Logo Passei Direto
Buscar
A nomenclatura E/S (entrada e saída é basicamente utilizada para designar as conexões entre os vários dispositivos de uma máquina. Geralmente, essa conexão ocorre entre componentes externos à placa-mãe do computador (por isso nome periféricos). As comunicações de E/S também podem ser definidas pela capacidade de computador se comunicar com seus dispositivos, tanto na "entrada", recebendo dados/instruções, como na "saída". Todos os dispositivos de hardware de um computador ou sistema embarcado possuem módulos de comunicação de E/S com sistema operacional. Essa comunicação possui as seguintes funções, exceto:
A) Controle e temporização.
B) Comunicação com a CPU.
C) Detecção de erros.
D) Armazenamento temporário de dados.
E) Cálculo de endereçamento.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as funções da comunicação de E/S (entrada e saída) em um sistema de computador. A comunicação de E/S geralmente envolve: - Controle e temporização (A): Fundamental para gerenciar a transferência de dados entre a CPU e os dispositivos. - Comunicação com a CPU (B): Essencial, pois a CPU precisa se comunicar com os dispositivos de E/S para processar dados. - Detecção de erros (C): Importante para garantir que os dados sejam transferidos corretamente e que erros sejam identificados. - Armazenamento temporário de dados (D): Embora a E/S possa envolver buffers temporários, o armazenamento em si não é uma função primária da comunicação de E/S. - Cálculo de endereçamento (E): Isso não é uma função típica da comunicação de E/S, mas sim uma função da CPU e do sistema de memória. Dessa forma, a opção que não é uma função da comunicação de E/S é: E) Cálculo de endereçamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A "bolha" de pipeline ou Hazard de pipeline é um processo que ocorre toda vez que a próxima instrução que entrar no pipeline não for executada, que ocasionará um atraso na execução geral de todos os processos em um ciclo. Esse atraso ocorre devido a partes do processamento necessitarem de uma pausa no que estavam originalmente processando para atender uma nova demanda (desvio) no processo, como uma interrupção. No geral, as bolhas de pipeline podem ser classificadas como Hazards de dados, Hazards de recursos e Hazards de controle. Dessa forma, característica: considerando especificamente os Hazards de controle, assinale a alternativa correta referente a sua principal.
A) Ocorre quando pipeline toma uma decisão errada ao prever algum tipo de desvio, trazendo instruções, para dentro do pipeline, que precisarão ser descartadas na sequência.
B) Ocorre quando duas instruções escrevem dados ou instruções na mesma posição (memória ou registrador).
C) Ocorre quando uma instrução modifica conteúdo de um registrador ou de uma posição da memória principal, de modo que uma instrução subsequente lê dados dessa posição.
D) Ocorre quando duas ou mais instruções que estão no pipeline necessitam do mesmo recurso, resultando que as instruções precisarão ser executadas em série em vez de em paralelo.
E) Ocorre quando que uma instrução lê conteúdo de um registrador ou posição da memória e uma instrução subsequente é escrita nessa posição.

Mais conteúdos dessa disciplina