Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Leia o trecho a seguir: “Dependendo do tamanho do projeto, pode haver um engenheiro líder de layout de tubulação, um coordenador de tubulação, um líder de projetos para cada área ou unidade de processo e, abaixo deles, projetistas e auditores de tubulação. O grupo é responsável pelos layouts de tubulação dentro da planta. A planta podes ser dividida em áreas de processo e, posteriormente, dividida em unidades.”
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre projeto e arranjos de tubulações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Nas “plantas de arranjo geral” devem aparecer os detalhes das tubulações de entrada e de saída da área, informando os diâmetros, as cotas de elevação e os equipamentos.
II. As plantas de arranjos de tubulações podem ser divididas em “planta de arranjo geral”, “planta de cada unidade” e “plantas de áreas de armazenagem”.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Estudo Através de Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as asserções: I. Nas “plantas de arranjo geral” devem aparecer os detalhes das tubulações de entrada e de saída da área, informando os diâmetros, as cotas de elevação e os equipamentos. Verdadeira, pois as plantas de arranjo geral realmente devem incluir esses detalhes para garantir a correta instalação e operação das tubulações. II. As plantas de arranjos de tubulações podem ser divididas em “planta de arranjo geral”, “planta de cada unidade” e “plantas de áreas de armazenagem”. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois essas são as divisões comuns nas plantas de arranjo de tubulações. Agora, vamos analisar as opções: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO, pois ambas são verdadeiras e a II pode ser vista como uma justificativa da I.) 2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO, pois a I é verdadeira.) 3. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (VERDADEIRO, pois ambas são verdadeiras e a II justifica a I.) 4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO, pois a II é verdadeira.) 5. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO, pois ambas são verdadeiras.) Portanto, a alternativa correta é: 3. Incorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Justificativa: Para definir as posições das máquinas e o layout dos tubos, deve-se cumprir etapas de projeto que podem variar de acordo com o modelo de negócios da empresa. Esses projetos utilizam diagramas de blocos previstos em normas para definição do layout das tubulações e dos equipamentos em uma planta. São as classes de localização, definidas em norma, que são usadas como descrição geral para definir características do projeto, construção e operação e manutenção de tubulações. Quando elas cruzarem áreas debaixo d’água, deve-se prever ancoragem suficiente para impedir a flutuação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre montagem, operação e manutenção de arranjos de tubulação, é correto afirmar que:
1. em casos de tubulação conectadas a embarcações, por segurança, uma válvula de parada deve ser prevista o mais longe possível da embarcação.
2. Incorreta: o uso de drenos e respiradouros deve ser feito em casos nos quais o projeto da tubulação deixou de prever inclinações para facilitar a drenagem de líquidos e a ventilação de gás.
3. durante a fase de projeto são evitadas as previsões antecipadas de sistemas de segurança, pois ainda não se conhece as características da instalação e operação da tubulação.
4. os layouts de tubulações devem prever que toda linha seja montada da forma mais rígida possível, evitando ao máximo qualquer movimento dos tubos.
5. os layouts de tubulações devem ser pensados não só para serem o mais curtos possível (logo, mais baratos), mas também quanto a critérios de operação e manutenção.

Justificativa: A afirmativa I é verdadeira, pois tubos de subida verticais longos ou grande quedas de fluidos exigem suportes verticais para controlar as tensões geradas pelo peso próprio da tubulação, em conformidade com as normas de tubulações. A afirmativa II é falsa, pois suportes estilo suspensório são usados para segurar e nivelar tubos de diâmetros menores, internos e externos. Suportes para grandes tubulações externas apoiam os tubos e permitem movimentações longitudinais devido a variações térmicas e de carga. A afirmativa III é verdadeira, pois os deslocamentos da tubulação, que geram tensões de carga de curto prazo, podem ser limitados por suportes ativos, como amortecedores hidráulicos e mecânicos, ou ainda suportes passivos, como estruturas vazias ao redor do tubo. A afirmativa IV é falsa, pois é devido ao baixo módulo de elasticidade que os tubos não metálicos sofrem efeitos significativos de expansão de tensão, semelhantes à expansão térmica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre suportes de tubulação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Tubos de subida verticais longos ou grande quedas de fluidos demandam apoios verticais que garantam suportar os pesos desses tubos.
II. ( ) Suportes tipo “suspensórios” são usados para tubulações de grandes diâmetros e externas que demandam movimentações longitudinais.
III. ( ) Os deslocamentos da tubulação podem ser limitados por suportes ativos, como amortecedores, ou suportes passivos, como estruturas vazias ao redor do tubo.
IV. ( ) Devido ao alto módulo de elasticidade, os tubos não metálicos sofrem efeitos significativos de expansão de tensão semelhantes à expansão térmica.
1. V, V, F, F.
2. Correta: V, F, V, F.
3. V, F, V, V.
4. F, V, F, V.
5. F, F, V, V.

Justificativa: A afirmativa I é falsa, pois, na maioria das vezes, uma planta de locação envolve muitos detalhes; logo, não é possível detalhar tudo em uma única projeção e são usadas várias plantas de arranjo. A afirmativa II é verdadeira, pois as plantas de arranjos de tubulações podem ser divididas em “planta de arranjo geral”, “planta de cada unidade” e “plantas de áreas de armazenagem”. A afirmativa III é verdadeira, pois nas plantas de cada unidade devem aparecer os detalhes de diâmetros, cotas de elevação e equipamentos que compõem a unidade, mostrando as tubulações de entrada e de saída da área. A afirmativa IV é falsa, pois o arranjo e a definição da localização dos equipamentos devem ser traçados e avaliados durante o processo de projeto e dimensionamento da tubulação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre projeto e arranjos de tubulações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os desenhos que definem o arranjo das tubulações são plantas de locação que devem ser realizadas em uma única projeção.
II. ( ) As plantas de locação podem ser divididas em uma planta de arranjo geral e plantas específicas para cada unidade.
III. ( ) Nos arranjos devem aparecer os diâmetros e elevações das tubulações de entrada e de saída das áreas.
IV. ( ) O arranjo das tubulações e dos equipamentos deve ser avaliado durante o processo de instalação da unidade industrial.
1. V, V, F, F.
2. F, V, V, F.
3. Incorreta: F, V, F, V.
4. F, F, V, V.
5. V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina