Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Outros
Sérgio é chefe da área de RH de uma sociedade empresária localizada em Canaã dos Carajás/PA. Um dos empregados foi ao escritório de Sérgio e requereu que a sociedade o dispensasse sem justa causa, pois não tinha mais interesse em permanecer no emprego, mas não queria pedir demissão porque perderia vários direitos. Sérgio negou o pedido, o empregado se alterou e desferiu um violento soco no rosto de Sérgio, tendo de ser contido pelos seguranças.
Diante do caso apresentado e da legislação de regência, assinale a afirmativa correta.
(A) Não se trata de acidente do trabalho, porque a sociedade empresária não teve culpa.
(B) É acidente do trabalho, mas houve culpa exclusiva da vítima, que deveria ter cautela no momento de negar o pedido.
(C) Não se pode caracterizar o evento como acidente do trabalho, porque ele ocorreu em momento no qual o agressor não estava trabalhando.
(D) É acidente do trabalho típico e a responsabilidade pela indenização deve ser buscada em reclamação trabalhista contra a sociedade empresária e o empregado agressor.
(E) O evento é considerado acidente do trabalho por equiparação.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a legislação sobre acidente de trabalho. (A) Não se trata de acidente do trabalho, porque a sociedade empresária não teve culpa. - A culpa da empresa não é um fator determinante para a caracterização de acidente de trabalho. (B) É acidente do trabalho, mas houve culpa exclusiva da vítima, que deveria ter cautela no momento de negar o pedido. - A culpa da vítima não exclui a possibilidade de caracterização do acidente de trabalho. (C) Não se pode caracterizar o evento como acidente do trabalho, porque ele ocorreu em momento no qual o agressor não estava trabalhando. - O acidente ocorreu no ambiente de trabalho, mesmo que o agressor não estivesse em atividade naquele momento. (D) É acidente do trabalho típico e a responsabilidade pela indenização deve ser buscada em reclamação trabalhista contra a sociedade empresária e o empregado agressor. - Esta alternativa considera que o evento ocorreu no ambiente de trabalho e, portanto, pode ser caracterizado como acidente de trabalho, com responsabilidade da empresa. (E) O evento é considerado acidente do trabalho por equiparação. - A equiparação é um conceito que se aplica a situações específicas, mas não é o caso aqui. A alternativa que melhor se encaixa na situação apresentada, considerando que o evento ocorreu no ambiente de trabalho e que a responsabilidade pode ser buscada, é a: (D) É acidente do trabalho típico e a responsabilidade pela indenização deve ser buscada em reclamação trabalhista contra a sociedade empresária e o empregado agressor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O setor de compras de uma empresa adquiriu uma prensa hidráulica para ser utilizada no processo produtivo. Essa prensa foi adquirida sem os adequados sistemas de proteção. Em certo dia de trabalho, a demanda por produção ficou extremamente elevada, o que fez com que todos os trabalhadores do setor de produção trabalhassem de forma rápida e sem cumprir alguns procedimentos de segurança. Nesse dia, um trabalhador novato estava operando a prensa hidráulica. Ao operar a máquina, o trabalhador sofreu uma amputação traumática da mão direita. No momento do acidente, ele tentou parar a máquina, mas não havia um dispositivo de parada de emergência.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.
(A) Acidentes desse tipo possuem apenas desvantagens para a empresa. Nesse caso, a investigação de acidentes deve ser feita unicamente para cumprir com a legislação.
(B) Na situação apresentada, é possível identificar a presença de fator latente que levou à ocorrência do acidente. Condições iniciadoras podem contribuir para a ocorrência de um acidente.
(C) Embora o setor de compras tenha feito uma aquisição inadequada, o fator principal relacionado ao acidente foi a contratação do trabalhador novato.
(D) O fator principal relacionado ao acidente foi a exigência de produção fora do ritmo normal da empresa. Sempre que há alteração no ritmo da produção, os acidentes irão ocorrer.
(E) Uma série de fatores atuou para a ocorrência do acidente. No entanto, o erro humano, devido à falta de treinamento do trabalhador novato, foi a causa do acidente.

No que concerne a doenças profissionais e doenças de trabalho, assinale a opção correta.
A O acidente acontecido durante as férias remuneradas do trabalhador pode ser equiparado a acidente de trabalho.
B A empresa deverá comunicar o acidente de trabalho à previdência social até o quinto dia útil seguinte ao da ocorrência.
C Caso o acidente de trabalho seja comunicado à previdência social pelo próprio trabalhador ou dependente, a empresa estará eximida da responsabilidade de fazer a comunicação.
D A doença profissional é adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado.
E O acidente resultante de um atentado terrorista, se ocorrido com o segurado no local e horário de trabalho, pode ser equiparado a acidente de trabalho.

O Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional. Qual é o prazo legal para a empresa informar à Previdência Social sobre um acidente de trabalho não fatal?
(A) Imediatamente.
(B) Até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
(C) Até três dias da ocorrência.
(D) Até trinta dias da ocorrência

Os acidentes de trabalho
(A) podem ensejar, além da indenização securitária, outras previstas no âmbito do direito previdenciário, em caso de dolo ou culpa grave do empregador.
(B) que provocam sequelas na vítima e reduzem sua capacidade de trabalho, conforme laudo da perícia do INSS, dão direito à percepção do auxílio-doença após o retorno ao trabalho.
(C) são equiparados, para fins previdenciários, às doenças do trabalho, entendidas como tais aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade.
(D) que provocam afastamento do trabalhador devem, no momento de sua comunicação ao INSS, receber classificação técnica e jurídica adequada por se tratarem de eventos capazes de gerar ônus para a Previdência Social.
(E) podem ocorrer fora do local e do horário de trabalho, sendo exemplos o de trajeto e aquele ocorrido na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.

Mais conteúdos dessa disciplina