Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a Distrofia Muscular de Duchene, qual das alternativas está INCORRETA?
a) A doença é causada por mutações no gene da distrofina, localizado no cromossomo X.
b) A fraqueza muscular geralmente inicia-se nos membros inferiores e progride de forma proximal para distal.
c) Pacientes frequentemente apresentam o sinal de Gowers, caracterizado pelo uso das mãos para se levantar do chão.
d) O quadro clínico se estabiliza na adolescência, sem progressão para complicações respiratórias ou cardíacas.
User badge image
PsiEstudando

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas está INCORRETA em relação à Distrofia Muscular de Duchenne: a) A doença é causada por mutações no gene da distrofina, localizado no cromossomo X. - Esta afirmação está correta, pois a Distrofia Muscular de Duchenne é realmente causada por mutações nesse gene. b) A fraqueza muscular geralmente inicia-se nos membros inferiores e progride de forma proximal para distal. - Esta afirmação também está correta. A fraqueza muscular realmente começa nos membros inferiores e progride de forma proximal. c) Pacientes frequentemente apresentam o sinal de Gowers, caracterizado pelo uso das mãos para se levantar do chão. - Esta afirmação está correta. O sinal de Gowers é um sintoma clássico da Distrofia Muscular de Duchenne. d) O quadro clínico se estabiliza na adolescência, sem progressão para complicações respiratórias ou cardíacas. - Esta afirmação está INCORRETA. Na verdade, a Distrofia Muscular de Duchenne é progressiva e pode levar a complicações respiratórias e cardíacas ao longo do tempo. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d) O quadro clínico se estabiliza na adolescência, sem progressão para complicações respiratórias ou cardíacas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à dermatite seborreica, assinale a alternativa incorreta:
a) O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode agravar a dermatite seborreica, levando ao efeito rebote, com piora da inflamação e descamação. b) A condição é mais prevalente em adultos jovens e pode ser desencadeada por fatores como estresse, alterações hormonais e clima frio. c) A dermatite seborreica pode afetar apenas as áreas do corpo com alta concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, face e parte superior do tronco. d) A presença do fungo Malassezia é um fator essencial para o desenvolvimento da dermatite seborreica, mas sua proliferação é mais exacerbada em condições de baixa produção de sebo. e) Em casos graves, a dermatite seborreica pode levar à formação de lesões secundárias, como infecções bacterianas, devido à ruptura da barreira cutânea.
a) O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode agravar a dermatite seborreica, levando ao efeito rebote, com piora da inflamação e descamação.
b) A condição é mais prevalente em adultos jovens e pode ser desencadeada por fatores como estresse, alterações hormonais e clima frio.
c) A dermatite seborreica pode afetar apenas as áreas do corpo com alta concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, face e parte superior do tronco.
d) A presença do fungo Malassezia é um fator essencial para o desenvolvimento da dermatite seborreica, mas sua proliferação é mais exacerbada em condições de baixa produção de sebo.
e) Em casos graves, a dermatite seborreica pode levar à formação de lesões secundárias, como infecções bacterianas, devido à ruptura da barreira cutânea.

Sobre o tratamento da tinea capitis, assinale a alternativa correta:
a) O tratamento da tinea capitis é feito exclusivamente com antifúngicos tópicos, como cremes e pomadas, já que o fungo afeta apenas as camadas superficiais da pele. b) Antifúngicos orais sistêmicos, como griseofulvina é mandatório no tratamento da tinea capitis, pois a infecção envolve camadas mais profundas da pele e do cabelo. c) A tinea capitis é tratada apenas com medicamentos, sendo desnecessária a higienização adequada dos objetos pessoais do paciente, como pentes e toalhas. d) O uso de corticoides tópicos é a principal abordagem terapêutica para o tratamento da tinea capitis, pois eles controlam a inflamação e eliminam rapidamente o fungo. e) A tinea capitis é facilmente tratada com antibióticos orais, já que é uma infecção bacteriana, e não fúngica, afetando o couro cabeludo.
a) O tratamento da tinea capitis é feito exclusivamente com antifúngicos tópicos, como cremes e pomadas, já que o fungo afeta apenas as camadas superficiais da pele.
b) Antifúngicos orais sistêmicos, como griseofulvina é mandatório no tratamento da tinea capitis, pois a infecção envolve camadas mais profundas da pele e do cabelo.
c) A tinea capitis é tratada apenas com medicamentos, sendo desnecessária a higienização adequada dos objetos pessoais do paciente, como pentes e toalhas.
d) O uso de corticoides tópicos é a principal abordagem terapêutica para o tratamento da tinea capitis, pois eles controlam a inflamação e eliminam rapidamente o fungo.
e) A tinea capitis é facilmente tratada com antibióticos orais, já que é uma infecção bacteriana, e não fúngica, afetando o couro cabeludo.

Sobre a pitiríase versicolor, assinale a alternativa correta:
a) A pitiríase versicolor é causada por uma infecção bacteriana que afeta a camada superficial da pele, levando ao surgimento de manchas escuras e secas. b) O fungo Malassezia é o principal agente etiológico da pitiríase versicolor, e a infecção é mais comum em ambientes secos e com baixa umidade. c) A pitiríase versicolor geralmente se manifesta com manchas hipopigmentadas ou hiperpigmentadas, frequentemente localizadas em áreas como tronco, pescoço e face. d) O tratamento da pitiríase versicolor é feito exclusivamente com antifúngicos orais, já que a infecção afeta camadas profundas da pele e não responde a tratamentos tópicos. e) A pitiríase versicolor é uma condição crônica e contagiosa, sendo facilmente transmitida pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada.
a) A pitiríase versicolor é causada por uma infecção bacteriana que afeta a camada superficial da pele, levando ao surgimento de manchas escuras e secas.
b) O fungo Malassezia é o principal agente etiológico da pitiríase versicolor, e a infecção é mais comum em ambientes secos e com baixa umidade.
c) A pitiríase versicolor geralmente se manifesta com manchas hipopigmentadas ou hiperpigmentadas, frequentemente localizadas em áreas como tronco, pescoço e face.
d) O tratamento da pitiríase versicolor é feito exclusivamente com antifúngicos orais, já que a infecção afeta camadas profundas da pele e não responde a tratamentos tópicos.
e) A pitiríase versicolor é uma condição crônica e contagiosa, sendo facilmente transmitida pelo contato direto com a pele de uma pessoa infectada.

Sobre o tratamento da erisipela, assinale a alternativa correta:
a) O tratamento da erisipela é feito exclusivamente com antibióticos tópicos, uma vez que a infecção afeta apenas as camadas superficiais da pele. b) Em casos leves de erisipela, a administração de antibióticos orais, como penicilina ou amoxicilina, é geralmente eficaz, e o tratamento hospitalar não é necessário. c) A erisipela não pode ser tratada com antibióticos orais e requer sempre hospitalização, independentemente da gravidade do quadro. d) O tratamento da erisipela deve incluir apenas medicamentos para controle da dor, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), sendo desnecessário o uso de antibióticos. e) O tratamento da erisipela em gestantes deve ser feito exclusivamente com antibióticos de amplo espectro, como ciprofloxacino, para garantir a segurança do feto.
a) O tratamento da erisipela é feito exclusivamente com antibióticos tópicos, uma vez que a infecção afeta apenas as camadas superficiais da pele.
b) Em casos leves de erisipela, a administração de antibióticos orais, como penicilina ou amoxicilina, é geralmente eficaz, e o tratamento hospitalar não é necessário.
c) A erisipela não pode ser tratada com antibióticos orais e requer sempre hospitalização, independentemente da gravidade do quadro.
d) O tratamento da erisipela deve incluir apenas medicamentos para controle da dor, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), sendo desnecessário o uso de antibióticos.
e) O tratamento da erisipela em gestantes deve ser feito exclusivamente com antibióticos de amplo espectro, como ciprofloxacino, para garantir a segurança do feto.

Sobre o herpes zoster, assinale a alternativa correta:
a) O herpes zoster é causado pela reinfecção com o vírus da varicela, e seus sintomas incluem erupções cutâneas em várias áreas do corpo, sem limites definidos. b) O tratamento do herpes zoster é exclusivamente sintomático, com analgésicos, uma vez que o vírus não pode ser erradicado do organismo. c) O herpes zoster é causado pela reativação do vírus varicela-zoster, que permanece latente nos gânglios nervosos após a infecção primária por varicela (catapora). d) A erupção cutânea do herpes zoster aparece nas mucosas da boca e garganta, sendo que a pele não é afetada. e) O herpes zoster é mais comum em crianças e adolescentes, sendo raro em adultos e indivíduos com sistema imunológico comprometido.
a) O herpes zoster é causado pela reinfecção com o vírus da varicela, e seus sintomas incluem erupções cutâneas em várias áreas do corpo, sem limites definidos.
b) O tratamento do herpes zoster é exclusivamente sintomático, com analgésicos, uma vez que o vírus não pode ser erradicado do organismo.
c) O herpes zoster é causado pela reativação do vírus varicela-zoster, que permanece latente nos gânglios nervosos após a infecção primária por varicela (catapora).
d) A erupção cutânea do herpes zoster aparece nas mucosas da boca e garganta, sendo que a pele não é afetada.
e) O herpes zoster é mais comum em crianças e adolescentes, sendo raro em adultos e indivíduos com sistema imunológico comprometido.

Mais conteúdos dessa disciplina