Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: “Em Linguística, dêitico refere-se ao elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores”. Um exemplo da presença de dêitico acontece com o uso de pronomes demonstrativos. Fonte: INFOPÉDIA. Dêitico. IN: Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível em: Acesso em 08/09/2019. (Adaptado).
Considerando essas informações e o estudo realizado a respeito da coesão entre os termos das orações com o uso de referência textual, explorando dêitico representado por pronome demonstrativo, temos a frase:
1. “Gostava de balas de hortelã. Comprava-as constantemente”.
2. “Suas notas melhoraram”.
3. “Minhas anotações estão aqui”.
4. “Ele sempre estava desanimado”.
5. Correta: “É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

O trecho que você leu fala sobre o conceito de dêitico na Linguística, que se refere a elementos que dependem do contexto para ter sentido. No caso dos pronomes demonstrativos, eles são exemplos clássicos de dêiticos, pois fazem referência a algo específico no contexto da fala. Analisando as frases que você apresentou: 1. “Gostava de balas de hortelã. Comprava-as constantemente.” - O pronome "as" é dêitico, referindo-se às balas mencionadas anteriormente. 2. “Suas notas melhoraram.” - O pronome "suas" é dêitico, referindo-se a notas de alguém específico, mas não está claro quem. 3. “Minhas anotações estão aqui.” - O pronome "minhas" é dêitico, referindo-se às anotações do falante. 4. “Ele sempre estava desanimado.” - Não há uso de dêitico aqui, pois "ele" é um pronome, mas não é demonstrativo. 5. “É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material.” - O pronome "esta" é dêitico, referindo-se a uma agenda específica no contexto. Portanto, as frases que contêm elementos dêiticos são a 1, 2, 3 e 5. A frase 4 não apresenta um elemento dêitico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os falantes da língua, de acordo com suas intenções comunicativas, podem fazer uso dos diferentes sistemas linguísticos, explorando a função utilitária ou a função estética da língua, conforme seus objetivos durante o envio das mensagens.
A partir dessas informações e considerando os estudos feitos sobre a função utilitária e a função estética da língua, analise as afirmativas a seguir e identifique as afirmativas que apresentam a função utilitária.
I. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi um passo importante em direção à criação de uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países que tenham o português como língua oficial.
II. “Ao poeta Drummond, que mora mais além, a feira deve incomodar, porque grandes caminhões roncam sob sua janela, e o vozerio dos mercadores e freguesas perturba o seu sono matinal.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
III. “O poeta é mais adequado para ouvir as exclamações patéticas (‘os tomates estão pela hora da morte’) e tomar o pulso dos fatos concretos da mercancia local.” (BRAGA, Rubem. In. Coisas simples do cotidiano, p. 39)
IV. “As figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos expressivos que se revelam pelo modo não convencional com que as palavras são trabalhadas.” (PASCOALIM, M. A. e SPADOTTO, N. T. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo. FTD, 2008, p. 499)
1. III e IV.
2. I e II.
3. II e IV.
4. Correta: I e IV.
5. II e III.

Leia o trecho a seguir: A língua portuguesa escrita apresenta recursos de coesão textual baseados em usos de pronomes pessoais, que substituem substantivos; pronomes possessivos, que associam a ideia de posse às pessoas gramaticais; pronomes relativos, que retomam termos antecedentes; pronomes indefinidos, que se referem à terceira pessoa de modo impreciso. Fonte: TERRA, Ernani; NICOLA, José De. Práticas de linguagem – leitura e produção de textos. São Paulo, Scipione, 2010, p. 99. (Adaptado).
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre a coesão textual realizada com o uso de pronomes, analise os pronomes dados a seguir e associe-os com seus respectivos exemplos.
1) Pronome pessoal.
2) Pronome possessivo.
3) Pronome relativo.
4) Pronome indefinido.
( ) A aluna trouxe suas dúvidas por escrito.
( ) A roupa que comprei é muito bonita.
( ) João era amigo da família, quando ele viajou, deixou muitas saudades.
( ) Mãe, pai, avós, ninguém fazia a criança parar de chorar.

Mais conteúdos dessa disciplina