Logo Passei Direto
Buscar

Paulo Freire defende que a educação deve ser vista como uma prática de liberdade, em que todos têm voz e vez. A inclusão, sob essa perspectiva, se traduz na valorização de experiências e conhecimentos dos alunos, além de considerar suas singularidades como elementos enriquecedores do processo educativo. A educação inclusiva deve, assim, se pautar na construção de um espaço de diálogo e troca, em que as vozes dos marginalizados são não apenas ouvidas, mas também respeitadas (Oliveira, 2025).

Considerando a historicidade das desigualdades étnico-raciais, assinale a alternativa correta:

Selecione a resposta:

  • a
  • A racialização do trabalho nas sociedades coloniais visava principalmente a fins econômicos e restringia-se à esfera produtiva e manteve limitados os impactos sobre construções identitárias e representação social de diferentes grupos.
  • b
  • O sistema colonial português e espanhol organizou-se em torno de princípios meritocráticos, que permitiam ascensão social rápida de indivíduos racializados, independentemente da origem familiar ou da posição social herdada.
  • c
  • As desigualdades étnico-raciais surgiram no século XX, em decorrência das transformações econômicas e sociais trazidas pela globalização, e suas raízes históricas foram amplamente recentes.
  • d
  • A consolidação de Estados nacionais na América Latina foi marcada por projetos de homogeneização racial e cultural, que invisibilizaram epistemologias indígenas e africanas como estratégia de modernização.
  • e
  • A descolonização política do século XIX apresentou ruptura formal com a ordem colonial, mas implementou rapidamente medidas que garantiam plena igualdade de oportunidades entre brancos, negros e indígenas.


User badge image
adilsonwallace

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta: a) A racialização do trabalho nas sociedades coloniais visava principalmente a fins econômicos e restringia-se à esfera produtiva e manteve limitados os impactos sobre construções identitárias e representação social de diferentes grupos. - Essa afirmação é incorreta, pois a racialização do trabalho teve impactos significativos nas identidades e representações sociais. b) O sistema colonial português e espanhol organizou-se em torno de princípios meritocráticos, que permitiam ascensão social rápida de indivíduos racializados, independentemente da origem familiar ou da posição social herdada. - Essa afirmação é falsa, pois os sistemas coloniais eram baseados em hierarquias raciais e não em meritocracia. c) As desigualdades étnico-raciais surgiram no século XX, em decorrência das transformações econômicas e sociais trazidas pela globalização, e suas raízes históricas foram amplamente recentes. - Essa afirmação é incorreta, pois as desigualdades étnico-raciais têm raízes históricas muito mais profundas, que remontam ao período colonial. d) A consolidação de Estados nacionais na América Latina foi marcada por projetos de homogeneização racial e cultural, que invisibilizaram epistemologias indígenas e africanas como estratégia de modernização. - Esta afirmação é correta, pois realmente houve uma tentativa de homogeneização cultural que marginalizou as culturas indígenas e africanas. e) A descolonização política do século XIX apresentou ruptura formal com a ordem colonial, mas implementou rapidamente medidas que garantiam plena igualdade de oportunidades entre brancos, negros e indígenas. - Essa afirmação é falsa, pois a descolonização não resultou em igualdade plena, e as desigualdades persistiram. Portanto, a alternativa correta é: d) A consolidação de Estados nacionais na América Latina foi marcada por projetos de homogeneização racial e cultural, que invisibilizaram epistemologias indígenas e africanas como estratégia de modernização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina