O câncer é que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. As células sofrem processos de divisões rapidamente e tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplica vagarosamente e se assemelha ao tecido original, raramente constituindo um risco de vida. INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Em relação a formação e desenvolvimento do câncer, independete da velocidade de multiplicação das células e da capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, o câncer ocorre devido a sucessivas(os):
A. Citocineses
B. Cinetócoros
C. Mitoses
D. Meioses
E. Mutações
Ed
há 2 meses
Para entender a formação e desenvolvimento do câncer, é importante considerar o que leva ao crescimento desordenado das células. O câncer é frequentemente associado a alterações genéticas que ocorrem nas células, levando a um comportamento anormal, como a multiplicação descontrolada e a invasão de tecidos. Analisando as alternativas: A. Citocineses - Refere-se ao processo de divisão do citoplasma após a mitose, não é a causa do câncer. B. Cinetócoros - Estruturas envolvidas na separação dos cromossomos durante a divisão celular, mas não são a causa do câncer. C. Mitoses - Embora a mitose seja o processo de divisão celular, o câncer não é causado apenas por mitoses, mas sim por alterações que ocorrem durante esse processo. D. Meioses - Processo de divisão celular que resulta em células sexuais, não está relacionado ao câncer. E. Mutações - Alterações no material genético que podem levar ao crescimento desordenado das células e, consequentemente, ao câncer. A alternativa correta, que explica a causa do câncer devido a alterações que levam ao crescimento descontrolado das células, é: E. Mutações.