Segundo Vainfas (2002, p. 225), a transferência da Corte para o Brasil, em 1808, provocou uma série de transformações na América portuguesa e sinalizou o fim do período colonial. Deu início também ao processo [...] de ‘interiorização da metrópole’, ou seja, não só o estabelecimento no Rio de Janeiro das instituições-chave da administração do Império, como também a criação e consolidação de interesses próprios dos súditos americanos.
Com base nestas reflexões e nas mudanças promovidas neste momento, avalie as afirmações abaixo.
I. O Tratado de Comércio e Navegação definiu as taxas alfandegárias sobre os produtos que entrassem no Brasil. Este acordo favoreceu amplamente os produtos ingleses que inundaram o comércio brasileiro: sapatos, tecidos, talheres, ferramentas charutos e até caixões.
II. O príncipe regente D. João promoveu uma série de mudanças no âmbito cultural, das quais podemos destacar: permissão do primeiro jornal impresso, criação da Biblioteca Nacional e da Academia de Belas Artes.
III. A abertura dos portos do Brasil em 1808 às nações amigas de Portugal representou em linhas gerais o fim do pacto colonial, possibilitando relações comerciais além da metrópole lusitana.
IV. Neste contexto observamos a autorização de instalação de fábricas no Brasil. Todavia, esta medida não foi suficiente para promover a industrialização da futura nação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV apenas.
Alternativa 3:
I, II e III apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Ed
há 3 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. O Tratado de Comércio e Navegação realmente definiu taxas alfandegárias e favoreceu produtos ingleses, como sapatos, tecidos, etc. Esta afirmação está correta. II. O príncipe regente D. João promoveu mudanças culturais significativas, como a permissão do primeiro jornal impresso, a criação da Biblioteca Nacional e da Academia de Belas Artes. Esta afirmação está correta. III. A abertura dos portos do Brasil em 1808 às nações amigas de Portugal realmente representou o fim do pacto colonial, permitindo relações comerciais além da metrópole. Esta afirmação está correta. IV. A autorização para a instalação de fábricas no Brasil ocorreu, mas a medida não foi suficiente para promover a industrialização da futura nação. Esta afirmação também está correta. Agora, vamos verificar as alternativas: - Alternativa 1: I e II apenas. (Incorreta, pois III e IV também estão corretas) - Alternativa 2: I, II e IV apenas. (Incorreta, pois III também está correta) - Alternativa 3: I, II e III apenas. (Incorreta, pois IV também está correta) - Alternativa 4: II, III e IV apenas. (Incorreta, pois I também está correta) - Alternativa 5: I, II, III e IV. (Correta, pois todas as afirmações estão corretas) Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 5: I, II, III e IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade