Texto 1
As profundas transformações ocorridas na sociedade, principalmente em razão do processo de industrialização, geraram novas demandas socioeducativas e, como consequência, a educação passa a ser pensada de forma mais abrangente, alcançando espaços não-formais, lugares abertos à atuação do pedagogo. Nesse contexto, destaca-se a Pedagogia Hospitalar, uma área de atuação pedagógica que se dedica ao ensino e desenvolvimento acadêmico de crianças e adolescentes que, por motivo de doença e/ou internamento, não podem estar presentes no ambiente escolar. A prática é regulamentada pela Resolução Nº 41, de 13 de outubro de 1995, que trata dos direitos da criança e do adolescente hospitalizados.
Texto 2
A presença dos profissionais da educação - pedagogos - nas instituições hospitalares traz um grande avanço para educação e, claro, evidencia também muitos desafios e empecilhos para que exerçam seu papel com conformidade e qualidade em seus atendimentos. Essa modalidade de ensino em hospitais favorece a continuidade no desenvolvimento pedagógico da criança e adolescente hospitalizado para tratamento de saúde. Assim, ganha cada dia mais espaço, tornando-se uma prioridade, já que saúde e educação são direitos adquiridos e estão respaldados por Lei.
Considerando os textos 1 e 2, sobre a pedagogia hospitalar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A pedagogia hospitalar, enquanto educação não formal, restringe-se à inclusão dos estudantes em condições de saúde que não permitem o acesso a escolas formais, o acesso ao ensino e à educação, sem qualquer vínculo com o sistema de escola formal.
PORQUE
II. No processo de ensino-aprendizagem da pedagogia hospitalar não há salas de aulas, aplicação de conteúdos estabelecidos, exigências de avaliações e medição de conhecimentos, sendo o foco principal o auxílio enquanto tratamento terapêutico e a conexão da criança e do adolescente em condição hospitalar com conhecimentos, culturas e outras experiências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D)
As asserções I e II são proposições falsas.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Ed
anteontem
Vamos analisar as asserções I e II: I. A pedagogia hospitalar, enquanto educação não formal, restringe-se à inclusão dos estudantes em condições de saúde que não permitem o acesso a escolas formais, o acesso ao ensino e à educação, sem qualquer vínculo com o sistema de escola formal. Essa afirmação é falsa. A pedagogia hospitalar não se restringe apenas à inclusão, mas busca também estabelecer vínculos com o sistema de ensino formal, promovendo a continuidade da educação. II. No processo de ensino-aprendizagem da pedagogia hospitalar não há salas de aulas, aplicação de conteúdos estabelecidos, exigências de avaliações e medição de conhecimentos, sendo o foco principal o auxílio enquanto tratamento terapêutico e a conexão da criança e do adolescente em condição hospitalar com conhecimentos, culturas e outras experiências. Essa afirmação é verdadeira, pois a pedagogia hospitalar realmente se concentra em atender as necessidades dos alunos em um contexto não formal, sem as exigências típicas da educação formal. Agora, vamos às opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (FALSO, pois a I é falsa) B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (FALSO, pois a I é falsa) C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) D) As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois a II é verdadeira) E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO, pois a I é falsa e a II é verdadeira) Portanto, a alternativa correta é: C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.