Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
A análise dos microrganismos faz parte da Citopatologia, apesar de não ser o padrão ouro para diagnóstico microbiológico é um importante direcionador. Conhecer os quadros que envolvem alterações microbiológicas também faz parte da competência do citopatologista.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Anaeróbios gram-positivos como, por exemplo, são os principais causadores de Corynebacterium, quadros inflamatórios bacterianos vaginais.
II- Os lactobacilos sp. estão presentes em abundância na microbiota vaginal e não configuram infecção, tampouco são causadores de inflamação.
III- A gardnerella vaginalis normalmente é fruto do desequilíbrio da microbiota, apesar de, em alguns casos, apresentar sinais e sintomas, cerca de 40% das pacientes são assintomáticas.
IV- Mulheres usuárias de DIU podem apresentar maior susceptibilidade a contrair ISTs, um exemplo é a presença de , uma bactéria gram negativa filamentosa.Actinomyces.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Questões Para o Saber

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Anaeróbios gram-positivos como, por exemplo, são os principais causadores de Corynebacterium, quadros inflamatórios bacterianos vaginais. Falso, Corynebacterium não é um anaeróbio gram-positivo típico que causa infecções vaginais. Na verdade, é mais conhecido por estar associado a outras condições. II- Os lactobacilos sp. estão presentes em abundância na microbiota vaginal e não configuram infecção, tampouco são causadores de inflamação. Verdadeiro, os lactobacilos são parte normal da microbiota vaginal e ajudam a manter um ambiente saudável, não causando infecções. III- A gardnerella vaginalis normalmente é fruto do desequilíbrio da microbiota, apesar de, em alguns casos, apresentar sinais e sintomas, cerca de 40% das pacientes são assintomáticas. Verdadeiro, a Gardnerella vaginalis está associada à vaginose bacteriana e muitas mulheres podem ser assintomáticas. IV- Mulheres usuárias de DIU podem apresentar maior susceptibilidade a contrair ISTs, um exemplo é a presença de, uma bactéria gram negativa filamentosa. Actinomyces. Falso, Actinomyces não é uma bactéria gram-negativa, mas sim gram-positiva. Além disso, a relação entre DIU e ISTs é mais complexa e não se limita a essa bactéria. Com base nas análises: - A sentença II está correta. - A sentença III está correta. - A sentença I e IV estão incorretas. Portanto, a alternativa que contém todas as sentenças verdadeiras é: B) As sentenças II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A coleta de urina faz parte da fase pré-analítica sendo uma fase de absoluta importância para o resultado fidedigno do exame. Adultos podem coletar a urina no laboratório ou em casa, seguindo algumas regras de higiene e de procedimentos, contudo, a coleta de bebês se diferencia em alguns aspectos.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Bebês devem urinar diretamente no pote estéril evitando contato com os genitais.
( ) A coleta de urina em bebês deve ser feita em ambiente laboratorial.
( ) Por ser criança e ainda não ter microbiota definida na região urogenital a higienização é opcional.
( ) Para a coleta em bebês deve-se usar um saco coletor estéril.
A F - V - F - V.
B F - V - V - V.
C V - F - F - V.
D F - V - V - F.

Nosso corpo funciona em uma estreita faixa de pH sanguíneo e a mínima variação, tanto para mais, quanto para menos, pode gerar desequilíbrios potencialmente fatais. Sobre o pH sanguíneo e sua relação com os rins, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O pH sanguíneo é influenciado diretamente pela alimentação, não tendo os rins como responsáveis pelo seu equilíbrio.
( ) Os rins junto aos pulmões em um sistema de compensação são capazes de manter o pH sanguíneo estável.
( ) Os rins de forma autônoma e individual controlam e mantém o pH sanguíneo entre 7,35 e 7,40.
( ) O pH da urina não é proporcional ao pH sanguíneo, a principal diferença é que o pH sanguíneo pode variar durante o dia, enquanto o pH urinário se mantém mais estável devido a constante filtração do sangue.
A - V - F - V - F.
B - V - V - F - F.
C - F - V - F - F.
D - V - V - F - V.

A base da Citopatologia é conhecer os aspectos celulares normais, inflamatórios e indicativos de neoplasias. Dessa forma, é possível diferenciar um quadro normal de outro mais grave. Sobre as características das lesões intraepiteliais de alto grau (HSIL), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As lesões de alto grau são aquelas cujo o acometimento celular se estende a células imaturas.
( ) Nas lesões HSIL, encontramos como critérios citomorfológicos: alterações em células metaplásicas ou profundas, podendo ser identificadas pelo citoplasma amplo, e núcleo pequeno, que é característico de imaturidade.
( ) O aspecto do citoplasma pode ser frouxo e não queratinizado, presença de cariomegalia (diminuição nuclear), baixa relação núcleo/citoplasma, regularidade na borda nuclear, cromatina lisa e bem distribuída e células em grupos ou isoladas.
A F - F - V.
B V - V - F.
C V - F - F.
D V - F - V.

A base de estudo da Citopatologia são células coletadas por meio de punções, esfoliações ou descamações espontâneas. Nas coletas esfoliativas, como de colo uterino, as células são raspadas e posteriormente depositadas em lâmina de vidro para que possam ser tingidas e analisadas.
Tendo em vista os instrumentos utilizados para essa modalidade de coleta, assinale a alternativa CORRETA:
A Agulha 14 g e Seringa de 20 ml.
B Espátula de Ayre e escova endocervical.
C Escova endocervical e seringa 20 ml.
D Lâmina de vidro e bastão de Ayre.

[Laboratório Virtual – Análise Microscópica: Lesão Intraepitelial de Alto Grau (HSIL)] As características citológicas do Sistema Bethesda são de grande importância, uma vez que auxiliam no diagnóstico diferencial de atipias celulares em que não é possível excluir a presença de uma lesão de alto grau (ou lesões precursoras).
Com relação aos critérios estabelecidos por Bethesda, assinale a alternativa CORRETA:
A A classificação é lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL), lesão intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL), células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US), células escamosas atípicas (ASC-H) e carcinoma de células escamosas.
B As lesões LSIL são altamente malignas e são indicativo de infecção por HPV, onde encontramos células com alterações nucleares e citoplasmáticas grosseiras.
C As lesões HSIL apresentam baixa relação núcleo citoplasma, com citoplasma amplo e núcleo pequeno.
D As lesões do tipo HSIL são precursoras da malignidade por HPV, onde encontramos células com alterações nucleares e citoplasmáticas moderadas a baixas.

[Laboratório Virtual – Análise Microscópica: Lesão Intraepitelial de Alto Grau (HSIL)] Paciente do sexo feminino, 16 anos, sexualmente ativa e com múltiplos parceiros, realiza o rastreio do colo do útero após o aparecimento de verrugas genitais.
Na lâmina é possível observar lesões do tipo HSIL. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A paciente pode estar infectada com HSV simples.
B A paciente pode estar infectada com HPV dos tipos 16 e 18 (alto risco oncogênico).
C O nível de lesão encontrada é baixo, sendo descartada infecção por HPV dos tipos 16 ou 18.
D A paciente não apresenta lesões significativas.

As campanhas nacionais voltadas ao mantimento da saúde populacional são baseadas em dados epidemiológicos. Esses dados são essenciais para a criação de programas efetivos contra doenças graves, como o câncer.
Quanto aos dados apresentados em um estudo epidemiológico sobre o câncer, assinale a alternativa CORRETA:
A Renda familiar, etnia e tipo da doença.
B Mortalidade e índice de remissão.
C Faixa etária, mortalidade e renda.
D Incidência e mortalidade.

O principal objetivo da Citopatologia ginecológica é rastrear lesões pré-neoplásicas e neoplásicas do trato genital feminino. Para tanto, o citopatologista deve conhecer a progressão dessas lesões, características e nomenclaturas.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- As graduações das lesões são baseadas nos aspectos celulares naturais do epitélio.
II- Quando o estrato superior do tecido está acometido, atingindo células mais maduras, temos a presença de uma lesão intraepitelial de baixo grau.
III- A classificação proposta por Reagan (NIC I, II e III) é a mais aplicada nos laudos citopatológicos ginecológicos.
IV- Quanto mais a lesão se aproxima da lâmina basal, mais grave ela é, ou seja, quando os estratos intermediários e basais estão afetados estamos diante de uma lesão intraepitelial de alto grau.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina