Logo Passei Direto
Buscar
A globalização é o nome dado a toda essa interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, econômica e política, por isso ela se caracteriza em escala mundial, ou seja, global.
A globalização apresenta aspectos positivos e negativos, bem como alguns enfrentamentos das fronteiras internacionais. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I- Por causa da globalização, as migrações se tornaram mais intensas, pois as pessoas buscam qualidade de vida.
II- Com a globalização, há uma fragilização fronteiriça, como a falta de estrutura político-administrativa e divisão de responsabilidade entre os países.
III- Não podemos negar que a globalização surgiu, na perspectiva econômica, para satisfazer às necessidades humanas, bem como os desejos das pessoas, movendo a economia mundial; consequentemente, diminuindo a desigualdade social no mundo.
IV- A globalização não causa desemprego e desigualdade porque as empresas passam a querer competir mais, a produzir mais e com menor custo, contratando, assim, muita mão de obra que julga necessária.
V- Com a globalização, aumentou o desemprego em algumas regiões, evidenciando também a desigualdade social, distribuição de renda altamente desigual e exploração do trabalho, principalmente de mulheres, crianças e adolescentes.
A As afirmativas I, II e V estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.
User badge image
Questões Para o Saber

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa: I- Por causa da globalização, as migrações se tornaram mais intensas, pois as pessoas buscam qualidade de vida. Verdadeiro, a globalização facilita a mobilidade e as migrações em busca de melhores condições de vida. II- Com a globalização, há uma fragilização fronteiriça, como a falta de estrutura político-administrativa e divisão de responsabilidade entre os países. Verdadeiro, a globalização pode levar a uma fragilização das fronteiras, dificultando a governança e a responsabilidade compartilhada. III- Não podemos negar que a globalização surgiu, na perspectiva econômica, para satisfazer às necessidades humanas, bem como os desejos das pessoas, movendo a economia mundial; consequentemente, diminuindo a desigualdade social no mundo. Falso, embora a globalização tenha potencial para mover a economia, ela também pode aumentar a desigualdade social em vez de diminuí-la. IV- A globalização não causa desemprego e desigualdade porque as empresas passam a querer competir mais, a produzir mais e com menor custo, contratando, assim, muita mão de obra que julga necessária. Falso, a globalização pode, na verdade, levar ao desemprego e à desigualdade, pois a competição pode resultar em cortes de custos e demissões. V- Com a globalização, aumentou o desemprego em algumas regiões, evidenciando também a desigualdade social, distribuição de renda altamente desigual e exploração do trabalho, principalmente de mulheres, crianças e adolescentes. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma realidade observada em várias regiões do mundo. Agora, vamos ver quais afirmativas estão corretas: - I: Correta - II: Correta - III: Incorreta - IV: Incorreta - V: Correta Portanto, as afirmativas I, II e V estão corretas. A alternativa correta é: A) As afirmativas I, II e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização preparada para atuar frente às demandas impostas pela sociedade moderna. Para fortalecer esse movimento, surge também a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), que objetiva desenvolver estratégias econômicas para o desenvolvimento integral do país.
A partir desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) realiza diagnósticos capazes de identificar as causas da fragilidade econômica dos países que compõem essa comissão.
II- Em um dos diagnósticos realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), foram identificados aspectos referentes à superprodução de produtos primários e déficit na questão dos produtos industrializados.
III- A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) é composta exclusivamente por países da América Latina.
IV- A Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) é a única comissão regional da Organização das Nações Unidas (ONU).
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política, visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
b) Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
c) Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.
d) A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.

A temática da exclusão e da inclusão social tem assumido uma discussão ampla sobre a garantia ou não dos direitos sociais. Sabemos que a exclusão social está presente na sociedade, expressando um complexo de realidades de enfrentamentos para o assistente social.
Assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os direitos sociais que deveriam na prática ser garantidos e não são em muitos casos:
a) Tecnologia, saúde, ética, saneamento, alimentação, renda.
b) Educação, segurança, saúde, trabalho, previdência social.
c) Segurança, lei, bem-estar, universidade, lazer.
d) Saúde, moral, tecnologia, vestuário, trabalho, salário.

O mercantilismo era considerado um conjunto de ideias econômicas, que enfatizava que a prosperidade de um país dependia do capital que tinha. Assim, as políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata).
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
A) Teoria econômica da Idade Moderna conhecida como capitalismo.
B) Foi uma das práticas econômicas usadas no mercantilismo que considerava o escambo como atividade econômica.
C) Teoria econômica da Idade Média conhecida como liberalismo.
D) Essa crença era conhecida como bulionismo, sistema monetário em que o papel-moeda era baseado em metal.

John Maynard Keynes contribuiu de forma positiva com sua publicação, a obra Teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda. Esta publicação ocorreu em um ambiente econômico e político bastante confuso e movimentado para a época, conhecida como a grande depressão, em que aconteceu a quebra da bolsa de valores de Nova York.
Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A crise de 1929, classificada como a ?Grande Depressão?, foi a maior crise econômica, de nível mundial, do século.
( ) A crise de 1929, ocorrida no século XX, teve como ponto central a quebra da Bolsa de Valores, que atinge apenas a economia norte-americana.
( ) Após a crise de 1929, ocorrida no século XX, seus grandes impactos foram corrigidos no final da década de 1940.
( ) A crise de 1929, ocorrida no século XX, teve como ponto central a quebra da Bolsa de Valores, que atingiu a economia norte-americana e, posteriormente, os países latino-americanos.
a) F - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - F.

Estamos inseridos dentro de um sistema social, político e econômico pautado na flexibilização de condições de ações e de direitos. Nesse sentido, a sociedade busca se fortalecer a partir da força dos movimentos sociais e da mobilização popular.
A partir desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A flexibilização dos direitos sociais é uma maneira de fortalecer a sociedade quanto ao poder de escolha.
( ) Os direitos políticos tornam-se irrelevantes a partir do momento em que a sociedade é submetida à legislatura dos governantes.
( ) A flexibilização trouxe a possibilidade de manter os postos de trabalho de uma maneira que o empregador também seja beneficiado.
( ) A globalização é um processo que retrocede o sistema capitalista, pois orienta quanto às necessidades reais e às necessidades supérfluas.
a) F - F - V - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - V.
d) F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina