Logo Passei Direto
Buscar
D. Maria, moradora do distrito de Flores, identificou um nódulo na mama durante seu autoexame e procurou a Unidade Básica de Saúde para investigação. O médico a examinou e solicitou uma mamografia, que a paciente realizou no município de Águas, vizinho ao distrito onde mora. Ao avaliar o resultado do exame, o médico solicitou uma biopsia, e a usuária foi então encaminhada ao serviço de alta complexidade localizado no município de Cristais, também próximo de sua residência. Semanas após, foi definido o tratamento com quimioterapia, realizado também no município de Cristais. Todas as etapas de investigação, realização de exames complementares e do tratamento foram realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A situação acima descreve a prática de alguns princípios e diretrizes do SUS estabelecidos pelo artigo 7º da Lei Nº 8.080/90. Qual item a seguir contempla um desses princípios atendidos no caso da D. Maria?
a ) Equidade.
b ) Clínica ampliada.
c ) Descentralização.
d ) Controle e regulação.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à pergunta, vamos analisar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e como eles se aplicam ao caso da D. Maria. a) Equidade - Este princípio se refere à garantia de acesso igualitário aos serviços de saúde, independentemente da condição social ou localização geográfica. No caso da D. Maria, ela teve acesso a diversos serviços de saúde, o que pode indicar equidade. b) Clínica ampliada - Este conceito envolve a ampliação do olhar sobre a saúde, considerando aspectos sociais e não apenas a doença. Embora isso seja importante, não é o foco principal da situação apresentada. c) Descentralização - Refere-se à distribuição dos serviços de saúde em diferentes níveis e locais, permitindo que as pessoas acessem serviços mais próximos de suas residências. A D. Maria utilizou serviços em diferentes municípios, o que pode indicar descentralização. d) Controle e regulação - Este princípio diz respeito à organização e supervisão dos serviços de saúde, mas não é o foco principal da situação descrita. Analisando as opções, a que melhor se encaixa na situação da D. Maria, que teve acesso a serviços de saúde em diferentes locais e etapas, é a) Equidade. Isso porque ela teve acesso a um tratamento adequado e contínuo, independentemente de sua localização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O financiamento tem se constituído em preocupação permanente dos gestores e de todos os envolvidos diretamente com a construção do Sistema Único de Saúde. Em relação ao financiamento da saúde, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O volume mínimo de recursos determinado de 15% para Estados e municípios e 10% da arrecadação de impostos da União está explícito na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90.
( ) Os repasses de recursos fundo a fundo começaram a ser feitos para os estados e municípios habilitados, na forma de gestão plena, a partir de 2001.
( ) A utilização de critérios para orientar o estabelecimento de valores das transferências para estados e municípios aparece já na Lei nº 8.080/90, mais precisamente no artigo 35.
( ) A Norma Operacional nº 01/96 do SUS abriu a possibilidade de descentralização de recursos a outras áreas do Ministério da Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Fundação Nacional de Saúde e Assistência Farmacêutica), não ficando restrita, como ocorria anteriormente, aos recursos da assistência à saúde.
(A) F – V – V – V.
(B) F – F – V – V.
(C) V – F – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

De acordo com o que consta no Decreto Federal nº. 7.508, de 23/06/2011, é correto afirmar que o processo de planejamento da saúde no SUS deve ser
(A) hierarquizado e regionalizado, do nível de menor complexidade para o de maior complexidade, como direciona o Conselho Nacional de Saúde.
(B) verticalizado e hierarquizado, do nível de maior complexidade para o de menor complexidade, ouvidas as respectivas Conferências de Saúde.
(C) descendente e compartimentado, do nível federal até o local, ouvidas as respectivas Comissões Intergestoras.
(D) ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde.
(E) compartimentado e regionalizado, do nível federal até o nível local, respeitadas as complexidades de cada Sistema de Saúde e regulamentado pelos Conselhos de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina