliminação da incidência tributária e compensação de tributos.
D Postergação do pagamento do tributo com incidência de juros, redução ou eliminação da incidência tributária.
E Compensação de tributos, postergação do pagamento do tributo com incidência de juros, renegociação das dívidas.

A fim de realizar o planejamento tributário faz-se necessário compreender a hierarquia das normas tributárias. A norma que organiza o sistema tributário nacional, define os tributos, as competências tributárias dos entes federativos e os limites ao poder de tributar é considerada a Lei Maior.
As normas devem seguir a Lei Maior que se refere a:
A Decretos.
B Resoluções.
C Leis Complementares.
D Emendas Constitucionais.
E Constituição Federal de 1988.

O planejamento tributário visa reduzir, retardar ou eliminar o pagamento de tributos. Nesse sentido, existem três tipos de planejamento tributário: preventivo, corretivo e especial.
Associe as assertivas a seguir utilizando (1) para Planejamento Preventivo; (2) para Planejamento Corretivo e (3) para Planejamento Especial.
( ) o planejamento é feito após detectar o erro fiscal.
( ) o planejamento acontece antes de atender as obrigações principais e acessórias.
( ) a análise acontece em razão de um fato que impacta diretamente na operação da empresa.
A 2, 1, 3.
B 1, 2, 3.
C 2, 3, 1.
D 1, 3, 2.
E 3, 1, 2.

Mocivuna, Thompson e Silva (2019) analisaram 60 Acórdãos do CARF, acerca dos critérios, válidos ou não, adotados para redução, postergação ou afastamento de tributos por meio de operações societárias de cisão, fusão e/ou incorporação, julgados nos anos de 2016 e de 2017. Foi constatado que 43% das empresas realizam incorporação no planejamento, seguida da cisão com 35% e a fusão com 22%.
Com relação a cisão, existem três modalidades, sendo elas:
A Pura, extinção e parcial.
B Segregação, extinção e total.
C Total, absorção e parcial.
D Total, pura e nula.
E Compensatória, total e nula.

A responsabilidade tributária tem como objetivo facilitar a fiscalização e tornar a tributação viável. Ao intitular um terceiro como responsável tributário, a lei pode afastar a responsabilidade tributária do contribuinte por meio da substituição tributária ou transferência.
Neste sentido, analise as afirmações a seguir sobre substituição tributária e assinale a alternativa correta.
I. A substituição tributária antecedente corresponde à substituição “para trás” ou “regressiva”.
II. A substituição tributária concomitante ocorre quando determinado contribuinte não realiza a operação, mas a lei transfere a responsabilidade para este sujeito.
III. A substituição tributária subsequente corresponde à substituição “para frente” ou “progressiva”.
IV. A substituição tributária preexistente ocorre após a concretização do fato gerador, a uma terceira pessoa sem relação pessoal e direta com o fato gerador, a obrigação do pagamento do tributo.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 150, os entes federados devem cumprir os limites estabelecidos ao poder de tributar. Os princípios têm por finalidade nortear as atividades do Estado mantendo a vida social em equilíbrio.
Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O princípio da Legalidade determina que é proibido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributos sem lei que o constitua.
II. O princípio da Isonomia determina o tratamento tributário igualitário entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
III. O princípio da Anterioridade garante que os tributos não serão cobrados em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
IV. O princípio da Irretroatividade estabelece que um tributo não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro em tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e deve cumprir o período nonagesimal.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E I, II, III e IV estão corretas.

A capacidade tributária passiva envolve o sujeito passivo que é aquele que realiza o fato gerador da obrigação tributária. Toda pessoa física ou jurídica possui capacidade tributária passiva (art. 126, CTN). O sujeito passivo da obrigação principal se refere ao contribuinte ou responsável pelo pagamento do tributo.
Neste sentido, analise as afirmacoes a seguir sobre contribuinte e responsável e assinale a alternativa correta.
I. O contribuinte caracteriza-se como sujeito passivo indireto.
II. O contribuinte corresponde a pessoa física ou jurídica que tem relação pessoal e direta com a situação que constitui o fato gerador e tem a obrigação legal de pagar o tributo.
III. O responsável trata-se da sujeição passiva direta.
IV. O responsável corresponde a pessoa obrigada por lei a pagar o tributo, não tem relação pessoal e direta com a situação que constitui o fato gerador.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas I e III estão corretas.
C Apenas II e IV estão corretas.
D Apenas I, II e IV estão corretas.
E Apenas II, III e IV estão corretas.

O objetivo da responsabilidade tributária é facilitar a fiscalização e tornar a tributação viável. Ao designar um terceiro como responsável tributário, a lei pode afastar a responsabilidade tributária do contribuinte mediante a substituição tributária ou transferência.
Sendo assim, a sujeição passiva indireta por substituição tributária pode ser classificada como:
A Antecedente, concomitante e subsequente.
B Preexistente, imediata e simultânea.
C Originária, preexistente e simultânea.
D Imediata, concomitante e subsequente.
E Imediata, originária e subsequente.

A reorganização societária pode ocorrer por meio de transformação, cisão, incorporação e fusão. Mocivuna, Thompson e Silva (2019) constataram mediante análise de 60 Acórdãos do CARF julgados nos anos de 2016 e de 2017 que 43% das empresas realizam incorporação, seguida da cisão com 35% e a fusão com 22%.
Associe as figuras a seguir utilizando (1) para Incorporação; (2) para Fusão e (3) para Cisão.
A 1, 2, 3.
B 1, 3, 2.
C 2, 1, 3.
D 3, 1, 2.
E 3, 2, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina