Logo Passei Direto
Buscar
A Biotecnologia trabalha predominantemente manipulando material genético de seres vivos; para a maioria dos organismos, o material genético é a molécula de DNA.
Acerca da estrutura da molécula de DNA, assinale a opção correta.
A - DNA é composto por quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, timina e uracila.
B - O açúcar contido na molécula de DNA é a ribose.
C - Em uma cadeia de DNA, os nucleotídeos se ligam aos açúcares e fosfatos por pontes de hidrogênio.
D - As duas fitas que compõem a molécula de DNA são ligadas por pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.
E - Há complementaridade entre as bases nitrogenadas adenina e timina e entre guanina e uracila.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a estrutura da molécula de DNA: A - DNA é composto por quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, timina e uracila. Incorreta. A uracila é uma base nitrogenada encontrada no RNA, não no DNA. No DNA, as bases são adenina, citosina, timina e guanina. B - O açúcar contido na molécula de DNA é a ribose. Incorreta. O açúcar no DNA é a desoxirribose, não a ribose. C - Em uma cadeia de DNA, os nucleotídeos se ligam aos açúcares e fosfatos por pontes de hidrogênio. Incorreta. Os nucleotídeos se ligam por ligações covalentes entre o açúcar de um nucleotídeo e o fosfato do próximo, não por pontes de hidrogênio. D - As duas fitas que compõem a molécula de DNA são ligadas por pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas. Correta. As fitas de DNA são unidas por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas complementares (adenina com timina e guanina com citosina). E - Há complementaridade entre as bases nitrogenadas adenina e timina e entre guanina e uracila. Incorreta. A guanina se emparelha com a citosina, não com a uracila, que é uma base do RNA. Portanto, a alternativa correta é: D - As duas fitas que compõem a molécula de DNA são ligadas por pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, como a reação em cadeia da polimerase (PCR), que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos e a consequente identificação de indivíduos com amostras colhidas de fragmentos de unhas, goma de mascar etc.; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.
Considerando as aplicações da PCR, assinale a opção correta.
A - Amplificação de conjuntos de repetições em tandem curtas (short tandem repeats) facilita a identificação de indivíduos.
B - O uso correto da PCR requer cuidados para evitar a desnaturação do DNA na etapa em que as fitas são separadas.
C - A RT-qPCR permite a amplificação por meio da adição de aminoácidos a novas fitas de polímero sintetizadas.
D - Uma das limitações da PCR é a impossibilidade de se amplificar diferentes sequências simultaneamente.
E - Ao se planejar um experimento para identificação de indivíduos, deve-se ter cuidado de escolher sondas para qPCR em regiões que não contenham mutações.

Mais conteúdos dessa disciplina