Logo Passei Direto
Buscar
A úlcera venosa pode ser definida como uma lesão aberta, na perna ou no pé, decorrente da hipertensão venosa persistente no local. Ocorre devido à insuficiência venosa crônica, que se caracteriza por hipertensão venosa persistente nos membros inferiores, devido ao refluxo nas veias superficiais, perfurantes ou profundas ou à oclusão venosa. A abordagem à pessoa com úlcera venosa requer um conhecimento específico, tanto na fisiopatologia, quanto na prevenção e no tratamento. Sobre a terapia de compressão podemos afirmar que:
a) Aumenta o refluxo patológico, durante a deambulação, e diminui o volume de ejeção durante a ativação dos músculos da panturrilha.
b) Aumenta a saída de líquidos e macromoléculas dos capilares e vênulas para o tecido intersticial, o que favorece a reabsorção do edema e melhora a drenagem linfática.
c) Aumentar o retorno venoso profundo.
d) Diminui a microcirculação.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à terapia de compressão no tratamento de úlceras venosas: a) Aumenta o refluxo patológico, durante a deambulação, e diminui o volume de ejeção durante a ativação dos músculos da panturrilha. - Esta afirmação é incorreta, pois a terapia de compressão visa reduzir o refluxo venoso, não aumentá-lo. b) Aumenta a saída de líquidos e macromoléculas dos capilares e vênulas para o tecido intersticial, o que favorece a reabsorção do edema e melhora a drenagem linfática. - Esta afirmação é incorreta, pois a terapia de compressão tem o efeito oposto, ajudando a reduzir a saída de líquidos para o tecido intersticial. c) Aumentar o retorno venoso profundo. - Esta afirmação é correta. A terapia de compressão ajuda a aumentar o retorno venoso, promovendo a circulação e reduzindo a hipertensão venosa. d) Diminui a microcirculação. - Esta afirmação é incorreta, pois a terapia de compressão não diminui a microcirculação; na verdade, ela pode ajudar a melhorar a circulação. Portanto, a alternativa correta é: c) Aumentar o retorno venoso profundo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A equipe de Enfermagem deve permitir que os familiares tenham um tempo com o cadáver, deve entregar à família os objetos pessoais, pedir para assinar o livro de protocolo além de identificar o cadáver com os dados pessoais, preparar o corpo e enviar ao necrotério e fazer anotações no prontuário.
A preparação do corpo antes de levá-lo ao necrotério inclui, EXCETO:
A. Dar banho no leito se necessário
B. Retirar sondas, drenos e fazer curativos se necessário.
C. Fazer tamponamento dos orifícios com algodão ou gaze.
D. Prender braços e pernas com atadura.
E. Colocar o cadáver identificado no Necrotério do Hospital, dispensando a utilização de saco para óbito.

O sistema termorregulador trabalha estimulando a perda de calor em ambientes de calor excessivo e acelerando os fenômenos metabólicos no frio para compensar a perda de calor.
Considerando a temperatura do corpo, o estado febril é de:
A) 34 - 36 °C
B) 36 – 37 °C
C) 37 – 38 °C
D) 38 – 39 °C
E) 39 – 40 °C

A alteração na frequência do pulso denuncia alteração na quantidade de fluxo sanguíneo. A Frequência é uma variação média de acordo com a idade.
Estabeleça a relação pulso normal e faixa etária e assinale a alternativa CORRETA:
A. 60-70 bpm Mulher adulta
B. 70-80 bpm Homem adulto
C. 80-90 bpm Criança de 1 a 7 anos
D. 80-120 bpm Criança acima de 7 anos
E. 110-130 bpm Crianças abaixo de 1 ano.

A nutrição enteral consiste na administração de alimentos e nutrientes por meio de sonda enteral, gástrica ou estoma localizado em determinado segmento do trato digestório. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA em relação à assistência de enfermagem à nutrição enteral.
I – Confirmar o posicionamento da sonda, antes de administrar a dieta, com ausculta abdominal, aspiração do conteúdo gástrico ou por meio de radiografias. II – Colocar o paciente em decúbito dorsal horizontal. III – Medir resíduo gástrico, se indicado, aspirar com seringa e medir o volume obtido, decorrente do retorno de dieta infundida, anteriormente. IV – Após a administração da dieta, infundir água filtrada para manter a sonda limpa e permeável.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina