Logo Passei Direto
Buscar
A profissão de Assistente Social surgiu com a influência da Igreja Católica, e as ações da assistência social estavam sempre voltadas às práticas caritativas e filantrópicas. Porém, contexto social e econômico dos primeiros anos do séc. XX exigia mudanças. A Escola fundada por Alexandre Del Río em 1925, no Chile, teve também um apelo ligado ao Estado, porque havia a necessidade de profissionais que pudessem auxiliar na área da saúde.
Considerando redimensionamento da profissão de assistente social ante as transformações sociais, assinale a alternativa CORRETA:
A - A crise do Capitalismo, a descentralização e a municipalização das políticas públicas resultou na redução do mercado de trabalho do assistente social.
B - No contexto capitalista, o trabalho desenvolvido pelo assistente social pode ser incluído entre as atividades diretamente produtivas, voltadas à acumulação do capital. No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional se permeia por interesses de classes sociais antagônicas, respondendo a demandas do capital e do trabalho, e tem nas expressões da questão social a base de justificação da profissão.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar as alternativas apresentadas: A - A crise do Capitalismo, a descentralização e a municipalização das políticas públicas resultou na redução do mercado de trabalho do assistente social. - Essa afirmação parece contradizer a realidade, pois, em muitos contextos, a descentralização e a municipalização das políticas públicas podem, na verdade, ampliar as oportunidades de trabalho para assistentes sociais, já que há uma maior demanda por serviços sociais em nível local. B - No contexto capitalista, o trabalho desenvolvido pelo assistente social pode ser incluído entre as atividades diretamente produtivas, voltadas à acumulação do capital. No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional se permeia por interesses de classes sociais antagônicas, respondendo a demandas do capital e do trabalho, e tem nas expressões da questão social a base de justificação da profissão. - Esta alternativa reconhece a complexidade do papel do assistente social dentro do contexto capitalista, onde a profissão lida com as demandas sociais e as relações de classe, além de destacar a importância da questão social como justificativa para a atuação do assistente social. Diante dessa análise, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina