Logo Passei Direto
Buscar
Do ponto de vista econômico, ainda que a população não precise pagar diretamente pelos serviços do SUS (o financiamento é assegurado pelo Estado, mediante a utilização de fundos públicos compostos pelos tributos), uma parcela da população pobre que vive em pequenos municípios com baixo grau de desenvolvimento econômico ou habita a periferia das grandes cidades não dispõe de condições de acesso aos serviços, às vezes até porque não tem como pagar o transporte necessário para chegar a uma unidade de saúde. Do ponto de vista sociocultural, a principal barreira é a comunicação entre os prestadores de serviços e os usuários. Grande parte da população não dispõe de condições educacionais e culturais que facilitem o diálogo com os profissionais e trabalhadores de saúde, o que se reflete, muitas vezes, na dificuldade de entendimento e de aprendizado acerca do comportamento que deve adotar para se tornar coadjuvante do processo de prevenção de riscos e de recuperação de sua saúde.
Deste modo, se coloca em cena o princípio da igualdade. Analise as assertivas a seguir sobre o processo o princípio da igualdade:
I- Igualdade para ser justa requer a equidade;
II- A equidade é a necessidade de 'tratar desigualmente os desiguais' de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência e de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade.
III- Igualdade para ser justa precisa necessariamente se importar em distribuir oportunidades,
A. I, II III são verdadeiras.
B. II e III são verdadeiras;
C. III é verdadeira;
D. I é verdadeira;
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das assertivas: I- Igualdade para ser justa requer a equidade. Verdadeiro, a igualdade muitas vezes precisa ser acompanhada de equidade para que as diferenças entre os indivíduos sejam consideradas, garantindo justiça nas oportunidades. II- A equidade é a necessidade de 'tratar desigualmente os desiguais' de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência e de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma dada sociedade. Verdadeiro, essa definição de equidade está correta, pois enfatiza a importância de tratar as pessoas de maneira diferente com base em suas necessidades para alcançar a igualdade. III- Igualdade para ser justa precisa necessariamente se importar em distribuir oportunidades. Verdadeiro, a igualdade justa deve considerar a distribuição de oportunidades para que todos tenham acesso a condições semelhantes de desenvolvimento. Com base na análise, todas as assertivas I, II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: A. I, II e III são verdadeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na AB utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Baseado nestas informações marque a alternativa que enfatiza a definição da posição estratégia do SUS em relação a AB.
A. Ao garantir a universalidade do acesso e a cobertura universal, efetivando a integralidade quanto a integração de ações programáticas e demanda espontânea, articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe e coordenação do cuidado na rede de serviços.
B. Ao garantir a universalidade do acesso e a cobertura universal, efetivando a integralidade quanto a integração de ações não programáticas e demanda induzida, articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe e coordenação do cuidado na rede de serviços.
C. Ao garantir a universalidade do acesso e a cobertura universal, efetivando a integralidade quanto a integração de ações programáticas e demanda espontânea, não havendo articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma individualizada e não coordenação do cuidado na rede de serviços.
D. Ao garantir a universalidade do acesso e a cobertura universal, não efetiva a integralidade nem a integração de ações programáticas e demanda espontânea, articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe e coordenação do cuidado na rede de serviços.

Para compreender a atual conjuntura da sociedade brasileira no que concerne a situação de saúde da população faz-se necessário conhecer uma série de transformações históricas e culturais que permearam o desenvolvimento do estado brasileiro. Deste modo, reflita nas alternativas abaixo de como a construção histórica brasileira está marcada e como se perpetuou e assinale a alternativa correspondente.
Escolha uma opção:
A. A construção histórica do Brasil está marcada por inúmeras desigualdades sociais com uma herança colonial exploratória que se projetou como um modelo no decorrer das transformações políticas e sociais, perpetuando-se na conformação e a não aceitação comum de uma estrutura social desigual.
B. A construção histórica do Brasil não está marcada por inúmeras desigualdades sociais e se projetou como um modelo no decorrer das transformações políticas e sociais, perpetuando-se na inconformação e não aceitação comum de uma estrutura social desigual.
C. A construção histórica do Brasil está marcada por pequenas desigualdades sociais com uma herança colonial exploratória que se projetou como um modelo no decorrer das transformações políticas e sociais, porém, não perpetuou na conformação e aceitação comum de uma estrutura social desigual.
D. A construção histórica do Brasil está marcada por inúmeras desigualdades sociais com uma herança colonial exploratória que se projetou como um modelo no decorrer das transformações políticas e sociais, perpetuando-se na conformação e aceitação comum de uma estrutura social desigual.

O programa Saúde na Hora, primeiro a ser lançado pelo MS no governo Bolsonaro, explicita a prioridade dada ao cuidado individual e ao atendimento à demanda espontânea. Nesta proposta, Unidades Básicas de Saúde (UBS) com no mínimo três equipes poderão oferecer atendimento de 60 horas semanais com flexibilização e redução de carga horária dos profissionais.
Diante deste contexto, marque a alternativa que traz a visão de Giovanella; Franco e Almeida (2020), sobre o Saúde na Hora.
I - Os incentivos para o Saúde na Hora apontam para a transformação das UBS;
II - As UBSs nos municípios de médio e grande porte, poderão ser transformadas em unidades de pronto-atendimento
III - As UBSs dos municípios de pequeno porte serão unidades de pronto-atendimento
A. III é verdadeira;
B. I é verdadeira;
C. I e III são verdadeiras.
D. I e II são verdadeiras;

Mais conteúdos dessa disciplina