Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o levantamento de dados do SISDEPEN, no período de janeiro à junho de 2021, no Brasil existem 673.614 pessoas privadas de liberdade, sendo 332.480 em regime fechado, 113.173 em regime semiaberto, e 207.151 presos provisórios.
Do total de pessoas que cumpre pena em regime fechado e considerando as características dos públicos específicos assinale a alternativa que representa o/os grupo(s) com maior percentual.
a. Pessoas com deficiência e Mulheres
b. Idosos e Indígenas.
c. Cor e etnia.
d. Estrangeiros e Medida de Segurança.
e. Pessoas com deficiência e População LGBTQIA+.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as alternativas em relação ao contexto das pessoas privadas de liberdade no Brasil, conforme os dados do SISDEPEN. Vamos considerar cada alternativa: a) Pessoas com deficiência e Mulheres - Embora haja uma preocupação com esses grupos, não é necessariamente o que representa o maior percentual. b) Idosos e Indígenas - Esses grupos são minoritários na população carcerária, portanto, não representam o maior percentual. c) Cor e etnia - Este é um aspecto relevante, pois a população carcerária no Brasil é desproporcionalmente composta por pessoas negras e pardas, o que pode indicar um alto percentual. d) Estrangeiros e Medida de Segurança - Estrangeiros representam uma pequena fração da população carcerária, e medidas de segurança são específicas, mas não necessariamente representam um grande percentual. e) Pessoas com deficiência e População LGBTQIA+ - Embora esses grupos sejam importantes, eles também não representam um grande percentual na população carcerária. Analisando as opções, a alternativa que mais se destaca em termos de percentual na população carcerária é a c) Cor e etnia, pois a desigualdade racial é um fator significativo no sistema prisional brasileiro. Portanto, a resposta correta é: c) Cor e etnia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com objetivo de superar o fenômeno da pobreza, os governos e as sociedades nacionais apresentam uma generalizada preocupação e a busca de soluções estatais para esse grave problema; A busca pelo Estado Mínimo tem resultado no Estado Máximo.
Considerando os dois aspectos, acima citados, relativos ao sistema prisional, escolha os trechos, retirados do texto, que se referem a Estado Máximo e assinale a letra que corresponde a resposta CORRETA.
( I ) Benefício de auxílio-reclusão.
( II ) As opções da sociedade brasileira por medidas de redução estrutural da rede de proteção social, ao invés do fortalecimento de políticas públicas de estado para o bem-estar social, reforçam uma abordagem exclusivista e punitivista da marginalidade social, desdobrando-se no fenômeno da seletividade do sistema prisional.
( III ) No âmbito das mulheres encarceradas, o Brasil teve um aumento exponencial do encarceramento conforme dados do SISDEPEN de 2018.
( IV ) No modelo do Estado do Bem-Estar, não só o Estado, mas todos os indivíduos devem se empenhar pelo bem comum, devendo minimizar as dificuldades encontradas pelos mais vulneráveis (PACHECO, 2009).
( V ) As medidas orientadas à ativação econômica dos setores sociais empobrecidos, e não apenas a melhorias em sua capacidade de consumo, são as mais indicadas para provocar efeitos benéficos sobre a equidade e o desenvolvimento social e econômico.
a. Todas as alternativas correspondem à Estado Máximo.
b. Alternativas II- III estão corretas.
c. Alternativas II-IV estão corretas.
d. Alternativas V-I estão corretas.
e. Alternativas I-II-II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina