Código da questão: 4241
De acordo com a Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais), que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em tema de formalização dos contratos, é correto afirmar que:
A
É permitido a qualquer interessado o conhecimento dos termos do contrato e a obtenção de cópia autenticada de seu inteiro teor ou de qualquer de suas partes, vedada a exigência de ressarcimento dos custos.
B
Os contratos regidos por tal lei somente poderão ser alterados por acordo entre as partes, vedando-se ajuste que resulte em violação da obrigação de licitar.
C
A redução a termo do contrato não poderá ser dispensada no caso de pequenas despesas de pronta entrega e pagamento das quais não resultem obrigações futuras por parte da empresa pública ou da sociedade de economia mista.
D
É permitido contrato por prazo indeterminado diante do peculiar regime jurídico das estatais.
E
A duração dos contratos regidos por tal lei, em regra, não excederá a 15 (quinze) anos, contados a partir de sua celebração.
Ed
há 2 meses
A questão apresentada refere-se à Lei nº 13.303/2016, que regula o regime jurídico das estatais. Vamos analisar as alternativas: A) Incorreta - A lei permite o acesso aos contratos, mas pode haver a exigência de ressarcimento dos custos de cópia. B) Incorreta - Os contratos podem ser alterados por acordo entre as partes, mas isso não impede a necessidade de licitação em certos casos. C) Incorreta - A redução a termo do contrato deve ser feita, mesmo em casos de pequenas despesas. D) Incorreta - A lei não permite contratos por prazo indeterminado, exceto em situações específicas. E) Correta - A duração dos contratos regidos pela Lei das Estatais, em regra, não deve exceder 15 anos. Portanto, a alternativa correta é a E.