Ao sintetizar as contribuições de diversos autores da Psicologia da Religião que tem investido sobre a conceituação psicológica de religião e de espiritualidade, para fins de conhecimento dos vários campos acadêmicos, o mais próximo que se pôde chegar foi que:
Questão 2
Resposta
a.
Há um consenso no campo da psicologia que define religião e espiritualidade como a prática de rituais, sendo que a última é a busca da religião institucionalizada.
b.
Todas as tentativas de definir a religião são válidas e que espiritualidade e religião são conceitos similares.
c.
Alguns autores afirmam que religião não é a crença em agentes sobrenaturais.
d.
A religião está relacionada ao transcendente e responde ao sentido da vida de forma compartilhada e institucionalizada e a espiritualidade não necessariamente coincide com a busca religiosa pois a demanda existencial do ser humano pode advir de outra fonte que não seja necessariamente a religião.
e.
A religião está relacionada ao real e responde ao sentido da vida de forma individual e que a espiritualidade não necessariamente coincide com a busca religiosa, a resposta para a demanda existencial do ser humano pode advir de outra fonte que não seja necessariamente a religião.
Ed
há 2 semanas
Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação à conceituação de religião e espiritualidade na Psicologia da Religião. a) Há um consenso no campo da psicologia que define religião e espiritualidade como a prática de rituais, sendo que a última é a busca da religião institucionalizada. - Essa definição é muito restritiva e não abrange a complexidade dos conceitos. b) Todas as tentativas de definir a religião são válidas e que espiritualidade e religião são conceitos similares. - Embora haja várias definições, essa afirmação é muito ampla e não reflete as distinções importantes entre os conceitos. c) Alguns autores afirmam que religião não é a crença em agentes sobrenaturais. - Essa afirmação pode ser verdadeira, mas não abrange a totalidade da discussão sobre religião e espiritualidade. d) A religião está relacionada ao transcendente e responde ao sentido da vida de forma compartilhada e institucionalizada e a espiritualidade não necessariamente coincide com a busca religiosa pois a demanda existencial do ser humano pode advir de outra fonte que não seja necessariamente a religião. - Esta opção apresenta uma distinção clara entre religião e espiritualidade, reconhecendo a complexidade de ambos os conceitos. e) A religião está relacionada ao real e responde ao sentido da vida de forma individual e que a espiritualidade não necessariamente coincide com a busca religiosa, a resposta para a demanda existencial do ser humano pode advir de outra fonte que não seja necessariamente a religião. - Essa opção também faz uma distinção, mas a afirmação de que a religião está relacionada ao "real" pode ser interpretada de várias maneiras. Após analisar as alternativas, a que melhor sintetiza as contribuições da Psicologia da Religião, reconhecendo a relação entre religião e espiritualidade e suas diferenças, é a opção d).