Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os princípios e métodos de interpretação das normas constitucionais, considere o caso da inclusão da entidade familiar, formada por casais do mesmo sexo e seus descendentes.
A partir da análise das assertivas, marque a alternativa correta:
I. De acordo com o princípio da unidade da Constituição, ela deve ser considerada como um todo, não podendo a questão pautar-se somente no princípio da dignidade da pessoa humana, para reconhecer a entidade familiar como uma nova acepção de família, nem somente na definição de família, composta pela união de homem e de mulher e seus descendentes, partindo do art. 226, da CF/88.
II. Com base no princípio da harmonização, confrontados o princípio da dignidade da pessoa humana e a concepção de família até então vigente, eles devem ser harmonizados para que se evite o sacrifício total de um em detrimento do outro.
III. A interpretação conforme a Constituição conduzirá inevitavelmente à conclusão de que família somente poderá abranger o caso composto por homem e mulher, ainda que o art. 226, §4º, da CF/88, admita, inclusive, a hipótese de composição de um modelo familiar apenas por um dos pais e seus filhos, o que autoriza a adoção de crianças por pessoas solteiras.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. De acordo com o princípio da unidade da Constituição, ela deve ser considerada como um todo, não podendo a questão pautar-se somente no princípio da dignidade da pessoa humana, para reconhecer a entidade familiar como uma nova acepção de família, nem somente na definição de família, composta pela união de homem e de mulher e seus descendentes, partindo do art. 226, da CF/88. Essa afirmativa é verdadeira, pois o princípio da unidade da Constituição realmente exige que se considere a Constituição como um todo, integrando todos os seus princípios. II. Com base no princípio da harmonização, confrontados o princípio da dignidade da pessoa humana e a concepção de família até então vigente, eles devem ser harmonizados para que se evite o sacrifício total de um em detrimento do outro. Essa afirmativa também é verdadeira, pois o princípio da harmonização busca equilibrar os direitos e garantias constitucionais, evitando que um princípio anule o outro. III. A interpretação conforme a Constituição conduzirá inevitavelmente à conclusão de que família somente poderá abranger o caso composto por homem e mulher, ainda que o art. 226, §4º, da CF/88, admita, inclusive, a hipótese de composição de um modelo familiar apenas por um dos pais e seus filhos, o que autoriza a adoção de crianças por pessoas solteiras. Essa afirmativa é falsa, pois a interpretação conforme a Constituição deve considerar a evolução dos conceitos de família, incluindo a possibilidade de entidades familiares formadas por casais do mesmo sexo, conforme a jurisprudência do STF. Portanto, as assertivas I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. A alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: não há uma alternativa correta que contenha todos os itens verdadeiros, pois apenas I e II são verdadeiros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para ser considerada Constituição, a norma deve refletir os fatores reais de poder, que são os elementos sociais, ou seja, a vontade social.
Com base nesse conceito de Constituição, julgue as assertivas a seguir:
I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, fruto do processo de redemocratização brasileiro, reflete essa vontade social, não podendo ser considerada mera folha de papel.
II. A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891, promulgada após a proclamação da República, reflete a vontade social da época que ansiava pela queda da forma de governo monárquico.
III. A Constituição de 1946 refletiu a vontade social, uma vez que foi promulgada após a queda da ditadura de Vargas, não se identificando com uma mera folha de papel.
IV. Todas as constituições acima identificadas, por essa análise, estão de acordo com o conceito sociológico de Constituição de Hans Kelsen.
a. Quanto à mutabilidade, a CF/88 classifica-se como semirrígida, uma vez que adota processo mais complexo para alteração de algumas normas nela contidas, sendo que, para as demais, aplica-se o mesmo processo de alteração da lei.
b. As cláusulas pétreas, previstas no art. 60, §4º, da CF/88, somente poderiam ter sido alteradas pelo poder constituinte derivado revisor após cinco anos de promulgação da CF/88, quando foi realizada a revisão constitucional, prevista no art. 3º, do ADCT.
c. O plebiscito, ocorrido em 1993, em que foram escolhidos, pela população a forma (República ou Monarquia) e o sistema de governo (presidencialismo ou parlamentarismo), faz com que, quanto à origem, a CF/88 seja considerada cesarista.
d. Segundo Alexandre de Moraes, a CF/88 deve ser classificada como sendo superrígida, uma vez que ela possui um núcleo imutável, composto pelas chamadas cláusulas pétreas, sendo as demais normas alteráveis por processo mais dificultoso do que aquele utilizado para a criação das leis.
e. As cláusulas pétreas, previstas no art. 60, §4º, da CF/88, podem ser alteradas pelo poder constituinte derivado reformador, uma vez que a CF/88 classifica-se, quanto à alterabilidade, como rígida.

Mais conteúdos dessa disciplina