Logo Passei Direto
Buscar

Teoria Literária

Humanas / Sociais

Questão 3/10 - Redação em Mídias Digitais* 

 Ler em voz alta

Leia o excerto de texto:



 “A partir da década de 1990, os gêneros textuais e/ou discursivos ganham cada vez mais enfoque, ora como conteúdos de ensino, ora como instrumentos em atividades didáticas. Esse novo movimento resulta, mais uma vez, do investimento da comunidade acadêmica em pesquisas com o discurso e com a textualidade aplicados às relações de ensino/aprendizagem, em suas diversas vertentes teórico metodológicas.” 



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues; FOSSEY, Marcela Franco; MENDONÇA, Marina Célia; FIAD, Raquel Salek. GÊNEROS DE DISCURSO, ESCRITA E ENSINO. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(58.3): 996-1003, set./dez. 2019. p. 997. https://www.scielo.br/j/tla/a/rFbv5tTQNYrYtnb6srt49tr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2022.



 



De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Redação publicitária digital sobre gêneros do discurso, analise as seguintes afirmativas:



I. De acordo com Bakhtin, os enunciados são atos comunicativos, ou seja, unidades reais do discurso.


II. Os enunciados se acomodam em fronteiras definidas por seu caráter dialógico, isto é, pela alternância da interlocução.


III. Os gêneros do discurso são tão variados quanto são variadas as atividades humanas nas quais a linguagem é colocada em diálogo.


IV. Quando falamos ou escrevemos, usamos a nossa subjetividade e isso permite que cada um de nós construa, livremente, as características do próprio gênero.


 



Estão corretas apenas as afirmativas:

A

I e II

B

I e IV

C

I, II e III

D

I, II e IV

E

III e IV

User badge image
marcos andre malta dantas

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. De acordo com Bakhtin, os enunciados são atos comunicativos, ou seja, unidades reais do discurso. Verdadeiro, Bakhtin realmente considera os enunciados como atos comunicativos que fazem parte do discurso. II. Os enunciados se acomodam em fronteiras definidas por seu caráter dialógico, isto é, pela alternância da interlocução. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Bakhtin enfatiza a natureza dialógica da comunicação. III. Os gêneros do discurso são tão variados quanto são variadas as atividades humanas nas quais a linguagem é colocada em diálogo. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois os gêneros do discurso refletem a diversidade das atividades humanas. IV. Quando falamos ou escrevemos, usamos a nossa subjetividade e isso permite que cada um de nós construa, livremente, as características do próprio gênero. Falso, embora a subjetividade influencie a produção de enunciados, os gêneros do discurso têm características e convenções que não são totalmente livres, mas sim moldadas por contextos sociais e culturais. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: C) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina