Buscar

Na fase exsudativa, por que há a saída concomitante de líquidos, elementos plasmáticos e células?

💡 2 Respostas

User badge image

Daiane Novais

Os fenômenos da exsudação referem-se à migração, para o foco inflamatório, de líquidos e células, provenham eles de vasos ou dos tecidos vizinhos.

Distinguem-se dois tipos de exsudação nessa fase: a exsudação plasmática, composta essencialmente por líquidos, e aexsudação celular

A saída do líquido plasmático ocorre principalmente nas vênulas, sendo pouco observada nos capilares e arteríolas. Isso é devido à estrutura histológica das vênulas, que apresentam menor aderência intercelular na sua parede em relação às arteríolas, fato esse que facilita o aumento da permeabilidade venular. 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A exsudação é a saída de líquidos e células migração em direção ao local de inflamação. Eles podem vir de vasos ou dos tecidos vizinhos ao local.


Existem dois tipos de exsudação: a plasmática, que possui apenas líquidos, e a celular. 


O líquido plasmático sai das vênulas. Isso por conta da estrutura histológica das vênulas, que possuem menor adesão intercelular em sua parede em relação às arteríolas. Isso  facilita o aumento da permeabilidade venular. 


Há a saída concomitante de líquidos, elementos plasmáticos e células na fase exsudativa porque os líquidos ajudarão a hidratar o local e ferimento, os plasmáticos na proteção e as células no combate a agente infecciosos da lesão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais