Logo Passei Direto
Buscar

Direito

UNINTA

Determinado cidadão celebrou colaboração premiada nos autos de ação penal em que figura como réu. Com base no teor de referida colaboração, o juiz determinou realização de busca e apreensão em escritório de advocacia, objetivando a obtenção de documentos que comprovassem as afirmações constantes no teor da delação. O mandado de busca e apreensão foi expedido de forma específica e pormenorizada, e cumprido na presença de representante da OAB. À luz das normas aplicáveis à espécie, assinale a opção verdadeira.


  • A busca realizada é nula, por ser fundada apenas em elementos produzidos em declarações do colaborador, sem confirmação por outros meios de prova.
  • O EAOAB faculta ao advogado, excepcionalmente, efetuar colaboração premiada contra quem seja ou tenha sido seu cliente.
  • Caso o representante da OAB não seja respeitado pelas autoridades que conduzirão a busca, tal fato poderá configurar infração disciplinar por parte de referidas autoridades, sem, contudo, caracterizar abuso de autoridade.
  • Por ser fundada apenas em colaboração premiada, a busca e apreensão realizada é anulável, e em consequência disto as provas por ela produzidas podem ser consideradas imprestáveis.


User badge image
Maira Pimentel

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as alternativas apresentadas uma a uma: 1. A busca realizada é nula, por ser fundada apenas em elementos produzidos em declarações do colaborador, sem confirmação por outros meios de prova. Essa afirmação não é verdadeira, pois a colaboração premiada pode ser um indício que, se corroborado por outros elementos, pode justificar a busca e apreensão. 2. O EAOAB faculta ao advogado, excepcionalmente, efetuar colaboração premiada contra quem seja ou tenha sido seu cliente. Essa afirmação é falsa. O Estatuto da OAB proíbe que o advogado colabore contra seu cliente, mesmo em casos excepcionais. 3. Caso o representante da OAB não seja respeitado pelas autoridades que conduzirão a busca, tal fato poderá configurar infração disciplinar por parte de referidas autoridades, sem, contudo, caracterizar abuso de autoridade. Essa afirmação é verdadeira. O respeito ao representante da OAB é uma questão de ética e disciplina, mas não necessariamente configura abuso de autoridade. 4. Por ser fundada apenas em colaboração premiada, a busca e apreensão realizada é anulável, e em consequência disto as provas por ela produzidas podem ser consideradas imprestáveis. Essa afirmação é incorreta, pois a busca e apreensão pode ser válida se houver outros elementos que a justifiquem, além da colaboração premiada. Diante da análise, a alternativa correta é: "Caso o representante da OAB não seja respeitado pelas autoridades que conduzirão a busca, tal fato poderá configurar infração disciplinar por parte de referidas autoridades, sem, contudo, caracterizar abuso de autoridade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina