Logo Passei Direto
Buscar
O trabalho assalariado surgiu somente com a Revolução Industrial, que iniciou em 1775, banindo as corporações de ofício. Sobre os elementos essenciais do contrato de trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Agente capaz.
II- Objeto lícito.
III- Manifestação da vontade.
IV- Forma regular ou não proibida.
( ) O contrato de trabalho deve ser assinado por ato de livre vontade, tanto do empregado quando do empregador. Não pode haver ato de coação, erro ou dolo.
( ) Permite qualquer forma de contrato, desde que seja proibido pela lei. O contrato não precisa ser escrito e pode ser livremente ajustado entre as partes.
( ) Significa que o objeto do contrato precisa ser permitido pela lei, e possível de ser realizado. Exemplo: é a nulidade do contrato de trabalho do anotador do jogo do bicho.
( ) De um modo geral, é aquela pessoa que pode responder por seus atos.
A II – III – IV – I.
B III – I – II – IV.
C I – II – III – IV.
D III – IV – II – I.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada item e sua correspondência: Coluna A: I - Agente capaz. II - Objeto lícito. III - Manifestação da vontade. IV - Forma regular ou não proibida. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. ( ) O contrato de trabalho deve ser assinado por ato de livre vontade, tanto do empregado quanto do empregador. Não pode haver ato de coação, erro ou dolo. - Isso se refere à III - Manifestação da vontade. 2. ( ) Permite qualquer forma de contrato, desde que seja proibido pela lei. O contrato não precisa ser escrito e pode ser livremente ajustado entre as partes. - Isso se refere à IV - Forma regular ou não proibida. 3. ( ) Significa que o objeto do contrato precisa ser permitido pela lei, e possível de ser realizado. Exemplo: é a nulidade do contrato de trabalho do anotador do jogo do bicho. - Isso se refere à II - Objeto lícito. 4. ( ) De um modo geral, é aquela pessoa que pode responder por seus atos. - Isso se refere à I - Agente capaz. Agora, organizando as correspondências: - III - Manifestação da vontade - IV - Forma regular ou não proibida - II - Objeto lícito - I - Agente capaz Portanto, a sequência correta é: B III – I – II – IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil, a construção da história do Direito do Trabalho foi de um estágio de escravidão, com conquistas a cada Constituição promulgada, chegando aos dias atuais com a Consolidação das Leis Trabalhistas. Considere o documento que instituiu um sistema corporativista-fascista, que inspirou outros sistemas políticos, como os de Portugal, Espanha e, especialmente, do Brasil.
A qual documento o exposto se refere?
A Constituição de Weimar.
B Constituição Brasileira.
C Carta Del Lavoro.
D Constituição do México.

O empregado é o sujeito da relação de emprego e não objeto. Essa definição encontra-se no Artigo 3º da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que trata do contrato de trabalho fazendo referência ao vínculo existente entre empregado e empregador.
Referente à definição de empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O empregado é sempre pessoa jurídica, não é possível que o empregado seja pessoa física.
( ) A relação de trabalho é marcada pela continuidade e permanência do vínculo.
( ) Subordinação do empregado ao empregador, significando submissão, sujeição.
( ) Impessoalidade: o contrato de trabalho é executado pelo empregado contratado pelo empregador, podendo ser substituído por outra pessoa sempre que necessário.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

O empregado de uma empresa deseja encerrar o seu contrato de trabalho, mas não quer perder seus direitos trabalhistas, e, um dia, ficou sabendo que seu empregador também não quer mais a continuidade desta relação laboral. Pensou, então, em propor para seu empregador o encerramento da relação de trabalho por acordo, mas tem dúvidas de quais seriam seus direitos nesta situação. Quais os direitos trabalhistas do empregado em caso de rescisão por acordo?
A Saldo de salário, férias vencidas, férias proporcionais, 13º salário proporcional, aviso prévio, não recebe multa do FGTS e não pode sacá-lo, nem direito ao seguro desemprego.
B Saldo de salário, férias vencidas, 50% do aviso prévio, 50% da multa do FGTS, sacar 80% do FGTS e não terá seguro desemprego.
C Saldo de salário, férias vencidas, férias proporcionais, 13º salário proporcional, 50% do aviso prévio se for indenizado, 50% da multa do FGTS, sacar 80% do FGTS e não terá seguro desemprego.
D Apenas o saldo de salário e as férias vencidas.

Diante da atual realidade econômica na qual se encontra o país, muito se fala em corte de gastos e redução do orçamento. A relação do trabalhador com a empresa também acabou por gerar alguma redução, seja de jornada de trabalho, seja de número de funcionários. O empregado atribuído com cargo de confiança possui algumas particularidades com relação aos demais.
Sobre as características do empregado de confiança, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Geralmente, o cargo de confiança dá poderes ao empregado de agir em nome do empregador.
( ) São geralmente ocupantes de cargo de direção, como gerentes e administradores.
( ) Possuem todos os direitos previstos na CLT, como qualquer outro empregado.
( ) Cargo de confiança é exclusividade do emprego público, não sendo admitido em empresas privadas.
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - F.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

Os princípios são considerados os alicerces do Direito do Trabalho. Compreendê-los é de suma importância para a aplicação de suas regras. Na ausência de norma trabalhista para a situação concreta, ou seja, para a ação trabalhista em discussão naquele momento, o Poder Judiciário ou outros órgãos competentes farão uso dos princípios trabalhistas para respaldar suas decisões.
Sobre os princípios do Direito do Trabalho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Princípio da proteção ao trabalhador.
II- Princípio da primazia da realidade.
III- Princípio da continuidade da relação do emprego.
IV- Princípio da irrenunciabilidade ou inalterabilidade contratual in pejus.
( ) Esse princípio decorre do princípio da proteção, aplica-se somente ao empregado e tem por premissa que o valor está posto para os fatos e não para os documentos.
( ) Nesse princípio, cabe ao empregador provar que a relação de emprego terminou, porque se entende que não seria lógico um empregado encerrar com tal relação, pois é do trabalho que este tira o sustento de sua família.
( ) Esse princípio também é conhecido como o Princípio da Indisponibilidade dos Direitos. A regra é a de que o empregado não pode renunciar aos direitos adquiridos ao longo da vida laboral.
( ) Esse princípio tem como regra compensar a superioridade econômica do empregador sobre o empregado. Portanto, em caso de dúvida do aplicador da lei (juiz), deve sempre proteger o hipossuficiente, que é o empregado.
A I – II – III – IV.
B III – IV – II – I.
C II – III – IV – I.
D IV – III – I – II.

Mais conteúdos dessa disciplina