Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de "tipos ideais", que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual seria possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses. Tendo o fragmento de texto citado como referência inicial, assinale a opção correta a respeito de "tipos ideais", segundo a formulação proposta por Max Weber:
A Os "tipos ideais" não permitem uma explicação histórica.
B A comparação não é essencial para a construção dos "tipos ideais".
C A causalidade única é a base dos "tipos ideais".
D Os "tipos ideais" não são construções empíricas.
User badge image
Educa-Cultura

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de "tipos ideais" proposto por Max Weber: A) Os "tipos ideais" não permitem uma explicação histórica. - Esta afirmação é incorreta, pois os "tipos ideais" são utilizados por Weber para facilitar a compreensão e a explicação de fenômenos históricos. B) A comparação não é essencial para a construção dos "tipos ideais". - Esta afirmação também é incorreta, já que a comparação é uma parte fundamental do método de Weber, permitindo a análise de diferentes contextos. C) A causalidade única é a base dos "tipos ideais". - Esta afirmação é falsa, pois Weber rejeita a ideia de causalidade única, defendendo que um evento pode ter múltiplas causas. D) Os "tipos ideais" não são construções empíricas. - Esta afirmação é incorreta, pois os "tipos ideais" são, na verdade, construções que têm uma base empírica, embora sejam modelos teóricos. Diante da análise, todas as alternativas apresentadas estão incorretas em relação ao conceito de "tipos ideais" de Weber. Portanto, não há uma opção correta entre as apresentadas. Você pode precisar revisar as opções ou a formulação da pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Temos que incentivar a cultura, pois ela é um tesouro e uma habilidade que nunca morre. De acordo com Ribeiro (1995), dentre os vários tipos de cultura, podemos destacar a cultura erudita, a cultura vulgar e a cultura elitista. Sobre a cultura e sua prática cotidiana, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Cultura erudita.
II- Cultura vulgar.
III- Cultura elitista.
( ) Nos dá os espelhos em que nos mostramos, revelando-nos através da música, da nossa literatura, nas artes gráficas e plásticas, sempre com a possibilidade de nos alienarmos.
( ) É monopólio da minoria, sendo de grande valia para a sociedade.
( ) É de domínio das massas, diferente apenas pelas culturas regionais, onde encontramos a música popular e o futebol.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - III - II.
D III - I - II.

Em termos gerais, podemos destacar que o terrorismo usa a violência contra pessoas ou objetos, com diversos propósitos, que podem provocar instabilidade nos governos ou provocar medo na população. Dentre os fatos que motivam o terrorismo estão fatores ideológicos, religiosos, políticos, entre outros.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma forma de demonstração de revolta da classe trabalhadora.
b) As formas de terror que presenciamos têm a intenção de demonstrar a revolta de alguns grupos.
c) Uma demonstração de velhos jogos de poder que antes ocorriam de modo menos visível.
d) Novos contextos de relações sociais em contato com as diferenças no ambiente urbano.

Na atualidade, os espaços de trabalho de empresas e corporações nos ambiente produtivos são formados cada vez mais por integrantes oriundos de diferentes gerações. Nesse quadro, foram identificadas as gerações X e Y, que foram influenciadas por diferentes vivências históricas, as influências que receberam ao longo do processo de desenvolvimento e formação, bem como o acesso que tiveram com relação às ferramentas tecnológicas.
Com relação à geração X, assinale a alternativa CORRETA:
A Esta geração costuma ser silenciosa e contundente, sabem o que querem alcançar, não são polemizadores, possuem alto nível de formação e não costumam obedecer a hierarquias.
B Corresponde à geração que nasceu entre os anos 1960 e início dos anos 1980. Foi uma geração que conviveu com os momentos históricos da Guerra Fria; apresentam uma espécie de cinismo e desilusão com relação aos valores de sua época.
C Nascidos na década de 90, são fortemente estimulados pela internet e videogames, o que, conforme o entendimento de alguns especialistas, é responsável pelo desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro.
D É uma geração que está acostumada com a informação imediata e visual, com os videogames, realidades em 3D; para se expressar e comunicar com o mundo se utilizam das redes sociais, blogs e SMS.

Marilda Olzbrymek, no livro ?O despertar da inteireza? (2001), aborda que o mecanicismo no interior da sociedade, para além dos avanços científicos e tecnológicos, pode também ser responsável por radicalismos, fatos e fenômenos drásticos para a humanidade. Com relação às possibilidades do paradigma mecanicista na formação humana, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Nem sempre as invenções e os avanços da ciência conseguiram promover justiça social, qualidade de vida e preservação da natureza.
II- A mecanização e a robotização do trabalho acabaram por gerar mais empregos e a valorização do ser humano como fundamental no interior dos processos de produção.
III- Os aspectos como o desemprego, a concentração de renda e a exploração indiscriminada dos recursos naturais foram acentuados.
IV- O ter, a funcionalidade e a utilidade passaram a ter mais prestígio diante dos valores de ? ser?, ?saber? e o ?fazer? humano.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Atualmente, vivenciamos a busca, via de regra, como postulado, o ter e não o ser, ou seja, a prioridade é buscar consumir o máximo possível de produtos ou serviços que o mercado oferece.
Sobre o aspecto que esse fenômeno está intimamente ligado, assinale a alternativa CORRETA:
a) Essa lógica move, por meio de uma dinâmica própria, o sistema econômico que a criou e que se sustenta sobre essa criação múltipla e infinita de bens, que são permanentemente apresentados ao mercado por estratégias de convencimento dos consumidores de que eles são indispensáveis para a manutenção da vida.
b) Ao avanço do neoliberalismo, advindo do fim da Guerra fria, que estimula o consumo como um meio global de manter os Estados sustentáveis.
c) À luta pela posse da maior quantidade possível de bens materiais, fato que confere, uma vez conquistados os bens, a possibilidade de tornar-se um elemento fundamental para o meio social, já que através dessa prática estamos a estimular a circulação de moedas de forma segura.
d) Aos altos avanços da tecnologia e da necessidade econômica de efetuar venda de mercadorias estocadas, em função da alta produtividade.

As inovações no mundo do trabalho são identificadas também com os novos produtos, profissões e profissionais que estão entrando e compondo esse mundo. Nesse contexto, tem-se percebido que diferentes gerações estão se combinando e articulando no interior dos mesmos espaços produtivos, mesmo apresentando diferentes princípios e valores, experiências de vida, influências tecnológicas, entre outros.
Com relação à geração X, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Trata-se da geração que nasceu entre os anos de 1960 e 1980, em um contexto político marcado pelos eventos da Guerra Fria e da presença simbólica mundial do Muro de Berlim.
( ) Esta geração teve acesso amplo a telefones móveis, à internet e aos espaços virtuais de expressão, como redes sociais e blogs.
( ) Os indivíduos dessa geração costumam adiar a concepção de filhos, no sentido de priorizarem a vida profissional e alcançarem certa estabilidade econômica.
( ) Caracteriza-se por ser a geração que recebeu a influência dos meios de comunicação e marketing convencionais, tais como o canal de TV MTV, os desenhos animados Tartarugas Ninjas e filmes como Blade Runner.
a) V - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) V - V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina